Os cães gostam de música?
Autora:

Os cães gostam de música?

Os cães preferem certos tipos de música? As reações dos cachorros aos diferentes tipos de músicas eram visíveis.

Os cães gostam de música?

A pesquisa já mostrou que a música é benéfica para humanos de todas as idades, mas faz uma diferença notável no desenvolvimento cognitivo de crianças e bebês. As plantas mostraram crescer melhor quando estão regularmente expostas à música, e mesmo os humanos adultos acham consolo em escutar música quando são particularmente felizes, tristes ou irritados. Se a música é benéfica para seres não-sensíveis, como plantas, isso significa que a música também afeta os cães?

Uivar é realmente o modo de canto de um cão?

Quando um lobo começa a uivar, o resto do pacote se junta em um por um. A pesquisa científica, embora escassa, indicou que os lobos têm uma sensação de afinação, por isso é possível uivar é a maneira de produzir música. Quando as gravações de lobos uivando foram cuidadosamente divididas voz por voz, os pesquisadores perceberam que cada lobo tinha seu próprio tom único e parecia deliberado, mesmo que não correspondesse ao primeiro passo do lobo. Para nós, parece cacofonia, mas para os lobos, eles estão fazendo sons bonitos.

Você também pode gostar:

Os cães preferem certos tipos de música?

Abrigos de animal, clínicas veterinárias e canis de embarque, na maior parte, adquiriram a música suave através do prédio silencioso para ajudar a manter calmas as suas cargas caninas.

A música clássica é uma escolha bastante segura porque é reconfortante para quase todos os seres, independentemente das espécies. Houve algumas pesquisas que identificaram o tipo de música e a reação do cachorro enquanto escutava, e os resultados são bastante consistentes em todos os níveis. 

As reações dos cachorros aos diferentes tipos de músicas eram visíveis. O metal pesado fez os cães latirem e ficarem agitados. A música pop não produziu comportamentos diferentes de quando não havia música.

A música clássica deixou os cães calmos, reduzindo o estresse quando eles latiam. Wells concluiu seu estudo com a teoria de que os cachorros podem ser discernidores como seres humanos em relação à escolha da música que eles gostam.

Os cães cantam ao longo da música?

Há muitos vídeos virais em linha que descrevem cachorros uivando junto à música ou seus donos cantando. Tem sido demonstrado que há certos tipos de música que são mais propensas para fazer um cachorro começar a uivar, e também não precisa ser música horrível. Instrumentos de sopro como clarinetes e saxofones são muito mais propensos a fazer um cachorro uivar do que qualquer outro instrumento.

Complemente a sua leitura:

No entanto, segurar uma longa nota em um violino ou através de uma voz de canto pode fazer com que um cachorro emita um uivo porque as notas longas têm um som semelhante a um uivo apropriado para cães.

A música com instrumentos de percussão parecia estressar os cães, talvez porque eles se assemelham aos sons dos tiros. Músicas com vocais que parecem ter uma grande parte da palavra "não" também não foram recebidos muito bem pelos cães.

Os efeitos físicos da música nos cães

A música clássica desempenhou um papel em ajudar acalmar os cães de abrigo tanto física como mentalmente, mas tem efeitos mais profundos? Um músico realizou um experimento muito pequeno em pacientes em um hospital veterinário, e seus resultados mostraram que a musica da harpa reduziu significativamente a freqüência cardíaca de pacientes hospitalizados. Isso indica que os cães podem recuperar mais rapidamente de lesões e doenças quando recebem tratamentos de acompanhamento como música.

Seu cachorro pode não se preocupar em interferir com você no carro (pendurar a cabeça pela janela é muito mais divertido), mas tocar música calma quando eles estão em casa sozinhos durante o dia pode fazer a diferença em seus níveis de ansiedade. Ignore músicas estressantes, no entanto, e opte por algo que você consideraria relaxar.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os cães gostam de música?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.