Os cães podem ver à noite?
Autora:

Os cães podem ver à noite?

É espantoso o que os cães conseguem fazer com os seus sentidos. Seus narizes procuram coisas que os seres humanos nunca poderiam localizar.

É espantoso o que os cães conseguem fazer com os seus sentidos. Seus narizes procuram coisas que os seres humanos nunca poderiam localizar (seu senso de olfato é 1 milhão vezes maior do que um ser humano), e sua audição significa que ouvem o carro de sua família a um quarteirão de distância. Mas e a visão deles? Seus sentidos são claramente superiores em tantas coisas, mas a sua visão noturna é melhor do que um ser humano? Os cães podem enxergar a noite?

Visão básica canina

Uma acuidade visual ideal em seres humanos é 20/20, mas a acuidade normal de um cão é 20/75. Isto apenas significa o que você pode ver a 75 pés, seu cão só é capaz de ver a 20 pés. Basicamente, seu cão é míope. Seu cão já latiu para você de uma distância, então quando você chegar mais perto eles parecem envergonhados que era você o tempo todo? Eles são muito mais propensos a reconhecê-lo por olfato ou audição do que visão.

Você também pode gostar:

Porque os cães domesticados evoluíram dos cães predatórios como lobos, seus olhos são colocados na parte dianteira de sua cabeça. Os olhos de um animal da rapina são colocados no lado assim que têm uma escala mais larga da visão. Ter os olhos na parte dianteira da cabeça dá a percepção melhor da profundidade dos animais predatórios para permitir a caça/ataque mais precisos.

Os olhos de um cão são ajustados mais distante do que são nos seres humanos, e um ângulo de 20 graus fornece 240 graus de visão comparados aos 180 graus de um ser humano.

Visão noturna canina: superpotência ou não?

Como um ser humano, seus olhos são projetados para ver melhor na luz brilhante, mas você ainda pode ver o suficiente no escuro para sobreviver. Cães, no entanto, pode ver na luz cinco vezes mais escura do que você pode. O que torna isto possível? Os cães têm algumas adaptações muito diferenciadas em seus olhos.

O primeiro é uma pupila maior. A pupila é a abertura situada no centro do olho, e o tamanho da pupila é responsável pel a quantidade de luz que entra no olho. Os cães têm pupilas grandes, e se você já viu pupilas dilatadas de um gato, elas são excepcionalmente grandes. Este é um fator importante em como os animais enxergam bem na noite. Quanto maior a pupila, melhor o animal vê à noite.

As retinas canina têm mais hastes (células sensíveis à luz). A retina recebe luz que a lente tem focado, em seguida, converte a luz em sinais enviados para o cérebro. Estes sinais criam reconhecimento visual. Quanto mais hastes encontradas na retina, mais a retina responde à luz mais baixa. A lente do cão também está mais perto da retina, por isso a imagem retransmitida para a retina é muito mais brilhante por causa da proximidade dos dois.

Complemente a sua leitura:

O tapetum é a membrana posicionada dentro do globo ocular (fundo do olho), é o maior contribuinte para uma visão noturna excepcional. O tapetum está localizado na parte de trás do olho e reflete a luz, garantindo que a  retina registre qualquer luz que está inserido. Esta é considerada a segunda chance da retina no reconhecimento de luz em condições onde há muito pouca luz.

Cães definitivamente têm melhor visão noturna do que os seres humanos (cinco vezes melhor, na verdade), mas a sua visão geral é pior do que a sua. Felizmente eles têm seus outros sentidos aguçado para compensar a sua visão menos do que perfeito, mas eles ainda serão capazes de navegar uma casa escura ou quintal melhor do que você.

Visão do cachorro na foto

Você sabe aquelas fotos assustadoras que você toma de seu animal de estimação onde seus olhos brilham do flash da câmera? É o tapetum! As células tapetum são muito reflexivas, por isso, enquanto ele está dando a retina uma segunda chance de registrar a luz, ele reflete a luz de volta e faz com que os olhos brilham.

 

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os cães podem ver à noite?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.