Trombocitopenia em gatos
Autora:

Trombocitopenia em gatos

Uma produção anormalmente baixa de plaquetas de sangue em gatos é devido à trombocitopenia, uma condição médica.

Uma produção anormalmente baixa de plaquetas de sangue em gatos é devido à trombocitopenia, uma condição médica.

As plaquetas são produzidas na medula óssea e depois liberadas na corrente sanguínea. Elas também servem a função importante de manter hemostasia.

Baixa contagem de plaquetas pode ser encontrada em qualquer raça de gato, e em qualquer idade. As opções do tratamento existem e a menos que a causa da circunstância for séria, o prognóstico de trombocitopenia em gatos é positivo.

Sintomas de trombocitopenia em gatos

Os gatos com baixa contagem de plaquetas podem apresentar sintomas como:

  • Febre
  • Letargia
  • Sopro do coração
  • Hemorragia urinária
  • Tosse excessiva
  • Muco nasal excessivo
  • Colapso (em casos severos)

Causas de trombocitopenia em gatos

Trombocitopenia em gatos pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:

  • Leucemia
  • Linfoma
  • Diminuição da produção de plaquetas
  • Perda de sangue extrema devido a uma hemorragia
  • Maior destruição de plaquetas no corpo (agentes infecciosos são a causa mais comum deste problema)

Diagnóstico de trombocitopenia

Os veterinários vão medir o sangue do gato para determinar sua contagem de plaquetas e comparar o nível de encontro às linhas de base normais. Ele ou ela também irá excluir qualquer trauma recente ou outras questões relacionadas com a hemorragia.

Testes laboratoriais típicos de sangue vão ser capazes de determinar a causa e se é devido a uma questão médica mais grave. Em alguns casos, uma amostra de medula óssea pode ser usada para descartar uma variedade de condições médicas.

Quando o sangramento interno ou problemas com órgãos rompidos são suspeitos, seu veterinário pode realizar raios-x e ultra-som em seu gato.

Tratamento

Para normalizar a contagem de plaquetas do gato, pode ser recomendada uma transfusão de plaquetas. Em alguns casos, uma transfusão de sangue inteira pode ser necessária para corrigir a anemia.

Vida e gestão

Uma das complicações mais sérias para observar em gatos com trombocitopenia é o potencial de hemorragia excessiva, que geralmente ocorre durante uma lesão ou corte.

Seu veterinário pode recomendar reduzir as atividades físicas do gato ou remover todos os alimentos duros de sua dieta, porque pode fazer com que seu animal de estimação sangre.

Prevenção

Atualmente não existem medidas preventivas conhecidas para esta condição médica.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Trombocitopenia em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.