Por que o camaleão pode mudar de cor?
Autora:

Por que o camaleão pode mudar de cor?

A resposta padrão a respeito do porque os camaleões mudam de cor é que eles podem se camuflar contra o ambiente para escapar de predadores.

Pequeno, requintado e muito habilidoso, o camaleão é a prova do reino animal de que coisas espetaculares podem estar em pequenos tamanhos.

Originário do continente africano, eles são uma das criaturas mais fascinantes da Terra.

Eles têm olhos que se movem independentemente uns dos outros, uma língua que pode se estender até duas vezes mais do que seu corpo e, é claro, sua famosa habilidade de mudar de cor como um ato de camuflagem.

É o último que queremos discutir neste artigo em nossa tentativa de entender por que um camaleão pode mudar sua cor? Para responder a essa pergunta, também veremos como e o que é esse presente incrível.

O que é um camaleão?

Antes de saber mais sobre a capacidade miraculosa do camaleão de mudar sua cor, devemos saber um pouco mais de informações gerais sobre eles. A primeira coisa é que não há um camaleão, mas mais de duzentas espécies individuais sob a bandeira do seu nome científico Chamaeleonidae. O verdadeiro camaleão vive no continente africano, mas pode ser encontrado na Europa e em certas regiões da Ásia.

É um animal relativamente solitário, geralmente habitando as copas das árvores das selvas, sem nenhum grupo familiar ou companheiros.

Somente quando é hora de encontrar um parceiro e se reproduzir, ele desce de volta para terra firme.

Nas árvores alimenta-se principalmente de insetos como grilos, baratas e moscas, mas também ingerem vermes e aranhas.

Eles pegam suas presas em um método mais incomum. Eles podem lançar sua língua na presa, estendendo-se ao longo de duas vezes o comprimento do corpo (excluindo cauda) e pousá-la em sua vítima.

O inseto gruda na língua que se retrai e entra na boca do camaleão para ingestão. A velocidade com que o lagarto faz, leva cerca de 1/10 de segundo, não dando para sua presa praticamente o tempo para evasão.

Por que um camaleão pode mudar sua cor?

Esta talvez seja uma pergunta estranha, mas a razão para isso é distinguir por que esse lagarto e não outros. A resposta não é realmente cognoscível, a não ser uma peculiaridade da evolução.

Alguns outros lagartos podem mudar o tom de sua cor, mas nenhum pode mudar tão variavelmente quanto o camaleão.

A resposta padrão a respeito do porque os camaleões mudam de cor é que eles podem se camuflar contra o ambiente para escapar de predadores.

No entanto, todos os lagartos têm predadores, mas o camaleão parece tão único. As razões para a sua capacidade de mudar de cor, além do fato de que eles são feitos de evolução de muitas maneiras.

Por exemplo, foi descoberto recentemente que eles têm duas vezes mais elementos em seus pulsos do que antes, parte da razão pela qual eles são tão adeptos da vida nas árvores.

Com cerca de metade das espécies de camaleão do mundo que vivem na ilha de Madagascar, talvez a sua concentração exigisse que se adaptassem de diferentes maneiras. Embora possamos nunca entender completamente o capricho da evolução, podemos observar como os camaleões mudam de cor e para que outros fins eles usam a mudança de cor.

Como os camaleões mudam de cor?

A sabedoria previamente aceita de como um camaleão muda de cor era a de que se tratava de células especiais na pele chamadas cromatóforos.

Estes contêm certos pigmentos e pensava-se que o camaleão mudaria a sua cor, alterando estas organelas contendo pigmento (parte das células da pele). No entanto, isso é apenas parte da história.

Um estudo divulgado em 2014 descobriu outro aspecto de como um camaleão muda sua cor. Isto é até as camadas dentro da pele do lagarto. A camada superior contém cristais conhecidos como nanocristais de guanina. Esses cristais se movem e, ao fazê-lo, mudam o comprimento de onda da luz que passa através deles. Parte da luz é absorvida pela pele e outra é refletida pelos cristais. Isso, quando combinado com as organelas de mudança de pigmento, embora o lagarto para controlar sua mudança de cor. Isso ajuda a explicar por que alguns camaleões podem criar esse espectro de cores, os cristais quebrando o espectro de luz em suas partes constituintes.

Por que os camaleões mudam de cor?

Agora você sabe como camaleões mudam de cor, você pode estar interessado em por que eles fazem isso. A resposta padrão é que eles o fazem para se camuflar contra o ambiente. No entanto, esta resposta é simplista demais e as razões pelas quais elas mudam de cor são realmente variadas. Vamos dar uma olhada:

  • Proteção: apenas uma minoria de camaleões "ativamente" se camufla. Isso significa que eles se adaptam rapidamente ao ambiente, mudando sua cor e / ou marcações para se assemelhar ao ambiente. Eles fazem isso como uma resposta à visão de seu predador, sabendo que serão mascarados. Outros camaleões se camuflarão de maneira mais básica, imitando a cor do seus arredores para que eles não possam ser detectados por predadores que examinam a área.
  • Temperatura: os camaleões também mudam de cor de acordo com a temperatura do ambiente. Por exemplo, tons mais escuros são mais capazes de absorver os raios do sol. Se um camaleão está muito frio, eles podem se tornar mais maçantes para absorver mais calor e vice-versa. Este processo é conhecido como termorregulação.
  • Sinalização: alguns camaleões também têm capacidades fluorescentes na forma de tubérculos que criam uma "janela" no osso por baixo. Esses ossos têm propriedades fluorescentes e podem mudar de acordo com o movimento dos tubérculos. Estes tubérculos são sexualmente dimórficos, ou seja, eles mudam de acordo com o sexo do animal. A implicação então é que camaleões usam isso para sinalizar para o outro sexo para fins reprodutivos. No entanto, os camaleões machos também sinalizam para outros machos quando estão lutando. Eles mostram cores brilhantes para o confronto e, em seguida, entorpecem-se quando voltam para baixo.

Na verdade, um camaleão mudará sua cor para sinalizar um estado de espírito ou estado de ser por muitas razões. Em seguida, entraremos em mais detalhes sobre quais podem ser.

Camaleões mudando de cor de acordo com o humor

Apesar de animais relativamente solitários, os camaleões ainda precisam se comunicar com seus pares por várias razões. Este é um tipo de comunicação não verbal que é muito útil na natureza. Inclui:

  • Estresse: em situações de ansiedade ou nervosismo, os camaleões vão se transformar em tons mais escuros, como o preto ou marrom.
  • Agressão: durante uma briga ou quando se sentem ameaçados por outros da mesma espécie, os camaleões mostram uma variedade de cores brilhantes, com o vermelho e o amarelo predominando em muitas espécies. Isso mostra que eles estão dispostos a entrar em combate.
  • Passividade: se um camaleão não estiver disposto a lutar ou recuar de um agressor, eles se voltarão para uma cor mais escura para mostrar que eles não estão procurando por problemas.
  • Acasalamento: quando a fêmea estiver pronta para o acasalamento, ela exibirá cores sólidas e brilhantes para o macho. Os machos geralmente mostram um arco-íris de cor para sinalizar que estão prontos para o acasalamento. O macho, que mostra a maior capacidade de exibir sua gama de cores, geralmente ganha.
  • Gravidade: quando a fêmea foi fertilizada, ela muda seu corpo para cores mais escuras para sinalizar que não está mais interessada em acasalamento.
  • Felicidade: seja de vencer uma briga ou encontrar algum tipo de paz contra qualquer problema existencial que os camaleões possam ter, os camaleões exibirão tons verde-claros quando estiverem calmos e felizes. Este é também o tom de machos dominantes.
  • Tristeza: inversamente, um camaleão derrotado em uma luta, doente ou deprimido, pode ficar cinza ou marrom claro.

Quantas cores os camaleões podem exibir?

Como dissemos antes, existem mais de 200 espécies de camaleão distribuídas em todo o mundo.

Eles nem todos mudam de cor da mesma maneira. Isso parece depender muito do ambiente e das espécies individuais. Nem todas as espécies de camaleão têm a capacidade de exibir florescência.

Algumas espécies pobres mal conseguem mudar de cor, mudando o tom em vez de cores.

Algumas espécies, como o camaleão de Parson, só podem alternar entre cinza e azul. Outros, como o camaleão do Jackson, têm um alcance entre 10 e 15 tons.

Um terceiro tipo só pode mudar dentro do espectro de preto, ocre e marrom. Eles são animais complexos que têm uma relação fascinante com a cor, nossa compreensão apenas arranha a superfície.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que o camaleão pode mudar de cor?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.