O que causa convulsões em Chihuahuas?
Autora:

O que causa convulsões em Chihuahuas?

Convulsões hipoglicêmicas ocorrem quando o açúcar no sangue de um cão cai abaixo dos níveis normais. Chihuahuas são suscetíveis à hipoglicemia por causa de seu baixo peso corporal.

Chihuahuas são suscetíveis a convulsões hipoglicêmicas por causa de seu baixo peso corporal.

Ver o seu Chihuahua ter uma convulsão pode ser uma experiência bastante assustadora. Felizmente, a maioria das convulsões conseguem se resolver dentro de alguns minutos. Consultar um médico veterinário imediatamente para a primeira convulsão do seu cão, ou para toda convulsão que dura mais por muito tempo do que é usual para seu animal de estimação.

Determinar a natureza exata das convulsões pode ser um desafio, uma vez que existem muitas causas. É por isso que é importante obter uma investigação completa de diagnóstico. Testes para eliminar outras causas podem incluir exames físicos e neurológicos, um painel sanguíneo completo, testes de fígado e tireoide e rastreamento de doenças infecciosas e toxinas.

Você também pode gostar:

Convulsões podem ocorrer secundário a doenças, tais como um tumor cerebral ou infecção, distúrbios metabólicos como hipoglicemia, alguns tipos de doenças hepáticas, um cérebro anormalmente formado, lesões na cabeça, ou exposição a venenos. Hipoglicemia é uma condição que ocorre quando o corpo não produz glicogênio tão rapidamente quanto necessário. Em Chihuahuas e outras raças toys e pequenas raças, há um prazo mais curto para a conversão de glicogênio em glicose para fornecer o cérebro e outros tecidos com combustível.

Causas de convulsões em Chihuahuas

Hipoglicemia

Convulsões hipoglicêmicas ocorrem quando o açúcar no sangue de um cão cai abaixo dos níveis normais. Chihuahuas são suscetíveis à hipoglicemia por causa de seu baixo peso corporal.

Os chihuahuas os mais minúsculos, vendidos como "teacup" Chihuahuas (embora este tamanho não é reconhecido oficialmente), estão ainda mais em risco.

A falta da massa muscular nos cães significa que não podem armazenar e regular a glicose assim como cães maiores. Cães com diabetes podem experimentar convulsões hipoglicêmicas se os seus níveis de insulina são mal controlados.

Tumores

Convulsões podem ser um sintoma de um tumor cerebral. Qualquer raça pode ser afetada por tumores cerebrais, e Chihuahuas não estão em qualquer maior risco global como uma raça. Tumores cerebrais são mais comuns em cães com mais de cinco anos.

As convulsões são comumente um dos primeiros sintomas associados a um tumor cerebral. Seu veterinário pode investigar solicitando raios-X do crânio ou do peito. Muitas vezes é mais fácil detectar tumores que se espalharam para os pulmões do que observar tumores no próprio cérebro.

Epilepsia

Complemente a sua leitura:

A epilepsia é diagnosticada geralmente quando uma Chihuahua tem um teste padrão de convulsões retornando sem a causa subjacente aparente tal como o diabetes ou um tumor de cérebro.

Um Chihuahua epiléptico experimentando mais de uma convulsão por mês é susceptível de ser colocado em um regime de medicação anticonvulsiva. Chihuahuas com epilepsia podem viver vidas longas e felizes se suas convulsões forem controladas.

Prevenção e resposta

As chances de seu Chihuahua ter uma convulsão são menores se o cão está bem descansado e alimentado regularmente. O esforço aumentado pode aumentar a probabilidade de uma convulsão, tentar reduzir o esforço na vida diária do seu cão.

Alimente um Chihuahua várias vezes ao dia com pequenas refeições e lanches durante todo o dia, em vez de uma grande refeição. Isso ajudará a manter seus níveis de açúcar no sangue mais constantes.

Se o seu Chihuahua tiver convulsão, proteger o cão de quaisquer perigos físicos imediatos, como uma lareira aberta ou uma piscina descoberta.

Remova outros animais de estimação da área, e elimine fontes de esforço e de ruído, tais como a televisão ou as luzes brilhantes.

Coloque cobertores macios ou travesseiros ao redor do corpo do seu cão, e permitir que ele tenha tempo de sobra para dormir fora os efeitos colaterais da convulsão, uma vez que ele se recuperar. Sonolência após uma convulsão é normal.

Saiba mais sobre: chihuahua

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que causa convulsões em Chihuahuas?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.