Remédios caseiros para diarreia em cães
Autora:

Remédios caseiros para diarreia em cães

Esta dieta suave é um remédio para um problema intestinal normal, assim como para os seres humanos. Em caso de dúvida, recomendamos que consulte o seu veterinário de confiança.

A diarreia em cães é algo que acontece com bastante frequência ao longo da vida. Às vezes pode ser causada por problemas intestinais ou pela ingestão de alimentos estragados. Existem muitas causas de diarreia em cães e pode levar a desidratação grave e falta de nutrientes.

Portanto, é aconselhável que todos os proprietários saibam o que fazer quando isso acontecer. Agir rápido, especialmente se for um filhote, pode salvar a vida do seu cão.

Causas de diarreia em cães

As fezes moles e macias, isto é, a diarreia, são um sintoma e não uma doença. Isso significa que sua presença é causada por uma doença ou distúrbio. As causas mais comuns de diarreia em cães são:

  • Reação alérgica
  • Doenças intestinais
  • Parasitas internos
  • Comida estragada
  • Material não comestível
  • Mudanças na dieta
  • Estresse

A causa é muitas vezes desconhecida. Se o seu cão é vacinado, vermifugado internamente e externamente e não sofre de qualquer doença, é muito provável que passe dentro de alguns dias. É normal que isso aconteça ao longo da vida de um cão.

Se você observar sangue nas fezes, vômito, seu cachorro lutando para defecar ou vomitar, vá imediatamente ao seu veterinário. É indicativo de um grande problema e quanto mais cedo você agir, melhor.

Você também pode gostar:

Se o seu cachorro tiver diarreia, você deve agir imediatamente para evitar que ele fique desidratado e vá ao veterinário. Filhotes ficam fracos muito rapidamente e sofrer de diarreia por muitos dias e ficar sem comer pode causar sérios problemas.

O que devo fazer se meu cachorro tiver diarreia?

  • Jejum - Se você notou que seu cão tem diarreia, a primeira coisa que você deve fazer é remover a comida por até 12 horas. Desta forma, seu sistema digestivo será limpo e esvaziado. É importante sempre observar as fezes do seu cão e reconhecer quando elas estão mais soltas do que o normal.
  • Água - É muito importante que o seu cão tenha acesso a água limpa e fresca. Não remova a água durante o período de jejum. Troque a água e limpe a tigela quando observar os sinais de diarreia. Quando seu cão tem diarreia, ele vai perder grandes quantidades de água. Assim como nós, ele deve substituir esse fluido perdido. Veja se o seu cachorro bebe água. Se ele não beber nada durante o período de jejum ou mesmo com vômitos excessivos, dirija-se imediatamente ao seu veterinário.
  • Bebida isotônica - Você pode colocar em uma tigela um tipo de bebida, como Aquarius, diluído com um pouco de água. Bebidas esportivas ajudam a substituir os eletrólitos perdidos. Eles gostam do sabor da laranja ou frutado o melhor

Uma dieta caseira

Após o período de jejum, você deve reintroduzir a comida gradualmente. Distribua a comida em 3 ou 4 pequenas porções ao longo do dia. É melhor não forçar o estômago com muita comida. A dieta suave é muito semelhante ao que os seres humanos usam. Eles são alimentos facilmente digeridos, tais como:

  • Arroz branco cozido
  • Frango cozido ou peru, sem a pele
  • Peixe cozido ou grelhado
  • Batata assada
  • Abóbora

Complemente a sua leitura:

Um exemplo de ração pode ser arroz branco com frango cozido. Você pode substituir o arroz com batata cozida e combiná-lo com carne ou abóbora cozida cortada em pedaços. 

Você deve cozinhar sem sal ou especiarias, para que a digestão seja a mais leve possível.

Fique com a dieta por 3 ou 4 dias ou até você ver melhorias. Se a diarreia é prolongada ou se o seu cão não comer nada, vá ao seu veterinário imediatamente.

Esta dieta suave é um remédio para um problema intestinal normal, assim como para os seres humanos. Em caso de dúvida, recomendamos que consulte o seu veterinário de confiança.

Água de arroz

A água de arroz é muito simples de preparar e muito boa para facilitar a digestão. É um remédio natural para a diarreia e reequilibra o trânsito intestinal. Você pode dar a seu cão após o período de jejum. Para preparar, você só precisa de arroz branco e água. Este arroz será usado porque tem alto teor de amido.

Você precisa de uma porção de arroz para cada três porções de água. Isso significa que para cada xícara de arroz você precisará de 3 de água. Não adicione sal.

Ferva a água em uma panela. Quando se trata de ferver, adicione o arroz e deixe ferver por cerca de 20 minutos. Separe a água do arroz com uma peneira e então você tem a sua água de arroz. Espere esfriar um pouco antes de alimentar o seu cão. Idealmente, deve estar à temperatura ambiente.

Probióticos

Durante as doenças gastrointestinais, a flora intestinal pode ser danificada. Os probióticos contêm microorganismos que ajudam a repor a flora perdida. Existem várias combinações de probióticos contendo diferentes cepas de várias bactérias.

Consulte o seu veterinário sobre o que é melhor para o seu cão. Se a diarreia do seu cão tiver passado alguns dias e o cão estiver comendo normalmente, é provável que não seja necessário administrar.

Saiba mais sobre: Diarreia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Remédios caseiros para diarreia em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.