Renomegalia em Gatos
Autora:

Renomegalia em Gatos

Os rins podem ficar anormalmente grandes como resultado de inflamação, infecção ou câncer. A renomegalia em gatos também pode ocorrer devido à obstrução do trato urinário.

A renomegalia é uma condição em que um ou ambos os rins são anormalmente grandes, confirmados por palpação abdominal, ultra-som ou raios-X.

Os sistemas respiratório, nervoso, hormonal, urinário e digestivo do gato são afetados por esta condição.

Além disso, a renomegalia em gatos não é exclusiva dos gatos, os cães também podem sofrer com isso.

Sintomas de renomegalia em gatos

Há ocasiões em que o gato é assintomático ou não exibe nenhum sinal. No entanto, alguns dos sintomas mais comuns observados em gatos com renomegalia incluem:

  • Letargia
  • Anorexia
  • Vômito
  • diarreia
  • Perda de peso
  • Úlceras orais
  • Desidratação
  • Urina descolorida
  • Membrana mucosa pálida
  • Mau cheiro (halitose)
  • Dor abdominal
  • Massa abdominal
  • Abdomen anormalmente grande
  • Um ou ambos os rins palpáveis ​​grande
  • Excesso de urina e excesso de sede (poliúria e polidipsia)

Causas

Os rins podem ficar anormalmente grandes como resultado de inflamação, infecção ou câncer. A renomegalia em gatos também pode ocorrer devido à obstrução do trato urinário, degeneração dos tubos urinários (uréteres), formação de cistos no trato urinário, várias infecções, abscessos, doenças inflamatórias, doenças transmissíveis geneticamente, coágulos nos rins e toxinas no sistema.

A exposição a infecções como leptospirose ou leucemia também pode levar à renomegalia.

Diagnóstico

Será realizado um perfil completo de sangue, incluindo um perfil de sangue químico, uma contagem sanguínea completa e um exame de urina.

Os gatos também terão sangue extraído para testes de leucemia felina.

Um exame de palpação e raios-X também serão realizados para ajudar seu veterinário a visualizar a extensão da anormalidade no tamanho do rim e, assim, diagnosticar a condição do seu gato.

Para gatos com câncer, as radiografias torácicas ajudarão seu médico a determinar se o câncer se espalhou.

A ultra-sonografia, que usa ondas sonoras, também ajudará a distinguir os detalhes estruturais dos órgãos internos para que seu médico veterinário possa determinar a quantidade de inchaço renal ou detectar irregularidades em outros órgãos.

A aspiração de líquido renal e uma biópsia é outro procedimento que pode ser realizado em seu gato.

Tratamento

O seu gato será tratado de forma ambulatorial, a menos que sofra de desidratação ou insuficiência renal.

O tratamento começa com o diagnóstico e tratamento da causa subjacente, mantendo o equilíbrio de fluidos com líquidos intravenosos, se necessário, e reabastecendo minerais e eletrólitos.

Se o seu gato é saudável, uma dieta normal e exercício normal serão prescritos.

As drogas prescritas pelo seu veterinário variam de acordo com a causa subjacente da renomegalia em gato. No entanto, os medicamentos que podem ter um efeito tóxico nos rins devem ser evitados.

Vida e Gestão

Seu veterinário vai querer ver o seu gato durante os exames de acompanhamento regulares, onde ele ou ela irá avaliar o estado de recuperação física e hidratação do gato.

Se os sintomas do seu gato retornarem, você precisa entrar em contato com o veterinário imediatamente.

Possíveis complicações da renomegalia em gato  incluem insuficiência renal e desequilíbrios hormonais que imitam os cânceres produtivos de hormonas.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Renomegalia em Gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.