8 maneiras de ajudar os cães com dor nas costas
Autora:

8 maneiras de ajudar os cães com dor nas costas

A dor nas costas nos cães pode ser causada por algumas condições como, ganho de peso, lesão, anormalidades anatômicas, condições degenerativas, artrite, infecção ou mesmo câncer.

Dor nas costas em cães

A dor nas costas nos cães pode ser causada por algumas condições como, ganho de peso, lesão, anormalidades anatômicas, condições degenerativas, artrite, infecção ou mesmo câncer.

Algumas raças, incluindo Dachshunds, são mais propensas a experimentar dor nas costas, diz a Dra. Babette Gladstein, uma veterinária holística na cidade de Nova York.

Bulldogs franceses e Pugs também são mais propensos a dor, diz o Dr. Michel Selmer, um médico de medicina veterinária tradicional tradicional certificado no Advanced Animal Care Center, em Huntington Station, Nova York.

Todas essas raças, e outras, sofrem de uma condição genética chamada condrodistrófica que torna mais provável que os discos entre suas vértebras espinhais possam de degenerar ao longo do tempo.

Sinais sutis de dor nas costas nos cães podem incluir perda de apetite, respiração ofegante e demorar mais do que o normal para ficar confortável.

"Qualquer alteração no comportamento pode ser uma indicação de que há um problema."

Outros sintomas incluem relutância ao exercício, rigidez, grito ao se mover ou ser tocado, instabilidade ao andar, e uma marcha anormal.

Se você suspeita que seu cão está sofrendo dor de costas, limite a atividade do seu animal de estimação e ligue para o seu veterinário imediatamente.

Aqui estão alguns dos tratamentos e técnicas que o veterinário pode recomendar para recuperar o seu cão

1- Medicamentos tradicionais para dor

Medicamentos tradicionais para dor de prescrição (por exemplo, antiinflamatórios não esteroides ou opioides) são úteis para fornecer alívio rápido para dor nas costas, diz Selmer. Mas, se usado incorretamente, eles podem fazer mais mal do que bem.

O senso temporário de alívio que eles fornecem pode encorajar o cão a ser mais ativo do que deveria ser, o que poderia exacerbar ainda mais qualquer dano ou condição que esteja causando a dor, diz ele.

Muitas vezes, os veterinários vão combinar uma receita para um analgésico com uma recomendação de descanso ou exercícios limitados e controlados (por exemplo, caminhada em trela) para evitar que tais problemas se desenvolvam. Deixar a dor do animal de estimação não tratada na tentativa de limitar a atividade é cruel e antiética.

Você também pode gostar:

Alguns tipos de medicamentos contra a dor, como os corticosteroides, também podem parar ou diminuir as reações do sistema imunológico que o corpo precisa curar, diz Gladstein. É por isso que ele não é um grande proponente de usá-los em seus pacientes.

"Você tem muitas outras opções disponíveis para você", diz ela. Os veterinários também podem prescrever relaxantes musculares e suplementos nutricionais, ou mesmo recomendar cirurgia se a dor nas costas do cachorro for suficientemente grave.

2- Fisioterapia

A terapia física ajuda a aliviar a dor nas costas, fortalecendo as partes do corpo que são fracas e esticando as partes que são apertadas, diz Selmer. Também ajuda a acelerar a habilidade natural do corpo para curar e pode ajudar cães e seus donos a evitar uma cirurgia potencialmente dolorosa e cara.

A fisioterapia pode ter muitas formas. O seu veterinário pode desenvolver uma rotina de exercícios especiais para atender às necessidades específicas do seu cão ou encaminhá-lo a um especialista. A terapia física também pode incluir a aplicação de gelo ou calor na área afetada.

Gladstein diz que muitas vezes diz aos pais do animal de estimação que colocem uma almofada de aquecimento em baixa potência nas costas do cão por 10 minutos a cada hora para ajuda a aliviar a dor. Isso, combinado com algumas semanas de descanso, às vezes é tudo o que é necessário para que o cão cure de uma lesão leve nas costas.

3- Hidroterapia

A hidroterapia funciona muito bem como a terapia física, exceto que os exercícios são realizados em água, diz Gladstein. A flutuabilidade da água reduz a pressão sobre os músculos e as articulações, permitindo que os cães consigam recuperar força e amplitude de movimento, minimizando a tensão.

A hidroterapia também ajuda a reduzir a dor nas costas estimulando o fluxo sanguíneo, o que traz mais oxigênio para a área afetada e aumenta o processo de cura natural do corpo, diz ela.

4- Terapia com Laser 

A terapia com laser é outra maneira de estimular a habilidade natural do corpo de curar. Quando a energia de luz de um laser atinge as células danificadas, ela estimula o fluxo sanguíneo, trazendo mais oxigênio curativo para a área e melhorando a função nervosa e muscular, diz Gladstein.

Complemente a sua leitura:

A terapia com laser também pode ajudar a aumentar a habilidade do organismo de curar, desencadeando a liberação de células-tronco, diz Selmer.

5- Ultra-som

As máquinas de ultra-som usam ondas sonoras para curar, diz Gladstein. As ondas podem produzir calor e / ou aumentar o fluxo sanguíneo para a área, o que pode reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar a dor.

Como as ondas de ultra-som funcionam a um nível mais profundo do que a terapia a laser, elas podem ser úteis para aliviar a dor nas costas que se origina em lugares difíceis de alcançar.

6- Acupuntura

De acordo com a medicina chinesa, a dor é causada pela estagnação no corpo, diz Selmer. A acupuntura é uma prática de cura de medicina tradicional chinesa de 3.000 anos que reduz a dor, melhorando o fluxo de chi ou energia.

Pequenas agulhas são inseridas na pele em locais específicos que se conectam a vários órgãos e sistemas corporais através de canais chamados meridianos. Isso estimula a energia da parte do corpo, reduzindo a estagnação, melhorando o fluxo sanguíneo e aliviando a dor.

7- Tui Na

Tui na é uma mistura de acupuntura e massagem. Mas, em vez de abordar pontos de gatilho de acupuntura específicos, o tui na pode envolver a massagem de todo o canal para ajudar a aliviar a dor e a estagnação, diz Selmer.

8- Comida chinesa e ervas

A comida chinesa e fitoterapia funcionam de forma semelhante à acupuntura, diz Selmer. Mas em vez de usar apenas os recursos naturais do corpo, adicionamos alimentos e ingredientes para melhorar o fluxo de chi e reduzir a dor.

Por exemplo, na medicina chinesa, a condição dos rins está ligada à condição dos ossos. Se a dor nas costas de um cão foi causada por um problema de coluna vertebral, Selmer diz que pode reduzir a dor prescrevendo alimentos e ervas que fortalecessem os rins.

A cúrcuma é um ingrediente popular em muitos menus de terapia de alimentos chineses, pois possui propriedades anti-inflamatórias e aumenta o fluxo sanguíneo, diz Gladstein.

Um veterinário especializado em terapia herbal baseia-se em uma abordagem mais holística que garante que você não esteja misturando ervas, alimentos, medicamentos e outras terapias que possam se tornar inerte ou pior, ter efeitos colaterais indesejados.

Consulte sempre um veterinário antes de oferecer alimentos, medicações e terapias naturais para o seu cachor. Somente o médico veterinário pode prescrever o melhor tratamento para o seu animal de estimação.

 

Saiba mais sobre: Dor nas costas

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "8 maneiras de ajudar os cães com dor nas costas" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.