Perda de peso em gatos
Autora:

Perda de peso em gatos

Causas da perda de peso do gato.

Muitas pessoas ficam preocupdas com o peso dos animais de estimação, mas a perda de peso involuntária em gato pode ser um problema sério. Pode ser um sinal de um problema médico subjacente.

Dependendo da razão para a perda de peso do seu gato, você pode notar que o apetite do seu gato é reduzido ou desapareceu totalmente, uma condição conhecida como anorexia. Isso é perigoso para gatos, porque eles são propensos a algo chamado Lipidose hepática, ou síndrome do fígado gorduroso, uma condição de risco de vida que pode desenvolver quando o fígado deve processar grandes quantidades de gordura armazenada para fornecer energia para o corpo.

Mas há outras situações médicas que farão com que seu gato perca o peso, mesmo se continua a comer sua quantidade normal de alimento.

Se seu gato está comendo ou não, se você observa seu gato está perdendo o peso, é importante consultar seu veterinário. Se você não  tem certeza sobre o peso ideal para o seu gato, seu veterinário pode fornecer a orientação e um regime de alimentação sugerido para encontrar necessidades nutritivas do seu gato.

Você também pode gostar:

Causas da perda de peso do gato

  • Ansiedade, estresse ou depressão. Gatos com estresse psicológico podem perder o apetite, o que pode resultar em perda de peso. Situações que podem perturbar o seu gato incluem ruído excessivo, outros animais na área de alimentação, pratos de alimentos sujos, ou a proximidade do prato de alimentos para a caixa de maca.
  • Câncer. Embora nem toda perda de peso em gatos é causada pelo câncer, é um culpado relativamente comum. Outros sintomas que comumente aparecem incluem perda de apetite, letargia e ocultação.
  • Diabetes. Esta doença, que pode ser causada por uma falha de produzir a insulina hormonal ou uma capacidade prejudicada para responder a ela, comumente causa perda de peso em gatos, muitas vezes com uma mudança de apetite. Gatos com diabetes também pode beber quantidades excessivas de água, urinar mais do que o habitual, agir lento, desenvolver infecções do trato urinário, e ter hálito docemente perfumado.
  • Peritonite infecciosa felina. Este vírus, que mais comumente ocorre em gatos criados em viveiros, é conhecido por causar desperdício. Gatos com peritonite vão parecer doentes, muitas vezes com uma febre que não responde aos antibióticos.
  • Problemas gastrointestinais. Há uma variedade de condições diferentes no trato gastrointestinal que pode causar a perda de peso do gato. Quando este for o caso, outros sintomas podem incluir diarréia, falta de apetite, e vômitos. Os problemas gastrointestinais mais comuns que produzem a perda de peso nos gatos incluem a doença inflamatória do intestino, alergias do alimento, ou determinadas infecções.
  • Parasitas intestinais. Também conhecido como vermes, parasitas intestinais podem ser a causa da perda de peso não intencional do seu gato. Embora os sintomas nem sempre estejam presentes, esses parasitas também podem causar diarréia, inchaço, vômito e dificuldade para respirar.
  • Falência de órgãos. Muitos gatos idosos apresentam perda de peso, e pode ser difícil determinar a causa precisa do problema, especialmente porque o metabolismo muda com a idade. As circunstâncias tais como a doença do diabetes e do rim tornam-se mais comuns como os gatos são mais velhos. Seu veterinário pode identificar estes problemas com sangue simples e testes de urina.
  • Hipertireoidismo. Seu gato pode ter um bom apetite; na verdade, ele pode estar comendo mais do que o habitual, mas ainda está perdendo peso. Hipertireoidismo resulta de um tumor benigno de produção hormonal na glândula tireoide que eleva os níveis de hormônio da tireoide. Além da perda de peso, o hipertireoidismo pode causar aumento da bebida e micção, aumento da atividade, vômitos, diarreia, e desperdício muscular. Em estágios posteriores, pode até levar a problemas cardíacos ou morte. Os gatos mais velhos igualmente são particularmente propensos a desenvolver esta circunstância.
  • Dor de dente. Se o seu gato de repente parar de comer e começa a perder peso, mas parece de outra forma saudável, pode ser algo tão simples como um dente dolorido causando o problema. Babar e salivar na boca pode ser outros sinais de uma questão de dente.

Tratamento e cuidados domiciliares para perda de peso em gatos

Complemente a sua leitura:

Para determinar o que está causando a perda de peso do seu gato e projetar o melhor plano de tratamento para você e seu animal de estimação, seu veterinário provavelmente vai fazer um exame completo físico, exame de sangue, e urina.

Dependendo da razão para a perda de peso do seu gato, uma variedade de tratamentos e mudanças dietéticas para tratar a condição subjacente e recuperar o peso podem ser prescritos. Felizmente, mesmo em gatos mais velhos, a perda de peso pode frequentemente ser tratada, se não curado.

A perda de peso causada por certas condições do trato gastrointestinal pode ser tratada, quer unicamente ou em parte, fazendo alterações apropriadas à dieta do seu gato. Se seu gato está sofrendo da doença inflamatória do intestino ou de outras circunstâncias que fazem a absorção do alimento serdifícil, uma dieta facilmente digerida pode ser recomendada. Gatos que perdem peso por causa de alergias alimentares podem recuperar completamente quando os alimentos ofensivos são removidos de sua dieta.

Em situações onde a falta de apetite está contribuindo para a perda de peso, o apetite estimulado por medicamentos ou tubos de alimentação pode ser usado para manter a nutrição adequada, enquanto a causa da anorexia está sendo tratada.

Saiba mais sobre: Obesidade

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Perda de peso em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.