Penicilina para gatos | Usos, Administração e Ação
Autora:

Penicilina para gatos | Usos, Administração e Ação

A penicilina para gatos está disponível em diferentes formas, dependendo da medicação específica prescrita.

A penicilina trata uma ampla gama de infecções em gatos.

Os gatos ficam doentes apenas como seus cuidadores humanos, e algumas doenças felinas exigem o tratamento com uma medicamentação antibiótica, apenas como você pôde.

A penicilina é um antibiótico eficaz, de largo espectro comumente usado para tratar infecções bacterianas em gatos. A penicilina para felinos está disponível apenas por prescrição e é vendida com várias marcas.

O que é penicilina?

A penicilina que ocorre naturalmente foi o primeiro antibiótico a ser descoberto. Muitas formas modificadas de penicilina estão agora disponíveis, mas a forma natural ainda está em uso hoje.

A penicilina tem um espectro limitado de atividade, e muitos tipos de bactérias desenvolveram resistência a esta droga. Por estas razões, os veterinários tipicamente prescrevem penicilina quando eles estão razoavelmente certos de que ela será eficaz contra uma infecção particular ou em combinação com outras drogas.

A penicilina é geralmente administrada por injecção. Alguns tipos podem ser injetados em uma veia, enquanto outros devem ser injetados em um músculo ou a pele. Uma forma oral está disponível, mas raramente é prescrita. Ela funciona melhor em um estômago vazio, mas pode ser administrada com alimentos se ocorrer a dor de estômago.

Você também pode gostar:

Usos da penicilina

A penicilina é eficaz contra uma variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas. Isto, combinado com seu perfil do baixo-lado-efeito e atividade do largo-espectro, é uma escolha superior para tratar infecções de aparelho urinário, infecções da orelha, infecções respiratórias, infecções da pele e infecções macias do tecido nos gatos.

Os antibióticos da penicilina são prescritos frequentemente para os gatos que esperam resultados do laboratório que têm uma infecção óbvia mas não identificada.

Administração da penicilina

A penicilina para gatos está disponível em diferentes formas, dependendo da medicação específica prescrita. Preparações líquidas podem ser mais fáceis de administrar, mas muitos gatos são capazes de engolir comprimidos com pouca dificuldade.

A dose exata do medicamento depende de inúmeros fatores, incluindo o peso do gato, o tipo e a gravidade da infecção que está sendo tratada, e a medicação exata usada.

Tipicamente, os gatos tomam um tratamento da penicilina durante uma semana, mesmo se os sintomas melhorarem antes de terminar o tratamento.

Método de ação da penicilina

Penicilina e antibióticos relacionados trabalham inibindo a síntese das paredes celulares das bactérias. Isso impede que as bactérias se multiplicam e resultam em sua morte.

A penicilina não é muito eficaz contra Staphylococcus, Pseudomonas, e algumas cepas de Serratia (bactéria gram-negativa), Enterobacter e Klebsiella bactérias.

A adição de um inibidor da beta-lactamase, como o ácido clavulônico, aumenta sua efetividade. É eficaz no tratamento de infecções causadas por E. coli, Streptococcus, Salmonella spp. e P. mirabilis.

Não tente diagnosticar e tratar o seu gato sem orientação veterinária; o uso indevido de antibióticos contribui para o desenvolvimento de MRSA e outras cepas resistentes a antibióticos de bactérias.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais gastrointestinais, tais como dor abdominal, redução do apetite, diarreia e vômitos, são as reações negativas mais comuns aos antibióticos penicilina.

Administrar a medicação nas refeições pode diminuir estes efeitos secundários. As reações alérgicas também são possíveis e podem causar sintomas como vômitos, urticária e salivação excessiva.

Adicionalmente, o uso a longo prazo da penicilina pode causar um desequilíbrio da microflora intestinal e provocar inchaço, dor de estômago e gás.

Suplementação com um probiótico pode aliviar esses sintomas. Relatar diarreia com sangue, hematomas incomuns, dor intensa ou dificuldade para respirar para o seu veterinário imediatamente.

O que fazer se você perder uma dose

Dê a dose o mais rapidamente possível. Se estiver quase na hora da próxima dose, ignore a dose esquecida e continue com a programação regular. Não dê o seu animal de estimação duas doses ao mesmo tempo. Ligue para o seu veterinário se tiver alguma dúvida.

Saiba mais sobre: penicilina

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Penicilina para gatos | Usos, Administração e Ação" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.