Peritonite em cães
A peritonite em cães é uma doença que pode se tornar muito grave, dependendo da causa. Por esse motivo, tem um prognóstico difícil; sua evolução e resultado são muito difíceis de prever.
Por essa mesma razão, queremos explicar um pouco mais sobre esta doença, seus sintomas e seu tratamento, para que você possa entender como ela se manifesta e como ela pode ser tratada por um veterinário. Continue lendo e aprenda tudo sobre peritonite em cães.
O que é peritonite em cães?
O peritônio é uma membrana que reveste o lado interno da cavidade abdominal e as vísceras abdominais. Sua principal função é proteger e absorver líquidos que não devem estar presentes nesta área anatômica.
Quando falamos de peritonite, estamos nos referindo a uma inflamação dessa membrana, que pode ser generalizada ou localizada. Claro, este último tem um melhor prognóstico.
Quais são as causas da peritonite em cães?
Existem vários fatores que podem causar a peritonite em c˜es, mas a causa mais comum é a infecção devido a uma perfuração do trato gastrointestinal, incluindo o estômago, esôfago, intestino ou vesícula biliar. Esta perfuração pode acontecer devido a ingestão de algo agudo ou durante a cirurgia, ou devido a um golpe.
Você também pode gostar:
Outras causas de peritonite em cães podem ser:
- Câncer
- Cálculos biliares
- Pancreatite (inflamação do pâncreas)
- Estenose (estreitamento dos ductos da vesícula biliar)
- Bactérias
- Trauma ao abdômen
- Outros fluidos corporais que entram no peritônio
Sintomas de peritonite em cães
Os possíveis sintomas experimentados por um cão antes de um estado de peritonite são numerosos, e nem todos se manifestam o tempo todo. Na verdade, apenas alguns desses sintomas podem ser um sinal de peritonite, por isso é importante estar atento. Os sintomas mais comuns de peritonite em cães são:
- Letargia
- Febre
- Perda de apetite
- Vômito
- diarreia
- Dor
- Ampliação abdominal
- Distensão abdominal
Se você notar esses sintomas, você deve levar o seu cão ao veterinário imediatamente. Para um diagnóstico completo de peritonite, o veterinário irá realizar outros testes de diagnóstico, bem como uma varredura completa ou ultra-som para confirmar que há de fato uma inflamação do peritônio.
Como a peritonite em cães é diagnosticada?
É muito importante ir ao veterinário imediatamente, logo que você suspeitar que o seu cão pode sofrer de peritonite.
O especialista realizará um exame físico completo com base nesses sintomas e poderá explicar a causa. O processo para um diagnóstico completo inclui exame padrão, um perfil bioquímico, um hemograma completo e urinálise.
No perfil bioquímico, os níveis de enzimas hepáticas aparecerão altos e haverá bile na urina. Uma radiografia e uma ultrassonografia permitirão a visualização do fígado e do vazamento de bile. Todos esses testes juntos vão garantir que seu animal tenha peritonite ou não.
Tratamento de peritonite em cães
O tratamento dependerá do tipo e gravidade da peritonite. Geralmente, existem três diretrizes básicas no seu tratamento:
- Estabilizar os valores fisiológicos do cão
- Tratar a infecção
- Localizar e corrigir a causa
Cirurgia pode ser necessária em alguns casos, como quando há um acúmulo de líquido e drenagem abdominal é necessária. Como mencionado, o prognóstico da peritonite em cães varia de animal para animal e também depende da causa.
Seja qual for o caso, um bom atendimento veterinário e atendimento domiciliar atencioso pode ajudar seu cão a superar essa doença.
Como prevenir a peritonite em cães
Pouco pode ser feito para evitar a peritonite em cães, exceto em observar de perto que seu cão não come nenhum objeto pontiagudo. Visitas regulares ao veterinário podem ajudar a detectar antes que a saúde do seu cão tenha tempo de se deteriorar.
Como em qualquer outra doença, quanto mais cedo for detectada, mais cedo ela pode ser tratada e quanto mais cedo o animal pode se recuperar.