Os lírios da paz são tóxicos para os gatos?
Autora:

Os lírios da paz são tóxicos para os gatos?

Consumir lírios de paz, também chamados de plantas de Mauna Loa, causam irritação oral e um estômago irritado em gatos e cães. Os lírios da paz são tóxicos para os gatos?

Embora não seja tão tóxico para os gatos quanto os verdadeiros lírios dos gênios lilium e hemerocallis, o lírio da paz contém a substância oxalato de cálcio, o que torna a mastigação em qualquer parte da planta uma experiência desagradável para animais de estimação.

Consumir lírios de paz, também chamados de plantas de Mauna Loa, causam irritação oral e um estômago irritado em gatos e cães. Os lírios da paz são tóxicos para os gatos?

Identificação do Lírio da paz

O lírio da paz é uma espécie tropical que pertence à família taxonômica Araceae. As folhas são largas, verdes e brilhantes. O nome científico grega da planta, spathiphyllum, é uma referência aos spathes que cercam os clusters de flores da planta. Inicialmente brancos, os spathes gradualmente ficam verdes pálidos.

Você também pode gostar:

Os lírios da paz são plantas de interior populares porque florescem durante todo o ano, não exigem muita manutenção e precisam de pouca luz para flores.

Desconforto instantâneo em gatos

Quando um gato morde em um lírio da paz, a ação de mastigação libera os cristais de oxalato de cálcio da planta. Estes cristais insolúveis produzem uma sensação de queimação suave a intensa quando entram em contato com a mucosa da boca, garganta, língua e esôfago. Se ingerido, os cristais também irão irritar o estômago. Um gato sentirá os efeitos de comer um lírio da paz quase que imediatamente.

Os lírios de calla também contêm cristais de oxalato de cálcio e têm o mesmo efeito em animais de estimação que os lírios da paz. Ao contrário dos lírios verdadeiros mais venenosos - asiáticos, tigres e lilhas da Páscoa, para citar alguns - a paz e os calos não causam insuficiência renal aguda em gatos.

Sinais de Intoxicação de lírios da paz em gatos

Complemente a sua leitura:

A dor associada à intoxicação pelo lírio da paz pode fazer com que seu gato esfregue o rosto e a boca com a pata. A boca do gato, os lábios, a língua e até mesmo as suas vias respiratórias superiores podem ficar inchadas.

Se o inchaço for severo, o gato pode ter dificuldade em engolir e respirar. O desconforto gastrointestinal pode se manifestar como espuma na boca, baba, vômito, diarreia e diminuição do apetite.

Procure cuidados veterinários

Leve seu gato a um veterinário o mais rápido possível se você acreditar que ele comeu ou mastigou um lírio da paz. Se você puder, levar parte ou toda a planta ofensiva para o veterinário, pode haver partes da planta no vômito do seu gato, para ajudar o veterinário a confirmar que a intoxicação é, de fato, de um lírio da paz e não uma espécie mais perigosa da plantaa.

Saiba mais sobre: Qualidade de Vida

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os lírios da paz são tóxicos para os gatos?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.