Resfriados em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Resfriados em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento

Os gatos pegam resfriados de outros gatos. Alguns resfriados são piores do que outros, e, em seguida, melhoram por conta própria.

Gatos podem ficar resfriados?

Quando a estação é fria, muitas pessoas podem passar horas abraçadas com um cobertor no sofá, tossir e espirrar. Elas podem se perguntar se é seguro abraçar o seu gato também ou se o gato também pode pegar o seu resfriado.

O que causa o resfriado comum nas pessoas?

Resfriados em seres humanos são causados por vírus ou bactérias que infectam o sistema respiratório superior (o nariz, garganta, faringe, e bronquíolos dos pulmões). Os rinovírus são os vírus mais comuns que causam resfriados nas pessoas.

Quando alguém tem um resfriado, muitas vezes sofrem de um ou mais dos seguintes sintomas: 

  • Corrimento nasal
  • Olhos lacrimejantes
  • Espirros
  • Tosse
  • Febre
  • Fadiga

Alguns resfriados são piores do que outros, e os sintomas geralmente duram cerca de 7-10 dias e, em seguida, melhoram por conta própria.

Gatos podem pegar resfriados de pessoas?

Micróbios que causam resfriados são específicos de espécies. Isso significa que eles só causam sintomas na espécie que eles se adaptaram para infectar. Em gatos, a maioria das infecções respiratórias superiores (resfriados) são causadas por calici-ou herpesvirus.

Você também pode gostar:

Assim, os gatos não pegam resfriados de pessoas (ou vice-versa), mas eles têm seus próprios vírus e bactérias para resfriados.

Nunca dê para o seu gato nenhum medicamento sem verificar com seu veterinário. Você pode usar um pano morno, molhado para limpar delicadamente a descarga dos olhos e do nariz como necessário, mas muitos medicamentos são tóxicos para gatos.

O que são sinais de um resfriado em gatos?

Infecções respiratórias superiores (IRS) causam muitos dos mesmos sinais em gatos como causam em pessoas, incluindo:

  • Espirros
  • Tossir
  • Letargia
  • Inapetência
  • Febre

Algumas infecções respiratórias superiores têm sinais piores do que outras, e alguns gatos são mais duramente atingidos por um resfriado do que outros. Os gatinhos pequenos, especial, podem começar a ter resfriados severos que os deixam completamente doentes.

Os gatos são um pouco mais propensos do que pessoas ou cães para sair de sua comida quando eles têm uma infecção respiratória superior, porque eles comem em resposta ao cheiro. Então, se eles não conseguem cheirar sua comida, como quando seu nariz está cheio de corrimento, eles não são susceptíveis de comer. Por sua vez, isso pode rapidamente levar à desidratação e agravamento dos sinais de doença.

Como os gatos indoor obter resfriados?

Os gatos pegam resfriados de outros gatos, assim que as infecções respiratórias superiores são vistas mais geralmente naqueles gatinhos que ficaram recentemente em torno de outros gatos em um gatil, na loja do animal de estimação, na facilidade da preparação, ou na clínica veterinária. Ainda, um gato interno pode começar a ficar doente quando teve contato com outros gatos através de uma tela ou quando os proprietários inconscientemente carregam germes em suas roupas ou mãos.

Gato com resfriado e o tempo de cura?

Muitas infecções respiratórias superiores em gatos são autolimitantes, o que significa que seus corpos lutam contra os germes e eles melhoram e se recuperam sem intervenção médica. No entanto, há momentos em que um gato pode precisar visitar o veterinário quando ele tem sinais de um resfriado.

  • Se ele não comer por mais de um dia.
  • Se ele é severamente letárico, não se mover  ao redor ou brincar.
  • Se ele teve sinais de uma infecção respiratória por mais de 10 dias sem melhora.
  • Se ele tem trabalhado ou respiração boca aberta.

Gatos com esses sinais podem precisar de antibióticos ou cuidados de suporte como terapia fluida ou oxigênio, ou eles podem ter algum problema diferente de uma infecção respiratória.

Se o seu gato está mostrando sinais que você acha que pode indicar que ele tem um resfriado, separá-lo de outros gatos, e chamar o seu veterinário para obter mais instruções.

Saiba mais sobre: resfriados

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Resfriados em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.