Por que os gatos odeiam água?
Autora:

Por que os gatos odeiam água?

Quando você pegar o seu gato e colocar ele em uma banheira cheia de água, ele não teve tempo para decidir se é algo que é seguro ou não.

A maioria das pessoas que compartilharam suas vidas com gatos descobriram que nossos amigos gatos não são loucos sobre banhos. Na verdade, alguns deles ficam completamente irritados sobre a banheira cheia de água, e eles não hesitam em escapar da situação. Isto levanta a pergunta: por que os gatos deiam a água?

Os gatos gostam de experimentar a vida em seus termos

Pode surpreendê-lo se você encontrar o seu gatinho com a pata mergulhada em sua tigela de água e, em seguida, sacudir para fora, escalar o balcão para explorar uma torneira gotejante, ou realmente implorar para ligar uma torneira para que ele possa beber água da torneira. Alguns gatos ate colocam suas cabeças na água e jogam um pouco. Por que seu gato faria essas coisas, mas odeiam a hora do banho?

Gatos não gostam de surpresas. Eles gostam de abordar as experiências com o seu próprio tempo e capacidade de mudar a sua mente a qualquer momento. Quando você pegar o seu gato e colocar ele em uma banheira cheia de água, ele não teve tempo para decidir se é algo que é seguro ou não. Sua luta ou mecanismo de defesa, faz com que ele tente descontroladamente escapar, ou ele pode uivar de frustração e raiva através de todo o banho.

Os gatos são sensíveis aos cheiros

Os gatos podem cheirar os produtos químicos na água da torneira muito mais agudamente do que os seres humanos podem. Alguns gatos não gostam mesmo de beber a água da torneira por causa de sua sensibilidade a seu odor.

Você também pode gostar:

Os revestimentos dos gatos ficam pesados quando molhados

A camada superior do casaco de um gato geralmente tem alguma resistência à água. No entanto, se o casaco está completamente encharcado, torna-se bastante pesado. Isso provavelmente faz com que o gato se sinta como ele não é tão manobrável ou rápido como de costume. Os gatos gostam de saber que podem sair de uma situação a qualquer hora que precisam, assim ter uma sensação de estar mais pesado e lento é uma sensação indesejada.

Gatos ficam com frio mais facilmente

Os gatos mantêm uma temperatura de corpo mais elevada do que seres humanos, e é mais difícil para que permaneçam mornos. Ser envolto em pele pesada e molhada é fria.

A água não era uma grande parte da evolução da maioria dos gatos

A maioria dos gatos domésticos descendem de felinos que viviam em regiões áridas. A água simplesmente não pode ter sido uma grande parte de sua consciência evolutiva. Alguns gatos que vieram de áreas aquáticas parecem gostar de água.

Na verdade, gato van turca é conhecido por amar nadar e brincar na água. Estes gatos vêm de uma área de Turquia com um grande lago, e os gatos lá nadam para encontrar os barcos de pesca que seus seres humanos trabalham. Eles comiam peixe e mantinham roedores fora dos botes.

Há também alguns gatos da selva que se alimentam de peixe. Estes gatos sentam na borda da água e esperam uma refeição, e alguns até sentam na água.

Você pode ensinar o seu gato a desfrutar de banho?

Pode ser possível ajudar alguns gatos aprenderem a não odiar banhos. A seguir estão algumas etapas para aclimatar seu gato à água. Durante cada passo, use louvor e guloseimas para recompensar o seu gato para participar.

  • Se possível, comece expor seu gato aos banhos quando é um gatinho. O mais adiantado uma idéia ou um evento é introduzido a um gato, mais provável de aceitar e talvez até mesmo apreciar.
  • Primeiro, obter o seu gato usando o recinto que você pretende usar para dar banho. Isto pode ser uma cuba, pia, ou um escaninho de lavagem plástico. Coloque brinquedos na área, e incentivá-lo a entrar e verificar.
  • Uma vez que seu gato é confortável de jogar no espaço do banho, encher com uma polegada da água e jogar em alguns brinquedos.
  • Faça isso várias vezes ao longo de algumas semanas até que seu gato esteja confortável de espirrar na água um pouco.
  • Quando é hora de tentar um banho real, colocar uma esteira ou uma toalha na parte inferior da cuba ou pia assim que seu gato sente mais estável.
  • Use a menor quantidade de retenção necessária para manter o seu gato na banheira. 
  • Tenha tudo que você precisará assim que você pode começar o banho, vai ser feito o mais rapidamente possível.
  • Fique calmo. Se você se aproxima do banho, seu gato será mais provável de ficar agitado.
  • Use uma toalha para secar seu gato assim como você pode quando o banho é terminado, e fornecer um lugar morno agradável terminar a secagem.

Complemente a sua leitura:

Não use shampoo humano, shampoo de pulga, ou shampoo com medicamento a menos que seu veterinário recomendar um. Use um shampoo suave feito para gatos.

  • A pele humana tem um pH diferente da pele dos gatos. Shampoos humanos podem ser muito secos para gatos e podem causar condições de pele como resultado.
  • Shampoos medicados só devem ser usados se um problema de pele é diagnosticado.Caso contrário, eles podem causar novos problemas de pele.
  • Os shampoos de pulga matam as pulgas que estão no animal de estimação mas não mantêm pulgas novas de saltar sobre. Os produtos de pulgas podem ser muito específicos quanto à idade e às espécies que são usados. Pode ser muito perigoso se os produtos do cão são usados em gatos, assim que os produtos da pulga devem somente ser usados na recomendação de seu veterinário.

Com alguma paciência e compreensão de sua parte, seu gato pode aprender a amar banhos. Ou talvez tolerá-los. Ou talvez ainda não aceitá-los em tudo, mas pelo menos você vai entender o porquê.

Saiba mais sobre: Gato

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que os gatos odeiam água?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.