Posso dar loratadina para o meu cachorro?
Autora:

Posso dar loratadina para o meu cachorro?

Loratadina, mais conhecido por sua marca Claritin, é um popular anti-histamínico de venda livre para as pessoas. Também pode ser administrado com segurança a cães sob supervisão veterinária.

Loratadina, talvez mais conhecido por sua marca Claritin, é um popular anti-histamínico de venda livre para as pessoas. Também pode ser administrado com segurança a cães sob supervisão veterinária.

Posso dar loratadina para o meu cachorro?

Talvez, o seu cachorro pode tomar loratadina. Em circunstâncias específicas, seu veterinário pode prescrever uma dose baixa de loratadina ao seu cão para tratar alergias.

No entanto, esta decisão só deve ser tomada sob os cuidados e supervisão do seu veterinário. Não tente dar loratadina para o seu cão sem a orientação do seu veterinário. Procure atendimento veterinário de emergência para reações alérgicas agudas.

Você deve sempre manter os medicamentos fora do alcance do seu cão, em recipientes resistentes. Metade das intoxicações por animais de estimação são causadas por medicamentos destinados a pessoas, portanto, você deve sempre ter cautela.

Efeitos colaterais da loratadina para cães

Se você observar esses efeitos colaterais da loratadina para cães, consulte o seu veterinário sobre como ajustar ou interromper o uso:

Você também pode gostar:

  • Vômito
  • diarreia
  • Dificuldade em urinar

Como a Loratadina Ajuda Cães Alérgicos

Como anti-histamínico, a principal função da loratadina é neutralizar os efeitos da histamina em uma pessoa ou animal alérgico. A histamina é uma substância química que o sistema imunológico de um cão alérgico cria em resposta a um gatilho de um alérgeno (como pólen, ingredientes alimentícios ou saliva de pulga). Pele avermelhada, urticária e inchaço podem ser causados ​​pela superprodução de histamina no corpo do seu cão depois que ele começa a sofrer um ataque de alergia.

Em casos extremos, as vias aéreas do seu cão podem ficar obstruídas à medida que os tecidos em sua garganta incham, e isso pode rapidamente se tornar uma condição com risco de vida.

Condições que a Loratadina pode ajudar a tratar o cachorro

A loratadina é especialmente eficaz no tratamento de alergias que resultam em irritação da pele, como a dermatite canina atópica. Os sintomas da dermatite canina atópica incluem:

  • mastigação dos pés e pernas
  • arranhar excessivo
  • perda de pêlo e pontos quentes

As causas podem incluir alérgenos inalados, como ácaros, mofo ou pólen. Cães que sofrem com esta condição geralmente se beneficiam de uma combinação de tratamentos que incluem anti-histamínicos, medicamentos anti-inflamatórios, mudanças na dieta e suplementos de ácidos graxos.

Outra condição que a loratadina pode ajudar a tratar é a inflamação resultante dos tumores de mastócitos. Estes tumores, que são mais comuns em pugs, cocker spaniels e labrador retriever, se desenvolvem na pele de um cão ou nos seus sistemas digestivo ou respiratório. Eles são causados ​​pelo supercrescimento de mastócitos, que supostamente protegem um cão de parasitas.

Complemente a sua leitura:

A loratadina é útil no tratamento dos efeitos colaterais das imunizações em alguns cães. Se o seu cão está propenso a reações do seu curso rotineiro de injeções, dar loratadina antecipadamente pode ajudar a diminuir ou eliminar seus sintomas alérgicos. A loratadina também tem sido usada para tratar reações alérgicas resultantes de picadas de insetos ou picada de cobra.

Além de suas qualidades de combate à histamina, a loratadina tem o benefício adicional de ser um anti-histamínico não-sonolento, ao contrário da difenidramina (Benadryl) e de outros anti-histamínicos vendidos sem receita.

Preste atenção aos possíveis efeitos colaterais

Embora a loratadina seja bastante livre de efeitos colaterais, os cães que estão tomando certos medicamentos antifúngicos ou antibióticos podem ficar excessivamente sonolentos. Se o seu cão ficar sonolento depois de tomar loratadina e ele não estiver tomando nenhum medicamento adicional, testes adicionais podem ser necessários para determinar a causa da sonolência.

A loratadina não é recomendada para cães com outras condições médicas, como doença hepática ou renal. Cães grávidas ou amamentando também não devem receber loratadina. Como mencionado anteriormente, consulte o seu veterinário antes de administrar a loratadina ao seu cão.

Saiba mais sobre: Medicamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Posso dar loratadina para o meu cachorro?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.