Pulgas em gatos | Tratamento com remédios caseiros
Autora:

Pulgas em gatos | Tratamento com remédios caseiros

Antes de tentar qualquer um desses remédios em casa no seu gato, consulte o seu veterinário.

6 remédios caseiros para pulgas em gatos

As pulgas podem ser uma parte natural (e desagradável) da vida de um animal de estimação. Felizmente, entre sprays sem receita, pós e colares de pulgas, existem soluções infinitas para ajudar a erradicar um problema de pulga em sua casa.

No entanto, enquanto medicamentos e tratamentos de pulgas comerciais certamente podem ajudar a domar um problema de pulga em seu gato, há também uma série de abordagens "faça você mesmo" que os proprietários de gatos podem tomar para banir os insetos sem o uso de produtos químicos ou potenciais efeitos colaterais para o seu gato ou outros membros de sua família.

Se você já teve uma consulta com seu veterinário sobre o problema de pulga no seu gato, aqui estão alguns remédios caseiros que você pode tentar e que podem ajudar a livrar do problema da pulga do seu gato.

Antes de tentar qualquer um desses remédios em casa no seu gato, consulte o seu veterinário, que vai saber melhor qual o caminho que você deve tomar.

Tratamento com remédios caseiros para gatos com pulga

Spray de óleo de cedro

É um fato conhecido que as pulgas odeiam o cheiro do óleo de cedro, e há uma chance do seu gato não ser muito afeiçoado a ele.

Entretanto, você pode tentar espalhar óleo de cedro em torno do fundamento do seu gato ou ao ar livre em seu jardim.

Você pode igualmente aplicar o pulverizador de óleo do cedro na pele do seu gato, porque é um óleo essencial seguro, não-tóxico, ou colocar algumas gotas sobre uma casca da banana ou mesmo no colar do seu gato para ajudar a manter as pulgas no controle.

Pulverizar suco de limão

Um dos assassinos de pulgas naturais mais eficazes é o ácido cítrico, o que torna o suco de limão um remédio caseiro amplamente reconhecido para o tratamento de pulgas.

Você pode pulverizar no revestimento do seu gato com uma solução feita com um limão cortado ou dois (deixe os limões íngremes por algumas horas) e então drenar o líquido antes de transferi-lo a um frasco do pulverizador.

Você também pode gostar:

Trabalhe a solução delicadamente na pele do seu gato e evitar seus olhos, e monitorar seu animal de estimação para vermelhidão ou outros sinais da irritação e repita o tratamento tão frequentemente como necessário até que as pulgas desapareçam.

Se seu gato odeia a água, como a maioria de gatos odeiam, você pode igualmente tentar usar um pente mergulhado na solução e escovar as pulgas para fora.

Se você está preocupado com qualquer sobra de pulgas e ovos de pulgas, adicione uma xícara de suco de limão na sua roupa enquanto lava a roupa de cama do seu animal de estimação para ajudar a exterminar quaisquer pulgas restantes.

Especiarias

Uma das coisas mais fáceis você pode fazer para um gato infestado com pulga é temperar acima sua vida com ingredientes naturais que você pode encontrar em sua cozinha.

Por causa de um composto natural conhecido como carvacrol, o óleo de orégano pode ser muito eficaz na remoção de pulgas; comece misturando uma colher de chá de óleo de orégano com três colheres de chá de azeite e aplique pequenas quantidades da solução para áreas onde as pulgas tendem a se reunir, como as orelhas, estômago, cauda e pescoço do seu gato.

As pulgas também não se importam particularmente com alecrim; tente moer as folhas em um pó e polvilhar nas áreas onde seu gato tende a sair em sua casa.

Se o seu gato não permite que você aplique tratamentos tópicos à sua pele, você pode tentar misturar uma pequena quantidade (menos de uma colher de chá) de cominho na comida do seu gato. O tempero fará com que a pele do seu gato se torne muito apetitosa para as pulgas.

Se você não tem nenhuma dessas especiarias na mão, um pouco de sal de mesa também pode fazer o truque, pois ajuda a desidratar e matar as pulgas em seu gato. Melhor ainda, ele trabalha para matar pulgas e ovos de pulgas que podem estar à espreita em seu tapete (apenas polvilhá-lo), ou quando misturado com água, ele pode ser usado para tratar superfícies duras.

Estas especiarias são uma alternativa segura ao pó do alho, que pode ser tóxico aos gatos em grandes doses.

Vinagre de maçã

Outro produto de supermercado que as pulgas não gostam particularmente é vinagre de maçã.

Embora não seja eficaz em matar os insetos, vinagre de maçã pode causar pulgas para saltar do corpo do seu gato para que você possa enfrentar melhor o problema, tornando-se um grande primeiro ataque em sua guerra pessoal contra pulgas.

Complemente a sua leitura:

Tente misturar o vinagre de maçã com água em uma proporção de 2:1 e pulverizar no casaco do seu gato.

As pulgas podem ser um grupo teimoso, assim que você pode ter que submeter-se a alguns tratamentos caseiros de aplicar o vinagre à pele do seu gato a fim de acabar completamente com as pulgas.

Você também vai querer limpar todos os assoalhos e estofamento (e dispor imediatamente do saco de aspirador de p30), lavar toda roupa de cama na água quente, e considerar remover bacias do alimento de animal de estimação, alimentadores do pássaro, latas de lixo e todas as outras fontes de alimento para não re-infectar o seu animal de estimação.

Detergente neutro

Acredite ou não, mesmo as formulações mais suaves de detergente provaram ser muito eficazes na exterminação de pulgas. O detergente quebra o exoesqueleto da pulga e mata as pulgas dentro de minutos, mesmo depois que foi diluído na água. Basta molhar o casaco do seu gato, um frasco de spray vai fazer o truque e gentilmente fazer a espuma com o detergente em sua pele (com foco em áreas que as pulgas tendem a esconder) antes de enxaguar.

Para usar o detergente e matar as pulgas que fizeram da sua casa a residência permanente, você pode tentar encher um prato raso com água quente e sabão e colocar perto de uma fonte de luz. Elas serão atraídas para a luz e se afogarão no líquido.

Lavanda e camomila

Uma maneira gentil de acalmar a pele do seu animal de estimação e talvez até mesmo ajudar o gato tirar uma soneca é usar lavanda, que realmente é um poderoso agente de ação rápida contra pulgas.

Na verdade, alguns estudos têm mostrado que as fórmulas contendo lavanda diluída foram tão eficazes em matar pulgas como sprays químicos comerciais. Para colocar a alfazema ao bom uso em seu repouso, deixe a alfazema fresca íngreme na água durante a noite antes de esticar o líquido e de pulverizar o no revestimento do seu gato (nenhuma necessidade de enxaguar).

Outro composto que é conhecido por acalmar a pele, chá de camomila solta também pode ser usado para atacar pulgas em seu amigo felino. Basta colocar a camomila íngreme no chá e, depois de totalmente resfriado, aplique o líquido no casaco do seu gato. Você pode repetir ambos os tratamentos diariamente durante o tempo necessário.

Saiba mais sobre: pulgas

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Pulgas em gatos | Tratamento com remédios caseiros" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.