Posso dar paracetamol para o meu cão?

Alguns cuidadores têm o mau hábito de ir ao seu próprio kit de medicamentos toda vez que seu cão apresenta alguma sintomatologia que se assemelha a doenças humanas, como resfriados ou vômitos. Assim, eles medicam seus cães com drogas comuns para uso humano, como o ibuprofeno, paracetamol (acetaminofeno) ou aspirina, sem estar ciente de que eles estão colocando em risco seus cães. Tais medicamentos podem ser altamente tóxicos para seus cães se não forem administrados por um veterinário e podem resultar em doença grave ou mesmo morte.

Medicamentos para cães

Somente profissionais veterinários podem prescrever medicamentos para animais de estimação. Não é correto supor que o que funciona nos seres humanos fará o mesmo com os cães.

É verdade que existem drogas cujo princípio ativo serve tanto aos seres humanos quanto aos cães, mas sempre insistimos que devem ser prescritos por um veterinário. Mesmo as drogas humanas comumente usadas que parecem inofensivas, como o paracetamol, podem ter um efeito diferente nos animais de estimação devido ao fato de que nossos corpos metabolizam e erradicam de maneira diferente.

Para responder à pergunta, sim, os cães podem tomar paracetamol, no entanto, deve ser administrado sob regulamentação estrita da dosagem. Para mais informações sobre como administrar este medicamento você...

... deve consultar um médico veterinário.

Cães podem tomar Paracetamol?

Paracetamol é uma droga muito comum encontrada em casas que podem ser compradas sem receita médica. Geralmente não tem efeitos colaterais pesados ​​para os seres humanos, e é usado como analgésico para aliviar a dor leve ou moderada e como um antipirético para reduzir a febre.

Talvez essa facilidade de aquisição e uso nos faça esquecer que é uma droga e, como tal, apresentará uma série de efeitos colaterais que, em cães, serão mais graves do que em humanos. Além disso, como dissemos, não é metabolizado da mesma forma em todas as espécies e pode causar danos severos ao fígado de um cão.

Então, cães podem tomar paracetamol? Sim, mas nunca sem consultar o seu veterinário, pois a dose e o tempo de administração devem ser prescritos pelo veterinário.

Envenenamento do cão por paracetamol

Seu veterinário será o único profissional responsável pela prescrição de medicamentos para o seu cão. Como já dissemos, só ele vai decidir se o seu cão pode tomar paracetamol. Se você mesmo medicar seu cão com paracetamol, você corre o risco de intoxicar seu animal, o que pode ter consequências fatais. Os sintomas observados em um cão envenenado por paracetamol são os seguintes:

  • Vômito
  • Fraqueza
  • Dor abdominal
  • Salivação
  • Anorexia
  • Depressão
  • Dificuldade respiratória

Se você observar esses sintomas e...

... tiver dado ao seu cão paracetamol ou pensar que pode ter sido ingerido acidentalmente, você deve ir ao veterinário, informar o veterinário sobre o que seu cão tomou. O maior problema com o paracetamol em cães é o dano ao fígado. Esta ingestão pode causar hemólise, um processo que envolve a quebra acelerada dos glóbulos vermelhos. A bile e a hemoglobina que se originam dessa quebra se acumulam no corpo, causando uma coloração amarelada nas membranas mucosas (icterícia) e a excreção da urina marrom devido ao conteúdo de hemoglobina.

Dependendo das circunstâncias, o veterinário decidirá qual o tratamento mais adequado, que pode ser: induzir vômitos, fornecer fluidoterapia ou realizar uma transfusão de sangue. Nos casos mais graves, o cão pode morrer.

Precauções com medicação

Sabemos agora que o paracetamol só pode ser administrado sob controle veterinário. Para evitar acidentes que podem resultar em fatalidade, é aconselhável observar as seguintes precauções:

  • Nunca medicar seu cão se não estiver sob prescrição veterinária.
  • Sempre mantenha medicamentos longe de nossos cães.
  • Quando temos que medicá-los, devemos fazê-lo seguindo escrupulosamente as indicações do nosso veterinário, no que se refere à dose e duração.
  • Se suspeitarmos que o nosso cão tenha ingerido uma quantidade elevada de paracetamol ou que tenhamos dado a eles, devemos levá-lo ao veterinário imediatamente.
Posso dar paracetamol para o meu cão?