Os cães riem?
Autora:

Os cães riem?

Na verdade, existe um nome científico para o assunto em questão. A gelotologia canina é o estudo de como, ou se, os cães riem.

Às vezes, nossos cachorros fazem as coisas mais engraçadas e simplesmente não podemos deixar de rir de suas últimas exibições de gênio cômico. Eles nos fazem sorrir, rir e enfrentá-lo, explodir com o amor do cachorrinho. Mas é fisicamente possível que nossos cães riem?

Os cães riem?

Na verdade, existe um nome científico para o assunto em questão. A gelotologia canina é o estudo de como, ou se, os cães riem. Chique. Este campo de estudo ainda está sendo desenvolvido, mas os pesquisadores chegaram a algumas conclusões.

Konrad Lorenz, autor de Man Meets Dog (1949), explica em seu livro que o riso do cão é detectado através das correlações entre a atividade social, os lábios de um cão e a respiração ofegante. Quando os cantos dos lábios de um cão estão soltos e o lábio do cão cai rapidamente, isso é semelhante ao riso humano. Lorenz explica que essa expressão física é um "convite para jogar".

Você também pode gostar:

Décadas depois, a pesquisadora Patricia Simonet continuou o trabalho de Lorenz com uma abordagem muito mais detalhada e experimental. Simonet estudou os sons que os cães fazem durante o jogo, observando uma "exalação respiratória forçada pela boca". Durante experimentos e observações, o som foi feito mesmo quando o cão não estava jogando duro o suficiente para justificar o ofegar. Simonet concluiu que o "riso" de um cão tinha um conteúdo sônico diferente do que um simples ofegar sozinho. O riso tinha picos no áudio, enquanto jorrando era lisonjeado.

Os efeitos do riso do cachorro

Simonet descobriu os efeitos positivos que o riso do cachorro tem em outros cães. Em 2005, ela realizou um experimento onde ela tocava uma gravação de ofensas mais agudas ou "risada de cães" para cachorros lutando contra o estresse e depressão em um abrigo de animais. Os cães que ouviram a gravação pararam o que estavam fazendo e viraram a cabeça para o som. Os cães mais novos, especialmente, começaram a imitar o cachorro que dava risada. Simonet concluiu que simplesmente ouvir o riso de outros cachorros pode ajudar a diminuir o estresse enquanto estava no abrigo. Nosso coração derrete. Adote um cachorro hoje.

Complemente a sua leitura:

Simonet levou suas descobertas um passo adiante e imitava sons de riso de cachorro em aulas de obediência para acalmar cães preocupados, ansiosos e tímidos. Continue, experimente com seu cachorro.

O que faz um cachorro sorrir e rir?

Muitos amantes de cachorros acham qiu quando os cães abanam o rabo é o seu caminho de sorrir, mas os cachorros podem realmente sorrir com suas bocas. Quando a mandíbula está ligeiramente aberta e a língua está batendo sobre os dentes da frente, isso se aproxima do sorriso humano. Esses sorrisos são o primeiro passo para o riso de cachorrinho completo e alegre, geralmente durante a recreação.

Jogar com seu cachorro é a melhor maneira de fazê-lo sorrir e rir. Você também pode adotar uma abordagem mais direta e imitar o riso do cachorro como Simonet. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Junte os seus lábios e faça um som "huhh" sem respirar sem qualquer voz real (apenas respiração).
  2. Faça uma expressão de boca aberta e sorridente.
  3. Combine os passos 1 e 2 e repita para imitar o riso do cachorrinho e, esperar, seu amigo peludo se juntar a você.

Embora os cachorros não sintam cócegas da mesma forma que os humanos, "fazer cócegas", nas barrigas dos cães podem ser uma forma de brincadeira e pode provocar um riso divertido.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os cães riem?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.