Os espirros dos gatos são contagiosos?
Autora:

Os espirros dos gatos são contagiosos?

Gatos podem espalhar germes quando espirram.

Você não pode pegar resfriado dos espirros do seu gato, mas outros gatinhos podem.

O espirro temido. Não é algo que você ouve de seu gato muitas vezes, a menos que ele gasta muito tempo em um porão empoeirado. Um espirro ou dois não significa necessariamente que seu gato está doente, mas é uma possibilidade que você deve considerar. Gatos podem espalhar germes quando espirram.

Os gatos podem pegar um resfriado?

Sim e não. Resfriados que infectam as pessoas são causados por certos vírus que afetam o trato respiratório superior, como o nariz ou passagens nasais, boca e garganta. O rinovírus é o tipo o mais comum de vírus que causam os resfriados em pessoas. Os gatos também podem desenvolver infecções do trato respiratório superior, mas eles não têm os mesmos tipos de resfriados que as pessoas. Para manter as coisas claras, e porque o "resfriado comum" em seres humanos refere-se ao tipo de rinovírus, os profissionais de medicina veterinária não costumam usar o termo "resfriado".

Os sintomas do trato respiratório superior em gatos são muitas vezes semelhantes aos das pessoas – corrimento nasal, espirros, olhos lacrimejantes, tosse, mau apetite, e sensação ou ação em funcionamento. Bactérias e vírus que causam estes sintomas semelhantes ao resfriado em gatos incluem Herpesvirus felino, calicivirus felino, Chlamidophila felis, Mycoplasma spp, e síndrome da tosse do canil (um grupo de bactérias e vírus, incluindo Bordetella bronchiseptica).

Você também pode gostar:

Em gatos, infecções do trato respiratório superior pode tornar-se crônica, ou recorrer freqüentemente com o tempo. Isso às vezes pode ser associado com doenças adicionais que afetam o sistema imunológico, como vírus da leucemia felina (FeLV) ou vírus da imunodeficiência felina (FIV). Esses vírus impedem que o sistema imunológico funcione corretamente, o que muitas vezes resulta em episódios mais freqüentes de infecções do trato respiratório superior e sintomas semelhantes de resfriado.

As infecções do trato respiratório superior felino são contagiosas?

Assim como constipações em pessoas não são contagiosas para gatos, infecções do trato respiratório superior de gatos geralmente não são contagiosas para outras espécies. No entanto, estes tipos de infecções podem ser contagiosas para outros gatos, especialmente mais velhos, doentes, ou gatos grávidas e gatinhos jovens. A boa notícia é que muitas destas infecções do trato respiratório superior podem ser vacinados contra, o que diminuirá os sintomas ou impedirá completamente as doenças.

Os espirros dos gatos são contagiosos?

Infecções respiratórias superiores

Infecções respiratórias superiores são um grupo de infecções virais e bacterianas que causam sintomas semelhantes, incluindo respiração angustiada, congestão sinusal e espirros.

O calcivírus felino e o Herpesvirus felino causam sobre 80% das infecções respiratórias superiores contagiosas. Estas doenças respiratórias se espalham rapidamente e podem passar por abrigos de animais inteiros em questão de dias.

Se seu gato tem uma infecção respiratória superior, seus espirros continuarão indefinidamente até que a doença acabe. Outros sinais comuns de um infecção respiratória superior incluem letargia, temperatura corporal elevada e um corrimento nasal.

Vírus da imunodeficiência felina

Complemente a sua leitura:

Todo dono de gato tem pelo menos um pouco de medo do vírus da imunodeficiência felina. Esta doença altamente contagiosa degrada o sistema imunológico felino, deixando gatos infectados vulneráveis a infecções secundárias.

O vírus provoca espirros, corrimento nasal e outros sintomas semelhantes aos do tipo resfriado semelhante as infecções respiratórias superiores.

A boa notícia é que o vírus da imunodeficiência felina (FIV) normalmente não se espalha por espirros. Enquanto os gatos podem transmitir a doença através de contato social e descarga, o vírus geralmente requer contato direto com a corrente sanguínea através de uma ferida ou outra lesão para tomar posse.

Causas não contagiosas

Então, o que mais além de doenças contagiosas poderia fazer seu gato espirrar? Alergias é uma explicação para o desconforto do seu gatinho. Ele pode ter simplesmente tomado um grande sopro de poeira ou pólen, ou é alérgico a algo na área.

Os gatos têm narizes sensíveis, por isso a exposição ao perfume ou outros produtos químicos pungentes irrita suas passagens nasais.

Seu gato é igualmente provável espirrar durante a semana que segue vacinações veterinárias, de acordo com faculdade da Universidade de Cornell.

Diagnóstico e tratamento

Se o seu gato espirrar, isolar e ficar de olho nele durante todo o dia. Agende uma consulta com o médico veterinário se os espirros não param no dia seguinte, ou se você notar quaisquer outros sintomas de uma infecção. É melhor começar o tratamento cedo antes que a doença cresce e se espalha.

Se o seu gato tem uma doença contagiosa, o seu veterinário irá prescrever medicamentos e outros tratamentos, se necessário. Mantenha seu gato isolado de outros animais de estimação até que o veterinário lhe dê uma conta de saúde limpa.

Saiba mais sobre: espirro

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os espirros dos gatos são contagiosos?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.