Pênfigo foliáceo | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Pênfigo foliáceo | Causas, Sintomas e Tratamento

Pênfigo foliáceo é uma doença de pele de cães e gatos que normalmente começa na idade média precoce. Provoca pústulas e crostas na superfície da pele.

O que é Pênfigo foliáceo?

Pênfigo foliáceo é uma doença de pele de cães e gatos que normalmente começa na idade média precoce. Provoca pústulas e crostas na superfície da pele. A pele com crostas é crua e pode ser dolorosa. A doença pode começar no rosto e nas orelhas, mas muitas vezes se espalha para afetar a pele em outras partes do corpo. Ele também pode causar espessamento e rachaduras nas almofadas das patas. Felizmente, outros órgãos não são afetados pela doença. Em gatos, a dobra da garra é um local comumente afetado.

O que causa o Pênfigo foliáceo?

As lesões cutâneas surgem quando o sistema imunológico do animal atinge a pele. O sistema imunológico normalmente limpa infecções e quaisquer substâncias que são "estranhas" para o corpo, ignorando, ou tolerando, substâncias que são normalmente encontrados.

No pênfigo foliáceo, o sistema imunológico parece considerar alguns dos componentes normais da pele como estrangeiros. Ele usa os mecanismos normalmente lançados em invasores estrangeiros para tentar "limpar" esses componentes da pele. A inflamação resultante e danos na pele levam à crostas que é visto na superfície.

Você também pode gostar:

O que faz com que o sistema imunológico não considere mais a pele como uma parte normal do corpo? Infelizmente, não sabemos quais fatores contribuem para esse erro.

Em alguns casos, medicamentos ou infecções podem desencadear o sistema imunológico para agir de forma inadequada. Sabemos que algumas raças de cães parecem mais propensos a desenvolver a doença.

Uma vez que o pênfigo foliáceo se desenvolveu, ele tende a ser uma condição vitalícia devido à longa duração da "memória" do sistema imunológico.

Como o Pênfigo foliáceo é diagnosticado?

O pênfigo foliáceo é diagnosticado por biópsias da pele. Estes podem ser recolhidos com anestesia local, mas muitas vezes, sedação ou anestesia geral é necessária.

Como o Pênfigo foliáceo é tratado?

A doença é tratada com medicamentos orais ou injetáveis que suprimem o sistema imunológico hiperativo. Nós usamos uma ou mais drogas orais para tratar o pênfigo foliáceo em cada paciente.

A prednisona é a medicação oral mais comum prescrita, pois dá os resultados mais rápidos e efetivos. Inicialmente, utilizamos uma dose elevada de medicamentos para induzir uma "remissão" do pênfigo foliáceo e, em seguida, atarraxamos lentamente a dose das drogas até que a dose mínima efetiva esteja a ser administrada.

Complemente a sua leitura:

Além de prednisona, outros medicamentos podem ser administrados para suprimir o sistema imunológico. Essas drogas tendem a ter um início mais lento de atividade, mas elas podem ajudar a reduzir a dose de prednisona que é necessária a longo prazo.

Prednisona tem os efeitos colaterais mais óbvios, incluindo a sede excessiva e micção, apetite excessivo e ganho de peso, e respiraçãp ofegante. Porque eles suprimem o sistema imunológico, todos os medicamentos utilizados para pênfigo foliáceo pode levar a infecções recorrentes.

Todos os pacientes tratados com estes medicamentos necessitam de monitorização cuidadosa para minimizar os seus efeitos secundários. É recomendado verificar os valores do exame de sangue do seu animal de estimação freqüentemente no início da terapia. Como a doença entra em remissão e a dose de medicamentos é reduzida, a monitorização pode ser menos frequente.

Pênfigo foliáceo é geralmente tratado para a vida. O objetivo da terapia é usar a menor dose possível de medicamentos enquanto ainda controla a doença. Uma pequena quantidade de crostas é aceitável se uma dose muito alta de drogas é necessária para eliminá-lo completamente.

A doença tende a diminuir a crosta mesmo sem terapia, o que também torna essencial o monitoramento. Pode ser exacerbado pela luz solar em alguns animais de estimação, por isso recomendamos manter seu animal de estimação dentro de horas de pico de luz solar. Um protetor solar (que não contenha óxido de zinco) pode ser usado para proteger as áreas afetadas no rosto.

Saiba mais sobre: pele

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Pênfigo foliáceo | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.