Soluço em cachorro | Causas, Sintomas e O que fazer?
Autora:

Soluço em cachorro | Causas, Sintomas e O que fazer?

Idade do cachorro. Estresse, fadiga e excitação. Comer ou beber muito rápido. Os cães também podem ser afetados pelo chamado espirro reverso, que é uma grande ingestão de ar.

Os cães têm soluços como as pessoas têm?

O corpo do seu cão parece ter espasmos que são iguais a soluços, acordando-a de uma sesta pacífica. A sua mente começa a encher-se de perguntas. Os cães têm soluços? Porque ele está soluçando? Como é que acontece o soluço no cão?

Vamos começar com as boas notícias. O seu cão provavelmente está bem, os soluços são totalmente normais. Mas vamos explorar algumas causas e consertos para os soluços do seu cachorro.

O que são soluços de cachorro?

Tal como nos humanos, os soluços em cães são causados por espasmos incontroláveis do diafragma. Isto pode parecer assustador, mas na maioria dos casos, vai desaparecer por conta própria.

O diafragma é um músculo que se contrai para puxar o ar para os pulmões, e faz o mesmo com o seu cão. Quando o seu diafragma tem espasmos e está fora de sincronia com a sua glote, isto causa o som "hic" do soluço.

Os cães também podem ser afetados pelo chamado "espirro reverso", que é uma grande ingestão de ar. Pode ser acompanhado por snifar e a boca do cão está fechada, fazendo com que alguns donos pensem que o seu cão pode sufocar ou afetado por um caso horrível de soluços.

Isto é bem diferente de um soluço, mas às vezes pode parecer semelhante. Embora também não seja um motivo de preocupação, saber a diferença é importante.

Porque que os cães têm soluços?

Os cientistas não sabem exatamente porque é que isto causa soluços, ou qual é o objetivo dos soluços, mas conhecemos as ações comuns que levam aos soluços!

Você também pode gostar:

  • A idade. Os soluços são mais comuns em cachorros - após 8 a 12 meses, eles se tornam muito mais raros. Como os cachorros têm soluços no útero, alguns cientistas pensam que os soluços têm um propósito para os cachorros. É possível que o soluço ajude os seus pulmões a crescer e se desenvolver.
  • Estresse, fadiga e excitação. É mais provável que os cães com excesso de estímulos tenham soluços. Como os cachorros não são tão bons em controlar os seus níveis de energia, estresse e excitação, é mais provável que tenham mais soluços do que os cães mais velhos e mais calmos. Os soluços vão ser menos comuns à medida que o seu cão amadurece.
  • Comer ou beber muito rápido. Esta é provavelmente a causa mais comum de soluços, tanto para os humanos como para os seus companheiros peludos. Muitas vezes, o consumo demasiado rápido de comida ou água levará o seu cão a engolir ar, o que pode causar soluços.

O que devo fazer em relação aos soluços do meu cachorro?

Normalmente, os donos não precisam de se preocupar muito em resolver os soluços do seu cão. Os soluços são totalmente normais e normalmente desaparecem em apenas alguns minutos. Se o seu cão tiver soluços regularmente ou os tiver por um longo período de tempo, você pode querer intervir, embora certamente não seja necessário. Existem algumas opções para ajudar o seu cão a livrar-se dos soluços.

  • Espera. Como dito acima, a maioria dos casos de soluços de cachorros irão embora sozinhos em apenas alguns minutos. Você pode pegar um vídeo bonito enquanto espera, ou tentar uma das outras opções abaixo.
  • Fornecer comida ou água. Tal como nos humanos, comer ou beber pode ajudar a aliviar os soluços. Certifique-se de moderar a rapidez com que o seu cão consome o que você oferece, embora lembre-se de que comer ou beber muito rápido é uma causa comum dos soluços.
  • Abrande o seu cão. Se o seu cão tiver soluços regularmente por comer ou beber demasiado depressa, talvez queira considerar tigelas para cães especializadas, concebidas para ajudar a abrandar os cães! As tigelas com cristas internas podem abrandar a comida ou a bebida. As tigelas de água concebidas para evitar que os bebedores descuidados façam uma confusão também podem funcionar para abrandar os cães que engolem água. Os comedouros de puzzles são outra opção, fazendo com que o seu cão trabalhe um pouco mais para pegar a ração enquanto desafia o seu cérebro durante a hora da refeição.
  • Exercício. Mudar a respiração ou o ritmo cardíaco do seu cão pode fazer maravilhas para o livrar dos soluços. Forçar o seu sistema a fazer algo ativo ajuda a livrar-se desses espasmos. Embora seja difícil forçar um cão a beber, um passeio ou um jogo de Frisbee pode ser uma forma mais fácil de resolver os soluços.
  • Dieta de baixo teor de grãos. Alguns cães ficam com soluços com mais frequência quando estão em dieta de alto teor de grãos. Se o seu cão está com soluço regular, tente mudar para um alimento de alta qualidade e baixo teor de grão.

Complemente a sua leitura:

Alguns cientistas acreditam que os soluços são úteis para deixar os cães limparem o estômago de gás, mas isso não significa que o seu cão goste de soluçar. Tal como nos humanos, os soluços são irritantes, mas, em última análise, são normais e não são um grande motivo de preocupação.

Monitorar as emoções do seu cão e a ingestão de comida pode ajudar a prevenir e até mesmo curar os soluços.

Saiba mais sobre: soluço

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Soluço em cachorro | Causas, Sintomas e O que fazer?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.