Por que meu poodle ronca? Principais causas
Autora:

Por que meu poodle ronca? Principais causas

Ronco pode ser prejudicial para um poodle? Nem sempre, mas em alguns casos pode ser.

Muitos proprietários perguntam se é normal o poodle roncar, uma vez que este é normalmente pensado como um problema para as raças braquicefálicas (raças como o Pug ou Bulldog). No entanto, existem várias razões pelas quais o poodle toy ou poodle padrão pode roncar.

O ronco real é o som que se manifesta quando há uma vibração das estruturas respiratórias devido ao movimento de ar obstruído enquanto dorme. Portanto, qualquer barulho tipo grunhindo que acontece quando um poodle está acordado será uma questão diferente.

Ronco tipicamente acontece uma vez que o cão cai em sono profundo. Embora alguns poodles podem roncar mesmo durante um sono curto e cochilos. Enquanto o ronco pode piorar quando um cão envelhece, não se limita a qualquer uma determinada idade ou variedade de poodle.

Efeitos do ronco

Ronco pode ser prejudicial para um poodle? Nem sempre, mas em alguns casos pode ser. Além de mantê-lo acordado à noite, há algumas preocupações para ter em mente que pode acontecer aos cães que têm problemas de ronco moderado a grave.

  1. comportamento alterado - se você está sempre mal-humorado depois de uma noite de sono ruim, você vai entender por que ronco pode afetar o humor de um poodle. Quando algumas pessoas supõem que um cão está em um sono pesado ao ressonar, completamente o oposto pode ser verdadeiro. Pode causar um padrão de sono perturbado que leva um tipo de privação de sono profundo que, por sua vez, pode levar a comportamento mal-humorado ou agitado.
  2. tensão do coração - durante um longo período de tempo, ronco prolongado devido à apneia obstrutiva do sono pode causar elevação da pressão arterial e até mesmo alargamento do coração que aumentam o risco de um cão de ter ataque cardíaco e derrame.

Razões pelas quais um poodle pode roncar

As razões pelas quais o ronco do poodle pode variar de muito simples e facilmente resolvidos para problemas e condições médicas muito mais graves.

As razões mais comuns incluem:

  • Alergias - garganta e passagens nasais inflamadas pode causar ronco. Isto pode ser uma edição sazonal tal como o pólen ou poeira quando as casas são fechadas frequentemente devido ao tempo frio. Outros sinais de alergias podem incluir corrimento nasal ou ocular, sibilância, tosse e coceira. Uma vez que o ronco não é muitas vezes o único sintoma de alergias no poodle, é melhor procurar tratamento veterinário que irá ajudar o filhote de cachorro ou cão com todas as questões. Para problemas leves a moderados, podem ser administrados anti-histamínicos e/ou anti-inflamatórios.
  • Ar seco - quando o ar na casa está faltando umidade normal (comum durante o inverno, quando os elementos de aquecimento estão sendo usados), isso pode causar garganta e membranas nasais inchadas, que por sua vez pode levar ao ronco.

Deve notar-se que o ar muito seco (tanto dentro e fora) pode causar a pele seca em um poodle e até mesmo estático para o revestimento que pode resultar em ruptura. Naturalmente os umidificadores podem ajudar embora os remédios de baixo custo em casa podem incluir a saída de bacias da água para fora, ter plantas na casa, manter as portas abertas ao tomar banho e ao deixar a roupa para fora ao ar seco.

Você também pode gostar:

  • Posicionamento ímpar da cabeça - alguns poodles podem dormir em posições muito estranhas e se eles tendem a enrolar-se de uma certa maneira, pode haver respiração obstruída que não acorda o cão, mas faz com que ele roncar.

Se o ronco é alto o suficiente para acordar os proprietários ou se ele está perturbando os padrões de sono do poodle suficiente para causar problemas comportamentais, você vai querer tentar melhorar a postura de dormir do seu poodle.

Conseguir uma cama diferente para o cão que tenha um projeto mais profundo ou mais raso dependendo do que está sendo usado atualmente. Além disso, oferecer um travesseiro para cão que irá elevar a cabeça do poodle pode muitas vezes ajudar a reduzir o ronco.

As razões menos comuns mas possíveis incluem:

  • Apneia do sono - ronco é o primeiro sinal de apneia do sono e isso pode ser um problema de saúde grave para cães. Esta é uma condição em que a respiração é temporariamente interrompida por muito brevemente, mas continuamente durante o sono. Esta pausa está respirando normalmente dura 10 a 20 segundos e um cão pode ter isso acontecer em qualquer lugar de 10 a 100 de vezes por noite. Além de ronco, um poodle também pode fazer ruídos ofegantes.

Casos menores, muitas vezes incluem ronco e levam ao cão sendo excessivamente dormindo no dia seguinte ou mal-humorado. Casos mais sérios podem até ser fatais.

O tratamento envolve certificar-se de que o poodle não está com sobrepeso e colocar um umidificador na sua área de dormir durante o inverno. O cão será verificado para alergias e, em alguns casos, a medicação anti-inflamatória pode ajudar. Em casos sérios que estão colocando em risco a saúde do cão, a cirurgia realizada para remover o excesso de tecido na garganta para tornar a via aérea mais ampla.

  • Palato mole alongado - embora não seja comum com a raça poodle, esta condição às vezes é a causa do ronco. Os cães que têm um palato macio mais longo do que usual podem resronar e igualmente ter problema com a respiração durante o exercício, fazer ruídos ao cheirar, ao comer, tosse e/ou vômito durante ou direita após comer. Estes sintomas podem piorar durante as condições meteorológicas quentes úmidas.

O tratamento para casos menores geralmente envolve medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais. Casos mais graves são frequentemente tratados com cirurgia para encurtar o palato.

  • Estenose nasal - como com palato alongado, narinas estenóticas (narinas beliscadas) não são comuns com a raça poodle, mas é uma causa possível. Este é um estreitamento das narinas que provoca ronco, ruídos ao cheirar e muitas vezes dificuldade em respirar, particularmente quando o cão está animado. Este é um defeito congenital embora em casos menores pode aparecer quando um filhote de cachorro está na fase do dentição.

Com casos leves, um poodle não deve fazer exercido em tempo quente, úmido e os proprietários devem tentar ajudar a evitar quaisquer situações estressantes. Se um cão está realmente lutando, a cirurgia é freqüentemente realizada para ampliar as aberturas nasais.

  • Aspergilose - este é um tipo de doença fúngica que quando observada e cães está localizada nas cavidades nasais. É causas pelo fungo que pode ser encontrado na grama e em outros ambientes similares.

Complemente a sua leitura:

Outros sinais além do ronco são espirros, fraqueza, corrimento nasal e lesões ao redor do nariz. Isso é tratado com medicação antifúngica.

  • Problemas dentais - quando você não puder imediatamente igualar o ronco com edições do dente, a infecção de um dente pode inflamar as passagens nasais que podem conduzir ao ronco. Outros sinais podem incluir problemas para comer alimentos duros, gengivas inchadas e/ou mau hálito.

O cuidado dental inclui a escovação regular dos dentes é uma parte muito importante do cuidado do poodle. Oferecer tratamento dental sudável e ter a boca do seu poodle examinado pelo menos uma vez por ano também são vitais na manutenção da boa higiene bucal e ajudar a combater a cárie dentária, perda de dente e tais problemas graves como ossos da mandíbula enfraquecido e até mesmo infecção do corpo inteiro.

  • Excesso de peso - enquanto esta raça não é conhecida por ter problemas de obesidade, qualquer cão pode tornar-se sobrepeso a partir de uma combinação de muita comida e não ter atividade o suficiente. Excesso de gordura ao redor da área do pescoço terá um efeito sobre os anéis traqueais de um cão, que por sua vez pode causar ronco. Estar com excesso de peso pode ter terríveis efeitos de saúde e até mesmo encurtar a vida de um cão.

Remédios caseiros para ajudar o poodle que ronca

Se você teve seu poodle verificar alguma das condições médicas possíveis acima alistadas, você pode ajudar a reduzir o ronco:

  • Mantenha a umidade no ar. Use umidificadores em toda a casa ou apenas onde o poodle dorme.
  • Avalie a área de dormir do seu poodle. Uma cama diferente do cão ou a adição de um descanso canino podem ajudar a reposicionar a maneira que seu cão dorme.
  • Remover/limitar possíveis alérgenos. Os ácaros da poeira podem ser uma causa comum das alergias, limpar os revestimentos de cama do seu poodle e todos os cobertores que ele pode usar. Usar um aspirador de pó certificado HEPA pode remover partículas finas de pólen e outros alérgenos de ambos os pisos e do ar.

Se é uma questão de alergias sazonais, verifique seus níveis de pólen locais (através de relatórios da estação meteorológica) para evitar andar com o seu poodle quando os gatilhos podem ser elevados.

  • Mantenha seu poodle em um peso saudável. Os cães sênior são mais propensos ao ganho de peso, uma vez que há uma desaceleração do metabolismo e, muitas vezes, uma diminuição na atividade. Se você suspeitar que seu poodle pode estar muito pesado, discutir isso com o seu veterinário.
  • Ajude o seu poodle evitar irritantes no ar - enquanto o número de fumantes cai a cada ano e é atualmente menos de 20% da população, se houver algum fumante em sua casa ter em mente que inalar fumaça de segunda mão terá efeitos sérios sobre o seu poodle. Irritação da garganta e passagens nasais podem causar ronco e exposição prolongada ao fumo pode levar ao câncer. O uso pesado de sprays de purificadores de ar e outros produtos químicos aéreos também pode causar problemas ao longo do tempo.
  • Se o ronco é crônico você vai querer ter o seu poodle examinado por um veterinário de confiança, experiente que pode olhar para as coisas mais e descartar possíveis problemas sérios.

Saiba mais sobre: poodle

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que meu poodle ronca? Principais causas" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.