Por que o meu cão está vomitando?
Autora:

Por que o meu cão está vomitando?

Existem literalmente dezenas de doenças diferentes, muitas não relacionadas com o estômago, que podem causar um vômito no cão.

Embora possa ser normal que os cães vomitarem uma ou duas vezes por ano, o vômito em uma base mais freqüente é motivo de preocupação.

E, embora seja tentador pensar que o vômito em cães significa que o problema está no estômago, saber que o vômito é um sintoma verdadeiramente inespecífico.

Existem literalmente dezenas de doenças diferentes, muitas não relacionadas com o estômago, que podem causar um vômito no cão.

As causas mais comuns de vômito estão listadas abaixo.

Comer algo inapropriado

Os cães, particularmente os jovens, são os reis e rainhas de comer coisas que não deveriam. A irritação do estômago e dos intestinos causada por comer comida que não deveria pode causar vômitos. Como um caso de intoxicação alimentar, esse tipo de vômito geralmente resolve por conta própria após 12 a 24 horas.

Corpos estranhos gastrointestinais

Ossos, pedras, brinquedos infantis, meias, roupas íntimas, espigas de milho, você o nomeia e os cachorros entupiram suas entranhas com ele. Alguns corpos estranhos finalmente passam por conta própria, mas outros se hospedam e causam vômitos persistentes. O tratamento requer a remoção do corpo estranho, e isso é melhor realizado com cirurgia ou um procedimento não cirúrgico chamado endoscopia.

Alergias a comida

Confira o rótulo em uma mala típica ou lata de comida para cães e você encontrará dezenas de ingredientes. Assim como é o caso para nós, alguns cães desenvolvem alergias a certos produtos alimentares ou aditivos.

A maioria dos cães com alergias alimentares desenvolve pele com coceira, mas para alguns cães, o principal sintoma é o vômito. As dietas de eliminação (aquelas com menos ingredientes) muitas vezes resolvem o problema do vômito para cães com alergias alimentares.

Você também pode gostar:

Doença inflamatória intestinal

Por razões que não são totalmente claras, alguns cães desenvolvem inflamação dentro do revestimento do intestino. As alergias podem desempenhar um papel. Os sintomas mais comuns desta doença são vômitos e diarréia. O tratamento geralmente envolve modificação da dieta e o uso de medicamentos antiinflamatórios.

Toxicidades

O vômito pode ser causado por várias toxinas diferentes que os cães podem comer se tiverem acesso. Exemplos são plantas venenosas (incluindo cogumelos), carnes ou carcaças podres, medicações humanas como Tylenol® ou ibuprofeno, anticongelante e iscas de caracol. O tratamento varia dependendo da toxina específica ingerida.

Pancreatite

O pâncreas está localizado diretamente adjacente ao estômago e ao intestino delgado superior. Então, faz sentido que o vômito ocorre quando o pâncreas se torna inflamado e irrítico. Além de vômitos persistentes, a pancreatite tende a causar letargia e dor abdominal.

A hospitalização é geralmente necessária para administração de medicamentos e líquidos intravenosos. A causa da pancreatite nem sempre é clara, mas, em muitos casos, aparentemente surge ao comer algo Isso é carregado de gordura, como a pele do peru no Natal.

Doença hepática

O vômito é um sintoma comum associado à maioria dos sintomas da doença hepática canina. O tratamento bem sucedido da doença hepática (se possível) resulta na resolução do vômito.

Falência renal

A insuficiência renal causa uma série de sintomas, e um dos mais comuns é o vômito. O principal recurso da terapia para insuficiência renal é o fluido suplementar. Tratamentos adicionais são ditados pela causa subjacente da insuficiência renal.

Tumores gastrointestinais

Os tumores que surgem no estômago e / ou nos intestinos podem ser benignos ou malignos. Seja qual for o tipo de tumor, o vômito tende a ser um sintoma comum, particularmente se estiver localizado no estômago ou no intestino delgado superior. O tratamento varia dependendo da localização e do tipo de câncer presente.

Piometra

Complemente a sua leitura:

Piometra literalmente significa pus dentro do útero. Esta doença ocorre em cães fêmeas não pagas, mais comumente algumas semanas após o estro (estar no calor). O vômito é um sintoma comum associado à piometra. O tratamento geralmente requer esterilização com remoção cirúrgica do útero.

Doença de Addison

O nome oficial desta doença é "hipoadrenocorticismo" que reflete um estado de ter pouca cortisona. As glândulas adrenais são responsáveis ​​pela produção de cortisona, bem como a aldosterona, um hormônio muito importante que controla os níveis de sódio e potássio dentro da corrente sangüínea. A doença de Addison ocorre quando as glândulas adrenais deixam de produzir cortisona e / ou aldosterona.

O vômito é um dos vários sintomas causados ​​por esta doença. O tratamento da doença de Addison requer terapia de reposição hormonal e, dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser necessário um período de hospitalização.

Como a causa do vômito é diagnosticada

Antes de qualquer diagnóstico um veterinário vai pedir uma história completa, incluindo detalhes sobre o vômito, como freqüência, hora do dia, material encontrado no vômito, qualquer coisa incomum que possa ter sido ingerida, dieta normal e todos os outros sintomas observados.

Em seguida, vem um exame físico completo. Isso pode ser seguido por testes de sangue e urina (para avaliar o fígado, rins, pâncreas, etc.) e / ou estudos de imagem, como raios-X e ultra-som do abdômen. Em alguns casos, são necessárias biópsias do trato gastrointestinal para confirmar o diagnóstico. As biópsias podem ser obtidas cirurgicamente ou através de endoscopia.

Se tal teste não for viável, a terapia empírica (tratamento sem limpar diagnóstico), tais como mudanças na dieta e / ou medicamentos será uma opção. Um diagnóstico tentativo é então feito com base na resposta do cão à terapia.

Se o seu cão está vomitando mais de algumas vezes por ano, programar uma visita veterinária para descobrir a causa é uma boa idéia. Tal como acontece com a maioria das questões médicas, quanto mais cedo o problema for abordado, melhor será o resultado.

Saiba mais sobre: Vômito

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que o meu cão está vomitando?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.