Salmonella no alimento do pet | O que é Salmonella e como evitar a infecção
Autora:

Salmonella no alimento do pet | O que é Salmonella e como evitar a infecção

Salmonella é uma bactéria que causa a doença salmonelose. A doença geralmente se espalha através de bactérias em alimentos contaminados diretamente para humanos e animais.

O que é Salmonella e como você pode proteger seus animais de estimação?

Salmonella é uma bactéria que causa a doença salmonelose. A doença geralmente se espalha através de bactérias em alimentos contaminados diretamente para humanos e animais, mas também pode passar entre pessoas e animais.

Se os animais de estimação recebem a doença, eles carregam os germes em suas fezes e corpos, e também em suas peles e pêlos, espalhando Salmonella em seu meio e pertences.

Sintomas de Salmonella

  • diarreia, particularmente com sangue ou muco nas fezes
  • Letargia
  • Febre
  • Vômito
  • Perda de apetite
  • Aumento da saliva

No entanto, tenha em mente que alguns animais de estimação podem ser portadores da bactéria, mas não mostrar sinais de infecção por Salmonella.

Salmonella na alimentação do animal de estimação

Você está preocupado com a frequência das retiradas de alimentos para animais de estimação e preocupado com o atendimento inadvertidamente ao seu animal de estimação contaminado?

Embora os alimentos comprados na loja tipicamente tenham sido cozidos para matar bactérias, algumas vitaminas e ácidos graxos são aplicados na superfície do alimento após o cozimento e podem encontrar materiais contaminados, resultando em alimentos contaminados para animais. Aqui estão algumas dicas para reduzir as chances de toda a família contrair Salmonella:

Você também pode gostar:

  • Não compre itens com embalagens sensivelmente rasgadas ou descoloridas. Evite as latas amassadas.
  • Em casa, mantenha o alimento seco para animais de estimação separado dos alimentos das pessoas, de preferência em um local fresco e seco (menos de 26,6 graus), em sua bolsa original (esquerda dobrada ou fechada quando não estiver em uso) dentro de um recipiente selado.
  • Os tratamentos também devem ser armazenados nessas mesmas condições. Coloque restos de comida molhada na geladeira (mantida a 4,4 graus) imediatamente.
  • Se possível, alimente animais de estimação em uma área diferente de onde você come e prepara os alimentos humanos, limpe os pratos de estimação separadamente, onde os pratos humanos são limpos e não misture utensílios entre pessoas e animais de estimação.
  • Limpe regularmente as tigelas do seu animal de estimação com água quente e com sabão ou lavar através da máquina de lavar louça.

Se você faz o alimento do seu animal de estimação

Os Centros para Controle e Proteção de Doenças (CDC) não recomendam dietas cruas para animais de estimação devido ao vínculo com o aumento das doenças relacionadas à Salmonella tanto para animais quanto para os humanos. A American Veterinary Medical Foundation, também, adverte contra o uso de proteínas baseadas em animais crus ou pouco cozidos, incluindo carne, ossos, ovos ou leite ou queijo não pasteurizado, tudo o que pode ser fonte de Salmonella.

Se você está preparando o alimento do seu animal de estimação a partir de matérias-primas, ou alimentando com uma dieta crua, siga bons procedimentos de higiene, como lavar as mãos antes e depois de manusear os alimentos, e nunca alimente seu animal de estimação qualquer coisa que pareça estragar ou não está mais fresco. Assista seu animal de estimação cuidadosamente para detectar sinais de doença e tome medidas imediatamente, se necessário.

O que fazer se você pensar que o seu animal de estimação foi afetado por Salmonella

 Se você suspeita que seu amado de quatro patas pode ter essa doença, se o seu gato ou cachorro tiver experimentado os sintomas acima e eles não estão diminuindo, obtenha seu animal no cuidado do veterinário imediatamente. Obviamente, não continue a oferecer os alimentos contaminados e que são suspeitos. Através de um exame e testes de laboratório, provavelmente vai ser feito um diagnóstico.

Os tratamentos podem incluir antibióticos, fluidos e, em casos mais avançados, hospitalização.

Pevenir a propagação de Salmonella

O CDC adverte que, uma vez que a infecção por Salmonella pode passar de animais de estimação para humanos, é importante uma boa higiene e cuidados, incluindo lavagem regular e minuciosa das mãos, particularmente para aqueles que entraram em contato com fezes de animais ou alimentos para animais afetados.

Nota: Seu animal pode ser portador de germes de Salmonella por até quatro a seis semanas após ter sido infectado. O CDC recomenda não compartilhar alimentos entre animais de estimação e seres humanos. Crianças menores de 5 anos, idosos e pessoas com problemas do sistema imunológico devem evitar o contato com animais afetados.

Para manter a comunidade informada, entre em contato com o departamento de saúde da sua cidade sobre qualquer contaminação. 

Lembre-se de jogar fora todos os produtos lembrados, selando os itens em sacos fechados e jogar em caixotes de lixo que nenhum outro humano ou animal pode entrar. Se você tocar nos produtos contaminados, siga as boas práticas de lavagem das mãos, faça uma espuma com sabão e esfregue durante pelo menos 20 segundos.

Saiba mais sobre: Salmonella

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Salmonella no alimento do pet | O que é Salmonella e como evitar a infecção" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.