O que causa um periquito perder penas?
Autora:

O que causa um periquito perder penas?

Se o seu periquito estiver calvo, seu primeiro instinto pode ser levar ele para o veterinário. Encontrar algumas penas no fundo da gaiola do seu periquito não é necessariamente um sinal de problema

Se o seu periquito estiver calvo, seu primeiro instinto pode ser levar ele para o veterinário. No entanto, encontrar algumas penas no fundo da gaiola do seu periquito não é necessariamente um sinal de problema. Enquanto doenças e parasitas podem causar perda de penas, seu pássaro provavelmente é apenas muda.

Periodo da muda

Seu amigo emplumado atravessa períodos de muda todo ano, quando é provável que derrame algumas dessas lindas penas. Este período de muda geralmente dura cerca de dois meses, e envolve a perda gradual da maioria das suas penas à medida que as novas penas crescem. A maioria dos periquitos ajudam o processo através de limpeza das penas e puxar penas antigas.

Se a muda é a causa da perda de penas do seu periquito, você poderá ver um novo crescimento espinhoso, chamado penas de pinos, no topo da cabeça, onde ele não pode alcançar. Se o seu pássaro continuar a perder as penas após o período de muda ter terminado, pode haver algo mais acontecendo.

Você também pode gostar:

Parasitas e infecções

Apenas porque eles têm penas para protegê-los não significa que os periquitos não sejam afetados por doenças da pele e parasitas. Embora seja raro, algumas aves são atacados por pulgas, piolhos ou outros pequenos insetos e perdem penas, como resultado. A perda de penas em torno da cabeça e do pescoço pode ser um sinal de uma infecção por fungos, como a micose.

Em alguns casos, uma infecção por fungos ou infestação de parasitas pode causar prurido e arranhões que deixa seu periquito frustrado o suficiente para tirar suas próprias penas. Seu veterinário pode executar testes para determinar exatamente qual praga está infestando seu pássaro e pode recomendar um tratamento projetado para atingir esse parasita ou infecção em particular.

Doença de febre e febre psitacina

Se o seu periquito tenha desenvolvido anormalidades de bico além da perda severa de penas, pode ser um caso de pico de psittacina e doença de penas. Esta doença viral pode ser fatal para aves jovens ou fracas, por isso é algo a ser levado a sério.

Complemente a sua leitura:

Se o seu periquito precioso é exposto a outro pássaro com doença de penas, pergunte ao seu veterinário sobre ter seu animal vacinado contra a doença. Se o seu pássaro tem doença de penas, você precisa isolar de outras aves para evitar que o vírus se espalhe. Mesmo depois dele estar melhor, você precisar manter o periquito isolado caso ele seja um transportador.

Auto-mutilação

Se você não consegue descobrir porque seu amigo está derramando penas, pode ser simplesmente que ele está entediado ou ansioso. Se você mudou alguma coisa sobre sua rotina recentemente, seu pássaro pode estar usando puxar penas como um mecanismo de enfrentamento para lidar com a mudança. Assim como algumas pessoas, alguns pássaros são mais emocionalmente sensíveis do que outros, então mesmo uma pequena mudança em sua dieta ou rotina diária pode impedir o seu pássaro.

A auto-mutilação do tédio ocorre quando você não dá brinquedos ou atenção suficientes para o seu pássaro, e é bastante comum em aves de estimação que são deixadas em casa em uma gaiola enquanto sua pessoa favorita vai para o trabalho todos os dias. Se você passou o dia sozinho sem muita estimulação, provavelmente também puxaria suas penas.

Saiba mais sobre: Pássaro

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que causa um periquito perder penas?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.