Pedras no trato urinário em gatos
Autora:

Pedras no trato urinário em gatos

As pedras do trato urinário são bastante comuns em gatos, e alguns fatores preventivos importantes que foram identificados incluem alimentação de alimentos enlatados que produzem uma acidez.

Pedras do trato urinário em gatos

Urolitíase são pedras que podem ser encontradas no rim, uréteres (o tubo entre rins e bexiga), bexiga e uretra (o tubo entre a bexiga e o mundo exterior).

A presença dessas pedras pode causar muitos sinais de doença em gatos. As pedras do trato urinário inferior (cistolitíase) são uma das condições colocadas sob o guarda-chuva do complexo felino da doença do trato urinário inferior.

Diagnosticar pedras no trato urinário em gatos

Um diagnóstico de urolitíase (pedras no trato urinário em gatos) é feito através de um exame de urina, que vai analisar a amostra de urina de um gato. Estudos de imagem, como raios-x e, às vezes, ultra-som do abdômen são freqüentemente realizados para auxiliar no diagnóstico.

Você também pode gostar:

Geralmente, a presença de pedras no trato urinário em gato é óbvia em um raio-x, e o número e a localização das pedras podem ser observadas.

A maioria das pedras é constituída por fosfato de amônio e magnésio (MAP, estruvita) ou oxalato de cálcio. Historicamente, as pedras de estruvita eram o tipo primário de pedra encontrada nos gatos.

No entanto, quando foram desenvolvidas dietas comerciais para gatos que produziram urina mais ácida, a porcentagem de pedras de estruvita começaram a diminuir e as pedras de oxalato de cálcio se tornaram mais prevalentes. Atualmente, a freqüência e o desenvolvimento de ambas pedras estão caindo devido a novas formulações de dieta.

Tratamento de pedras no trato urinário em gatos

O tipo de pedra será levado em consideração ao desenvolver um plano de tratamento. As pedras de estruvita na bexiga às vezes podem ser tratadas medicamente por dietas especiais que são projetadas para dissolver as pedras lentamente ao longo do tempo.

Complemente a sua leitura:

No entanto, a irritação da bexiga é causada por pedras, e isso continua enquanto elas se dissolvem. Há também um pequeno risco de pedras que viajam para baixo na uretra com a urina e hospedagem lá, causando um bloqueio que ameaça a vida.

Geralmente, o manejo da dieta é tentado quando as pedras são bastante pequenas. Todos os outros tipos de pedras, e às vezes os de estruvita, devem ser removidos cirurgicamente através de uma cistotomia (incisão cirúrgica na bexiga).

Uma vez que as pedras são removidas, o gato é colocado em uma dieta de prescrição de manutenção para ajudar a prevenir a recorrência da urolitíase.

As pedras do trato urinário são bastante comuns em gatos, e alguns fatores preventivos importantes que foram identificados incluem alimentação de alimentos enlatados que produzem uma acidez moderada, aumentando o consumo de água, evitando obesidade e reduzindo o estresse.

Saiba mais sobre: Rim

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Pedras no trato urinário em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.