O que é estomatite em gatos e seu gato pode estar em risco?
Autora:

O que é estomatite em gatos e seu gato pode estar em risco?

A gengivostomatite crônica felina (muitas vezes referida como estomatite felina ou estomatite de gato) é uma condição debilitante da boca.

A estomatite em gatos pode significar a remoção de alguns (ou mesmo de todos) os dentes do seu gato. Então, o que exatamente é estomatite em gatos e o seu gato pode desenvolver estomatite?

A gengivostomatite crônica felina (muitas vezes referida como estomatite felina ou estomatite de gato) é uma condição debilitante da boca que causa inflamação grave das gengivas e lesões bucais dolorosas ao redor dos dentes e na língua, lábios, telhado da boca e até mesmo a na parte de trás da garganta.

O que causa estomatite em gatos?

Embora a causa exata da estomatite em gatos ainda seja desconhecida, os veterinários geralmente concordam que a estomatite felina é uma desordem auto-imune. Isso significa que o sistema imunológico do gato está colocando uma resposta inadequada contra a placa nos dentes.

Para apoiar esta teoria, muitos gatos com estomatite também são infectados com certas bactérias ou vírus como bartonelose, calicivírus, vírus da imunodeficiência felina (FIV), vírus da leucemia felina (FeLV) e herpesvírus.

Alguns veterinários acreditam que a doença dentária também pode causar estomatite em gatos.

Quais são os sinais da estomatite de gato?

Conhecer os sintomas da estomatite felina permitirá que você procure tratamento o mais rápido possível.

Sinais da estomatite em gatos incluem, baba excessiva, diminuição do apetite, secreção sangrenta da boca, gengivas severamente inflamadas ou inflamação no telhado da boca e dor quando a boca é tocada .

Os gatos também podem tocar a boca com as patas, ter um mau hálito e parar de se lamber. Muitos gatos param de comer, porque a dor é tão grave e, como resultado, a perda de peso.

Como você trata a estomatite em gatos?

Como a estomatite felina é tão pouco compreendida, os veterinários não chegaram a um tratamento universalmente eficaz.

"Em casos menores, ele pode ser gerenciado com cuidados dentários domésticos e hospitalares adequados"

"Alguns gatos, no entanto, exigem uma cirurgia oral extensiva para resolver o problema. Pode ser um problema genético e pode ser difícil de administrar medicamente, apesar dos melhores esforços".

Para casos leves de estomatite em gato, cuidados dentários especiais podem ajudar, incluindo limpeza dental profissional, escovação freqüente dos dentes (para remover a placa) e produtos veterinários antiplaca.

Os veterinários também podem tentar medicamentos anti-inflamatórios, drogas imuno-supressoras, antibióticos de longa duração, medicação para dor, terapia a laser e anestésicos tópicos.

Estomatite em gatos e remoção dos dentes de seu gato

Se o gerenciamento médico não está ajudando, ou se o veterinário considerar que é improvável que seja benéfico, devem ser tomadas medidas mais radicais: remoção dos dentes do gato.

Se a inflamação estiver presente apenas em alguns dentes, o veterinário pode recomendar remover apenas os dentes, mas se a inflamação é generalizada, a remoção de todos os dentes é frequentemente recomendada.

Isso pode parecer drastico, mas faz sentido quando você pensa sobre isso.

Com estomatite, o corpo está montando uma resposta imune contra a placa que se desenvolve nos dentes.

Então, nenhum dente significa nenhuma placa. Muitos gatos experimentam uma resolução completa de sua dor e inflamação após a extração total de todos os dentes. Os gatos continuam a comer e vivem vidas muito cheias sem dentes, e tirar tudo que a dor vale a pena.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que é estomatite em gatos e seu gato pode estar em risco?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.