O que fazer quando seu gato ou cão não está fazendo xixi?
Autora:

O que fazer quando seu gato ou cão não está fazendo xixi?

Incentivar a micção regular para esvaziar a bexiga em uma base regular pode ajudar a evitar a acumulação de pedras na bexiga.

Aqui estão as maneiras que você pode evitar problemas urinários em seu cão ou gato

Incentivar a micção regular: esvaziar a bexiga em uma base regular pode ajudar a evitar a acumulação de pedras na bexiga.

  • Para cães: Aumente o número de idas para fora. Quando os cães fêmeas esvaziarem tipicamente suas bexigas completamente quando urinam, os cães machos frequentemente só urinam pequenas quantidades de cada vez, armazenando um reservatório para marcar o território. Cães machos podem se beneficiar de tomar longas caminhadas antes de dormir, permitindo-lhes esvaziar completamente suas bexigas.
  • Para gatos: Limpe a caixa de areia diariamente para incentivar o uso. Você pode igualmente considerar adicionar caixas de maca adicionais para assegurar-se de que uma outra opção esteja sempre disponível.

Aumentar a ingestão de água: incentivar o seu animal de estimação para beber mais água faz com que eles urinam com mais freqüência.

  • Aumente o número de bacias de água disponíveis e reabasteça frequentemente.
  • Considere introduzir ativamente a água corrente com artigos como fontes de água do animal de estimação, que podem ser encontrados em lojas do animal de estimação e com preços razoáveis.

Dietas especializadas: certas dietas veterinárias podem ajudar a prevenir as pedras da bexiga e outras questões do trato urinário. Seu veterinário pode recomendar a melhor dieta para seu animal de estimação.

Você também pode gostar:

Se o seu animal de estimação é incapaz de produzir ou passar a urina, é uma situação de risco de vida, e é importante que você entre em contato com seu veterinário local ou hospital de emergência imediatamente.

Causas de problemas urinários em cães e gatos

A causa mais comum de não urinar é que algo está bloqueando a uretra, impedindo a bexiga de esvaziamento (a uretra é o tubo que conecta a bexiga aos órgãos genitais para a remoção de fluidos do corpo). Nesta situação, a urina ainda está sendo produzida e enchendo a bexiga, mas não pode fazer o seu caminho para fora. Algumas razões para a obstrução urinária incluem:

  • Pedras da bexiga- depósitos duros ou calcificados de minerais que se formam na bexiga urinária
  • Bexiga ou massa ureteral- um caroço ou tumor encontrado em ou ao redor da bexiga ou ao longo da uretra
  • Mucus- composto do muco, da proteína e dos cristais que podem obstruir a uretra de um gato masculino

Não ser capaz de urinar pode causar a urina para fazer o retorno nos rins, que pode então levar à insuficiência renal muito rapidamente. Insuficiência renal permite que as toxinas se acumulam na corrente sanguínea que pode causar problemas cardíacos e outros órgãos a falhar. Isto ocorre na maioria das vezes em gatos machos, mas pode acontecer nos gatos fêmeas e também em cães de ambos os sexos.

O tratamento veterinário inclui:

  • Aplicar a pressão delicada e manipular o pênis, nos gatos masculinos, para aliviar a obstrução. Os gatos fêmeas raros começam uma obstrução uretral. Quando eles fazem, é geralmente causada por pedras da bexiga que se alojam na uretra, assim como ele deixa a bexiga.
  • Remover a urina da bexiga inserindo um cateter urinário na bexiga
  • Usar fluidos intravenosos (IV) para liberar a bexiga e a corrente sanguínea
  • Administrar antibióticos para tratar qualquer infecção subjacente 

Complemente a sua leitura:

O tratamento geralmente requer hospitalização de vários dias para ajudar a prevenir o rebloqueio e tratar a causa subjacente.

Em alguns casos difíceis de tratar ou recorrentes, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para contornar ou remover o bloqueio. O bloqueio geralmente ocorre mais acima na uretra, onde se dobra em uma forma de U. As cirurgias mais comuns seriam a cirurgia da bexiga para remover as pedras ou um uretrostomia perineal para contornear a área do bloqueio.

Uma situação mais séria que causa um animal de estimação para não poder urinar é falha renal severa. Neste caso, os rins produzem pouca ou nenhuma urina. Os sinais incluem vômitos, perda de apetite, falta de micção, letargia, depressão e colapso. As toxinas tais como o anticongelantes e determinadas drogas, uma infecção severa, um traumatismo ou um choque anafiláctico severo podem causar a falha renal. Fluidos IV, medicamentos para estimular a produção de urina, cuidados de suporte e hospitalização são formas comuns de tratamento. O prognóstico, entretanto, é guardado para animais de estimação com falha renal severa.

Saiba mais sobre: xixi

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que fazer quando seu gato ou cão não está fazendo xixi?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.