Patas inchadas em cães
Autora:

Patas inchadas em cães

Uma pata inchada no cão pode significar um corpo estranho na pata, ferimentos em uma pata.

As patas inchadas são um problema comum para os cães. Embora a condição geralmente não seja perigosa, dependendo da causa do problema, pode ser muito desconfortável e até mesmo altamente doloroso, já que as patas dos cães são muito sensíveis.

Patas inchadas no cão, ou mais comumente, uma pata inchada, é uma lesão relativamente comum, já que a maioria dos cães se movimenta em diferentes tipos de superfícies no decorrer do dia normal. Em alguns casos, a causa será clara, como um espinho embutido no pé, mas em outros casos, não é tão fácil de se exercitar.

O que prestar atenção nas patas dos cães

Qualquer sinal de claudicação, favorecimento de uma perna ou mancar deve ser investigado. Atenção ao topo e lado inferior das patas para inchaço e dor é fundamental para uma avaliação de qualquer tipo de claudicação.

Causa primária para patas inchadas

As patas inchadas geralmente são causadas por um objeto estranho preso entre as almofadas / dedos do pé do cachorro. Picadas de insetos ou aranha, feridas perfurantes, dedos quebrados, garras fraturadas e lamber / mastigar constantes (como com alergias ou outras fontes de irritação crônica) são outras causas comuns. Queimar a pata no asfalto quente também é comum durante o verão.

Causas comuns de patas inchadas no cão

Algumas das razões mais comuns pelas quais uma ou mais das patas do seu cão podem estar inchadas são:

Você também pode gostar:

  • Alergias
  • Patas doloridas de muito esforço em superfícies duras.
  • Queimar as patas de andar em uma rua quente.
  • Danos como um dedo quebrado.
  • Picadas de vespas ou abelhas.
  • Infecções.
  • Tumores entre os dedos.
  • Problemas cardíacos.
  • Lesões como um corpo estranho estão alojadas na pata.

Como saber se as patas estão inchadas?

Primeiras coisas primeiro, chegar à raiz do problema pode ser muito simplificado, fazendo algumas deduções com base em quantas patas são afetadas.

Uma pata inchada pode significar um corpo estranho na pata, ferimentos em uma pata ou, possivelmente, que sua pata tenha sido picada por uma vespa ou uma abelha. Verifique as garras também, pois uma unha danificada também pode levar ao inchaço, e também é importante procurar entre os dedos dos pés por quaisquer sinais de um tumor ou outro problema.

Se ambas as patas dianteiras estiverem inchadas, mas as patas traseiras parecerem estar bem, o seu cão pode estar sofrendo de uma alergia que está fazendo com que eles lambam, mastiguem e incomodem as patas. Se o seu cão tiver pontos doloridos ou outras áreas com comichão em seu corpo, este é o culpado mais provável.

Se todas as quatro patas forem afetadas, verifique as almofadas das patas para ver se elas podem ter se queimado ao andar em uma rua quente, ou escoriadas e doloridas devido ao excesso de exercícios em superfícies duras. Tome nota especial se o seu cão também estiver tossindo, o que pode parecer não estar relacionado, mas em combinação com as patas inchadas pode ser uma indicação de um problema cardíaco.

Cuidado imediato

  1. Verifique a pata para objetos presos entre as almofadas / dedos dos pés.
  2. Verifique se há picadas de inseto ou ferimentos por perfuração (embora muitas vezes difíceis de identificar).
  3. Se possível, remova o objeto preso com uma pinça e lave a pata com água morna e sabão.
  4. Se você não consegue ver nada preso na pata, verifique a perna do cachorro para garantir que nenhum material constritivo esteja presente (o que pode facilmente causar inchaço).
  5. A imersão da pata em uma solução salina de Epsom geralmente é benéfica, independentemente da causa. Dez minutos em água quente e confortável (em uma banheira ou bacia) com sais de Epsom dissolvidos internamente são tipicamente uma excelente solução a curto prazo para o inchaço.
  6. Se você pode ver uma lesão óbvia, o inchaço não desaparece rapidamente, ou o cão continua a favor da pata, chame seu veterinário para mais conselhos. A atenção veterinária nesses casos está quase sempre em ordem.

Prevenção para patas dolorosas em cães

Complemente a sua leitura:

Verifique se há queimaduras nas patas e nas patas do seu cão quando chegar em casa depois do exercício - especialmente depois de correr, chão coberto de vegetação, terrenos irregulares ou asfalto quente. Isso geralmente é um problema no verão.

Saiba mais sobre: Pata

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Patas inchadas em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.