Quais são as causas da surdez em cães?
Autora:

Quais são as causas da surdez em cães?

Como em humanos, a surdez em cães pode resultar de hereditariedade ou danos aos ouvidos. Os cães surdos são animais com necessidades especiais e podem levar uma vida plena e normal.

Como em humanos, a surdez em cães pode resultar de hereditariedade ou danos aos ouvidos. Os cães surdos são animais com necessidades especiais e podem levar uma vida plena e normal com proprietários pensativos e treinamento de sinal manual.

Canais de ouvido bloqueados

Os canais de ouvido bloqueados podem resultar em surdez do próprio bloqueio ou de uma infecção secundária. Esta condição é mais comum nas raças com canais de ouvido estreitos e pêlos grossos e duros.

Quando a cera, os detritos, os cabelos ou um objeto estranho alojado no canal do ouvido bloqueiam a capacidade do seu cachorro de ouvir, essa surdez vai desaparecer após a remoção do objeto. Mas objetos estranhos podem ferir o ouvido e os detritos podem criar uma cama acolhedora para que os micróbios cresçam.

As infecções resultantes podem destruir nervos e outros tecidos, levando a perda auditiva permanente. Um veterinário pode remover os detritos do ouvido e prescrever antibióticos ou antifúngicos para tratar infecções no ouvido.

Trauma e ruído

Os cães de caça são propensos a surdez devido ao trauma sonoro, o resultado de explosões de espingarda perto de suas orelhas sensíveis. Os cães de polícia e de resgate regularmente expostos a sirenes e outros ruídos altos também podem sofrer esse dano.

O dano do ruído é geralmente cumulativo, como a surdez da presbiacusia, um nome extravagante para perda de audição devido à idade e um termo comum para surdez que gradualmente se desenvolve ao longo da vida de um animal (ou pessoa).

A perda de audição relacionada com a idade pode ser relacionada ao trauma de ruído aberto ou o resultado de muitos pequenos ruídos ao ouvido interno durante toda a vida. Isso também pode resultar de problemas circulatórios, as células nervosas sensoriais do ouvido morrem quando o suprimento de sangue é desviado para longe delas.

Surdez congênita

Algumas raças e padrões de cores são conhecidas por surdez. O dálmata é a raça mais famosa para a surdez em cães, mas beagles, bull terriers, collies, sheepdogs e qualquer raça ou cachorro com pêlo preto ou marrom e branco, ou um casaco de merle (um com tons claros e escuros de uma única cor) são suscetíveis a surdez hereditária.

Os cachorros brancos de raças que costumam ter pêlos escuros também são propensos a surdez. Não parece haver um "gene de surdez"; Em vez disso, a surdez é um efeito colateral de vários genótipos que controlam o pigmento.

A principal causa de surdez relacionada ao pigmento não é totalmente compreendida, mas o Deaf Dog Education Action Fund diz:

"Se há uma pele não pigmentada na orelha interna, as terminações nervosas atrofiam-se e morrem nas primeiras semanas da vida do cachorrinho, resultando em surdez".

Os cachorros também podem nascer surdos, o que é mais comum em cachorros com padrões brancos ou merle.

Toxicidade medicamentosa

A surdez repentina é um efeito colateral bastante raro de várias drogas. Os antibióticos aminoglicosídeos (muitas das "micecas") podem matar os cabelos cocleares, os tecidos que permitem que a orelha perceba as vibrações do ar como som.

A anestesia geral também pode causar surdez. O motivo não é totalmente compreendido, mas os médicos especulam que isso é o resultado de uma queda repentina da pressão arterial que priva os nervos do ouvido interno do oxigênio.

Finalmente, alguns casos da perda de audição está relacionada ao consumo de aspirina (um dos poucos analgésicos humanos considerados seguros para cães). Isso também não é completamente compreendido, mas pode estar relacionado à circulação.

A perda de audição relacionada com a aspirina geralmente é classificada como presbiacusia e é cumulativa. Toda a surdez relacionada a drogas é considerada permanente.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Quais são as causas da surdez em cães?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.