Seu cão é dominante ou submisso?
Autora:

Seu cão é dominante ou submisso?

Entender a inclinação natural do seu cão pode ajudar a prepará-lo, mas como você descobre se eles são mais propensos a serem dominantes ou submissos?

Dominante ou submisso?

A dominância é frequentemente associada a fatores genéticos. Um cão com até duas semanas de idade pode ser identificado ou visto como dominante. O cão dominante sempre será um animal dominante. Há níveis de dominância que variam de submisso (nem um pouco) a incrivelmente dominantes.

A maioria dos donos de animais sabe sem dúvida que eles (e, em menor grau, seus membros humanos) têm que ser Líderes da Matilha quando saem de casa e quando interagem com seu cão. Ele deve ser submisso até mesmo para crianças mais novas para que a agressão e outros comportamentos problemáticos não surjam.

Mas cães diferentes têm inclinações variadas para a dominância ou submissão, então o quanto você precisará trabalhar para estabelecer esse papel não será o mesmo com todos os cães.

Entender a inclinação natural do seu cão pode ajudar a prepará-lo, mas como você descobre se eles são mais propensos a serem dominantes ou submissos? Uma maneira infalível é socializá-los com outros cães e prestar atenção ao seu comportamento com o resto do bando.

O que é realmente dominação?

Se o seu cão é dominante, eles normalmente transmitirão um sinal como "Eu estou no comando aqui."O cão tentará fazer com que ele ou ela mesma apareçam tão grande quanto puderem, de pé alto, com um corpo duro. As orelhas estarão para a frente e para cima, e a cauda será mantida alta ou curvada sobre as costas do cão. Para mostrar seu domínio, eles podem fazer um ponto colocando seu queixo ou cabeça sobre as costas ou ombro de outro animal.

O domínio não deve ser confundido com agressividade, mas sim com o desejo de controlar ou executar as coisas. Um cão dominante vai querer tudo do jeito dela ou dele. Enquanto a agressão está associada com intenção ou desejo de infligir dano. Os comportamentos dominantes em um cão são um resultado natural no que diz respeito ao animal não ter conceitos em relação à igualdade. Cada membro em seu ambiente social é visto como sendo menor ou mais alto em classificação em comparação com o cão. Seu mundo social normalmente incluirá famílias imediatas, como gatos, cães e pessoas e cães que eles conhecem.

A dominância é frequentemente associada a fatores genéticos. Um cão com até duas semanas de idade pode ser identificado ou visto como dominante. O cão dominante sempre será um animal dominante. Há níveis de dominância que variam de submisso (nem um pouco) a incrivelmente dominantes. O grau de dominância do seu cão também é influenciado pelo ambiente do cão, bem como pela forma como o cão foi criado.

Como criadores de cães, treinadores e proprietários, deve haver preocupação com o domínio em cães. O cão dominante é muitas vezes um desafio em relação a viver com o animal. Isso porque o cão sempre vai querer correr e controlar o bando e a casa. Eles tentarão decidir pela família em relação a quando e como as coisas devem ser feitas. Em alguns casos, essa dominância pode se tornar incontrolável para um estágio que o cão pode se tornar perigoso à medida que se torna disposto a mostrar ou impor suas decisões usando seus dentes.

Aqui estão várias coisas para tomar cuidado:

Cães dominantes

  • Montar em outros cães (macho ou fêmea, não importa)
  • Roubar ou guardar brinquedos e alimentos
  • Receber atenção de todos os outros cães, mesmo quando eles não querem
  • Empurrar seu caminho para a frente sempre que andar com outros cães
  • Fazer outros cães esperarem por eles
  • Quase nunca lamber outros cães na boca
  • Sempre ganhar quando os cães jogam cabo de guerra
  • Começar a encarar concursos, e ganhar todos eles

Cães submissos

  • Às vezes mostrar urinação submissa ao cumprimentar outros cães
  • Afastar-se quando outros cães olham
  • Permitir que outros cães ganhem no cabo de guerra
  • Prestar atenção e carinho a outros cães, especialmente lambendo suas bocas
  • Recuar quando outros cães querem levar comida ou brinquedos
  • Rolar em suas costas para exibir sua barriga

Um cão não precisa seguir todos esses comportamentos para que você o considere "dominante" ou "submisso". A maioria dos cães não vai porque eles caem em algum lugar no meio do espectro dominante-submisso, e o grau de dominância que seu cão exibe provavelmente mudará dependendo do grupo de cães com quem eles estão.

No entanto, observar como eles socializam ao longo do tempo e com diferentes grupos, você pode ter uma boa noção de sua inclinação natural.

De um modo geral, cães que tendem a ser mais submissos são mais fáceis de manter na parte inferior da estrutura do pacote familiar e vão cair em consonância com menos trabalho por parte de todos. Aqueles que são naturalmente inclinados a liderar e dominar outros cães podem exigir mais esforço e estrutura para mantê-los felizes e equilibrados em uma posição subordinada ao seu pacote humano.

Entender como seu cão se encaixa na matilha da família também pode ajudar a guiá-lo para uma socialização mais segura com outros cães.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Seu cão é dominante ou submisso?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.