Murmúrios cardíacos em maltês sênior
Autora:

Murmúrios cardíacos em maltês sênior

Maltês sênior não é raro desenvolver um sopro cardíaco. Esta condição é causada pelo fluxo turbulento de sangue dentro do coração.

O meu animal de estimação foi diagnosticado com um sopro no coração. O que significa isso?

Um sopro cardíaco é um som anormal do coração que é ouvido quando ouvimos o coração com um estetoscópio. É causado por um fluxo sanguíneo turbulento anormal. Um fluxo sanguíneo turbulento anormal pode ocorrer quando o sangue passa através de válvulas cardíacas anormais ou através de estruturas anormais dentro do coração. Também pode ocorrer quando o sangue flui muito rapidamente através de estruturas normais (como quando um animal está excitado). Um ecocardiograma (ultrassom do coração) é um teste não invasivo que é realizado para determinar a causa do sopro.

Seu veterinário classificará o sopro cardíaco em 6, sendo 6/6 o sopro mais alto. Em alguns casos, quanto mais alto o sopro, mais significativa a anormalidade dentro do coração.

À medida que os malteses atingem os dois dígitos da idade, não é raro desenvolverem um sopro cardíaco. Esta condição é causada pelo fluxo turbulento de sangue dentro do coração. Normalmente, o sopro é descoberto quando o veterinário rotineiramente verifica o peito com um estetoscópio durante o exame anual de bem-estar. Muitos proprietários estão chocados com as notícias, pois geralmente não há sintomas externos.

Os murmúrios são classificados numa escala de 1 a 6. O grau 1 é dificilmente audível enquanto o grau 6 é alto e audível sem que o estetoscópio toque no peito. Um sopro de grau 6 pode ser sentido quando você coloca sua mão no peito na área do coração.

Você também pode gostar:

Se tiver um cachorro filhote ou gatinho:

  • Sopro de coração mole (grau 1/6 a 2-3/6) pode ocorrer em animais jovens e não tem nenhuma consequência para eles. Estes tipos de sopros são chamados de sopros "inocentes". São suaves e geralmente desaparecem às 14 semanas de idade.
  • Sopro cardíaco alto (Grau 34/6 a 6/6) em um novo filhote de cachorro ou gatinho deve ser avaliado por um cardiologista. Isso pode indicar que uma doença cardíaca congênita (presente no nascimento) está presente. O cardiologista fará um ecocardiograma, bem como outros exames (eletrocardiograma, pressão arterial, etc.) para avaliar o coração e determinar se a doença cardíaca congênita está presente. Dependendo da doença presente, algumas doenças congênitas podem ser corrigidas ou melhoradas com um procedimento de cateter de intervenção.

Se tiver um cão mais velho, de raça pequena:

  • Sopro cardíaco nestes cães pode indicar que estes cães têm válvula mitral com vazamento (a válvula cardíaca entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo). A função da válvula mitral é permitir que o sangue flua do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, mas não permitir que o sangue flua para trás do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Esta válvula degenera à medida que os cães envelhecem e, quando o faz, a válvula mais antiga permite que o sangue vaze para trás. Doença referida como doença valvar crônica, endocardiose ou doença mitral degenerativa.
  • Doença valvar crônica leve que leva a pequenos vazamentos através da válvula mitral geralmente não cria um problema para um cão. A doença é lentamente progressiva na maioria dos casos e o vazamento continuará a piorar ao longo dos meses a anos. Se a doença se tornar grave, o cão corre o risco de desenvolver insuficiência cardíaca congestiva. A insuficiência cardíaca congestiva significa que a fuga através da válvula cardíaca sobrecarrega o coração e o líquido vai do coração para trás para os pulmões (em vez de do coração para a frente para o corpo). Os sinais de insuficiência cardíaca congestiva incluem tosse (especialmente tosse em repouso), frequência respiratória rápida, dificuldade em respirar, desmaio, fraqueza, letargia, intolerância ao exercício e distensão abdominal.
  • Um cardiologista pode realizar um ecocardiograma e determinar o estágio da doença valvar crônica presente. A presença ou ausência de insuficiência cardíaca congestiva é então diagnosticada pelo raio-X do tórax. Se a insuficiência cardíaca congestiva está presente, medicamentos orais podem ser prescritos e alguns cães podem se dar bem com esses medicamentos por 1-2 anos.

Complemente a sua leitura:

O veterinário geralmente recomenda um exame cardíaco que normalmente inclui exames de sangue, radiografias, ultrassom, pressão arterial e eletrocardiograma.

Os sopros suaves geralmente não requerem tratamento e o cão parece estar bem. À medida que a doença progride, o cão pode mostrar sinais de tosse ou respiração laboriosa, especialmente à noite, e intolerância leve ao exercício.

A velha escola de pensamento não era tratar cães com murmúrios até que a condição se tornasse mais grave. Hoje em dia, é recomendado que qualquer cão que esteja além de um sopro suave, deve tomar medicação para o coração, por exemplo, pimobendan e/ou cloridrato de benzepril para ajudar a aliviar a carga de trabalho no coração.

Nem todos os sopros cardíacos progridem para a fase final (insuficiência cardíaca congestiva). Muitos cães passam a viver durante anos com poucos ou mesmo nenhuns sinais exteriores. Felizmente, com diagnóstico e monitoramento adequados, os medicamentos de hoje fazem um trabalho maravilhoso para aqueles com um sopro severo.

Embora um sopro cardíaco adquirido em um cão mais velho possa ser associado a outros tipos de doença cardíaca, na maioria dos casos é uma condição em si mesma e a maioria dos cães fazem muito bem. A coisa importante é ser diligente com exames regulares e ser observante de quaisquer sinais incomuns que possam indicar um problema oculto.

Saiba mais sobre: maltês

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Murmúrios cardíacos em maltês sênior" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.