Quais as cores que os cães enxergam?
Autora:

Quais as cores que os cães enxergam?

Uma coisa que temos em comum com os nossos amigos de quatro patas? Vemos o mundo em cores.

De certa forma, humanos e cães vêem o mundo de forma muito diferente. O que você percebe como um hidrante de incêndio, seu cão vê como um centro de comunicação que não pode faltar. Pode olhar para um aspirador de pó e detectar algo mais sinistro que espreita no armário.

Uma coisa que temos em comum com os nossos amigos de quatro patas? Vemos o mundo em cores. Quais são as cores que os cães enxergam?

Os cães são daltônicos?

Embora a pesquisa sugeria que os cães eram incapazes de perceber a cor, a noção popular que os cães vêem em preto e branco despeja ser nada mais do que um mito.

"Contrariamente à crença popular, os cães também podem ver cor", diz o Dr. Shelby Reinstein, um oftalmologista veterinário na especialidade veterinária e centro de emergência na Pensilvânia.

"A visão colorida é possível devido a tipos especializados de células fotoreceptoras na retina chamada cones. Quando estas células são estimuladas, transmitem um sinal para o cérebro, que é percebido como uma cor particular. Os humanos possuem três tipos de cones. De um lado, os cães possuem dois tipos de cones, assim que sua habilidade de perceber cores é limitada comparada aos seres humanos."

Os seres humanos têm cones azul, vermelho e verde, enquanto os cães têm um cone azul e um pigmento visual que cai entre um humano vermelho e verde, descreve o Dr. Gustave Araujo, professor de genética médica e oftalmologia em PennVet. "O olho é realmente complexo, e a retina é uma estrutura extremamente maravilhosamente organizada para capturar a luz", diz ele.

Em comparação com hastes, cones também excel quando se trata da capacidade de ver detalhes finos. Portanto, as pessoas são mais capazes de fazer a minúcia das coisas vistas de perto em comparação com cães.

Você também pode gostar:

Os cães podem ver cor?

Então, o que exatamente seu cachorro está vendo no parque? Mesmo sem ser capaz de interpretar cada matiz, sua tarde não é tão diferente da sua, especialmente se você experimentar uma forma de daltonismo.

"A visão de cor do cão é bastante semelhante a uma pessoa que tem vermelho-verde daltonismo", explica Reinstein.

"Os cães vêem tons de azul, amarelo e verde, que quando combinados, pode ser percebido como marrom acinzentado, amarelo escuro, luz amarela, amarelo acinzentado, luz azul e azul escuro. Isto explica provavelmente porque os cães amam perseguir uma esfera de tênis amarela brilhante na grama verde sob o céu azul.

Visão, é claro, é muito mais complexa do que a cor, não é apenas sobre as cores do arco-íris, mas o arco do arco-íris, a nitidez, o avião voando através dele. Enquanto o olho humano tem vantagens quando se trata de perceber algumas cores e detalhes finos, em outros ambientes, os cães têm a mão superior.

"Enquanto nós não pensamos que os cães podem se concentrar tão claramente em objetos próximos, e, portanto, dependem de cheiro e gosto, sabemos que eles são capazes de ver melhor na luz fraca", diz Beale.

"Eles possuem mais receptores de haste para a iluminação fraca no meio de suas retinas e têm um tapetum lúcido que reflete a luz através da retina duas vezes, vemos isso como os olhos dos cães brilhando no escuro."

As hastes são igualmente melhores em pegarar o movimento do que são cones. Assim, se seu cão parece estar seguindo algo a uma distância, particularmente na luz fraca, você deve prestar atenção.

Complemente a sua leitura:

"Apesar de a paleta de visão de um cão não ser tão vibrante como a nossa, os outros sentidos são tão elevados", acrescenta a treinadora Victoria Schade. Tome, por exemplo, o olfato aguçado de um cão. Dra. Katy Nelson, veterinária especialista, compartilha um exemplo de cheirar uma tigela de salada.

"Gostaríamos de cheirar a salada e talvez o molho de salada", diz ela.

"Se um cão cheira a mesma salada, ele vai andar para cima e cheirar os tomates, e os pepinos, e o tipo específico de alface, e qualquer outra coisa que você colocar lá. Ele vai cheirar todos aqueles cheiros individuais".

Quando os investigadores acreditarem que todas as raças percebem aproximadamente o mesmo espectro das cores, outros componentes da visão podem variar dependendo da anatomia e do tamanho, que podem diferir descontroladamente quando vem aos cães.

"Certamente a perspectiva difere entre um grande dinamarquês e um Chihuahua," diz o Dr. Brady Beale, um instrutor clínico da oftalmologia na Universidade de PennVet de Pensilvânia.

"Além disso, a posição dos olhos na cabeça do cão varia entre raças. Se os olhos estiverem próximos e um nariz for relativamente curto, haverá uma maior sobreposição nos campos visuais dos dois olhos. Isso é chamado de visão binocular, e maior sobreposição forneceria mais informações para a percepção de profundidade."

Então, se você está se perguntando se os cães podem ver as cores ou se os cães podem ver na escuridão relativa, a resposta é simples, sim os cães podem ver as cores. Enquanto suas capacidades de visão são ligeiramente diferentes do que os seres humanos e eles podem ver melhor em configurações de pouca luz, os cães geralmente experimentam o mundo da visão de uma forma semelhante aos seus homólogos.

Mesmo que a sua capacidade de perceber a cor é limitada, "Eu certamente não acho que muda a sua percepção do mundo por qualquer meio", diz Nelson. "Eu sinto que eles têm a experiência completa dele lá fora."

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Quais as cores que os cães enxergam?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.