Sinais e sintomas do gato doente
Autora:

Sinais e sintomas do gato doente

Os proprietários de gatos podem ler os sinais e sintomas que indicam que seu amigo felino não está se sentindo bem.

Os proprietários de gatos podem ler os sinais e sintomas que indicam que seu amigo felino não está se sentindo bem.

Qualquer mudança na aparência de um gato, ingestão e ou comportamento incomum é uma razão para levar o seu gato para o seu veterinário para um checkup.

O sinal mais comum de doença em alguns gatos é ficar escondido em um lugar calmo e fora do caminho.

Gatos doentes muitas vezes se encontram tranquilamente em uma posição de curvado.

Podem negligenciar a preparação. Eles podem ficar ronronando, somque os gatos não só fazem quando eles estão felizes, mas também quando eles estão doentes ou com dor.

Um gato com dificuldades respiratórias pode recusar-se a dormir do seu lado e pode manter a cabeça levantada.

Gatos com problemas neurológicos podem ter convulsões ou pressionar suas cabeças em móveis ou paredes (ficar bastante com a cabeça pressionando em uma superfície).

Sintomas físicos

Um gato doente exibe um ou mais sintomas físicos para indicar que ele não está se sentindo bem.

Mudanças no apetite e ingestão de água são bandeiras vermelhas.

Você também pode gostar:

A recusa de comer ou beber pode indicar que ele está sofrendo.

Aumento da sede e micção são indicadores de doença renal, hipertireoidismo ou diabetes.

Vômitos várias vezes por dia pode levar à desidratação e letargia.

Um gato doente pode ter hábitos diferentes tais como a diarreia ou a constipação. Qualquer tosse, espirros ou arranhões excessivos indica que seu gato pode estar doente.

Sinais físicos

Observar a aparência do seu gato pode ajudá-lo a descobrir uma doença rapidamente. Quando acariciar o gato, sentir através de sua pele sinais de colisões, como caroços ou áreas infectadas na pele. Verificar a cor das gengivas do seu gato para detectar a doença.

Gatos saudáveis têm gengivas rosa; outras cores apontam para a doença. As gengivas brancas são um indicador ou perda de sangue ou choque, as gengivas vermelhas são um sinal de temperatura elevada ou toxicidade e gengivas azuis ou roxas significa que ele está faltando oxigênio.

Complemente a sua leitura:

As gengivas que são amareladas são um sinal de doença de órgão. Rigidez ou calagem pode ser um sinal de dor de uma lesão ou talvez artrite em um gato mais velho.

Mudanças graduais

Um gato doente pode ter mudanças graduais ao longo do tempo, como ganhar ou perder peso, ou um casaco maçante com perda de cabelo. Perda excessiva de cabelo perto das orelhas pode indicar pulgas, carrapatos e ácaros da orelha, todos os infectantes que causam arranhões.

A perda de cabelo na pele pode apontar para infecções por estafilococos, levedura ou infecções fúngicas ou várias outras doenças endócrinas.

Mudanças comportamentais

Mudanças súbitas no comportamento do seu gato indicam que algo não está certo.

Um gato que de repente se esconde de você, exibe agressão ou medo, pode estar sofrendo.

Se o seu gato é treinado para usar cauxa de areia e começa a se aliviar em outras áreas de seu repouso, pode ter uma infecção do aparelho urinário, uma doença de rim ou pedras da bexiga.

Situações de emergência

Seu gato precisa de cuidados de emergência se ele mostra sintomas de risco de vida, como sangue nas fezes ou vômito, respiração trabalhada, convulsões, paralisia ou um tom amarelo nas suas gengivas e olhos.

Nesta situação, especialmente à noite, não espere o seu veterinário para consultar no dia seguinte, levar o seu animal de estimação para uma clínica de emergência.

Saiba mais sobre: Qualidade de Vida

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Sinais e sintomas do gato doente" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.