Os gatos podem comer batatas?
Autora:

Os gatos podem comer batatas?

Quando se trata de gatos comendo batatas, o tipo de batata e a forma como são cozidas fazem toda a diferença entre um gato feliz e um gato doente.

Meu gato pode comer batata?

Você está tendo um jantar delicioso que inclui alguma forma de batata, seja purê, frita ou de outra forma, e seu gato decidiu comer uma batata que caiu do prato para o chão. As batatas são seguras para os gatos comerem?

A resposta depende da batata que seu gato comeu. Quando se trata de gatos comendo batatas, o tipo de batata e a forma como são cozidas fazem toda a diferença entre um gato feliz e um gato doente.

Quando as batatas são seguras para os gatos comerem?

As batatas cozidas são seguras para os gatos comerem. Contudo, as batatas cruas contêm um alcaloide que é tóxico para gatos chamados glicoalcalóide solanina. Uma vez que uma batata foi cozida, o calor destroi as toxinas tornando seguro para o consumo de gatinho. Então não se preocupe se seu gato comeu um pouco de purê de batata do seu prato, mas se o gato comeu batatas cruas ou até casca de batata, consulte um veterinário imediatamente.

Você também pode gostar:

Enquanto as batatas cozidas são seguras, elas devem ser servidas sem temperos, o que pode causar problemas digestivos para o seu gato. As batatas preparadas para humanos são frequentemente acompanhadas por cebolas ou alho, que nunca devem ser comidos por um gato.

O alho pertence à família allium juntamente com cebolas, cebolinha, chalotas e alho-poró. Se uma dose elevada destes vegetais é administrada a gatos ou cães, os resultados podem ser venenosos. Alho em particular, é considerado cinco vezes mais venenoso tanto para gatos quanto para cães do que cebolas.

As batatas cozidas e cozidas no vapor são preferidas para os gatos, pois as batatas fritas contêm muita gordura de óleos de cozinha não saudáveis. Além disso, evite deixar batatas fritas perto do seu gato. O sal e a gordura não são saudáveis ​​para os humanos, muito menos para um gato muito menor.

A outra chave para servir batatas ao seu gato é moderação. Comer muita batata, ou qualquer comida humana pode levar ao ganho de peso. Isso, claro, pode levar a uma infinidade de outros problemas de saúde para o seu amigo peludo. Uma pequena colherada de batata cozida e purê está bem de vez em quando, mas não deve se tornar um grampo regular na dieta do seu gato.

E quanto às batatas doces?

Complemente a sua leitura:

De acordo com a ASPCA, a batata doce não é tóxica para os felinos. Embora isso possa ser verdade, ainda é importante ser cauteloso e experiente ao alimentar qualquer tipo de alimento humano para seu animal de estimação.

Os gatos não digerem alimentos como nós, e as batatas podem irritar o estômago. Infelizmente, os gatos não se beneficiam dos valores nutricionais das batatas doces como os humanos. Ao todo, uma pequena porção de purê de batatas doces pode ser um bom deleite ocasional para o seu gato, mas certifique-se de monitorar seu comportamento caso você veja algum sintoma de uma reação.

O que fazer quando um gato come batatas?

Se o seu gato ingerir alguma batata crua ou você introduziu batata cozida, eles podem ter uma reação ruim. Se o seu gato estiver vomitando ou sofrer diarreia, procure a assistência veterinária imediatamente.

Conclusão

As batatas cozidas são excelentes para servir ao seu gato se estiverem preparadas e servidas corretamente. Recomendamos servir batatas para gatos que são descascadas, completamente cozidas e não temperadas.

Saiba mais sobre: Alimentação

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os gatos podem comer batatas?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.