Tosse em cachorro idoso
Autora:

Tosse em cachorro idoso

A tosse seca que é muitas vezes seguido de engasgos é um sinal de tosse do canil em cães. Alergias caninas e asma. Cães geriátricos são propensos a doenças cardíacas.

O que faz com que cães mais velhos tenham tosse?

Tosse em cães mais velhos pode ser um sinal de um problema de saúde sério.

Tosse em cães mais velhos pode ser um sinal de um problema de saúde sério.
Tosse em cães mais velhos pode ser um sinal de um problema de saúde sério.

Tosse em cães mais velhos geralmente indica uma condição de saúde subjacente. Note quando seu cão é mais provável a tossir, e se a tosse é úmida e produtiva. Leve o seu cão ao veterinário para uma triagem de saúde para determinar a causa de sua tosse.

Por que meu velho cão tosse?

Os cães podem tossir por muitas razões, a maioria delas são benignas. Pense em você mesmo depois de andar por um caminho cheio de poeira. Seu cão tenderá a tossir então, demasiado. Talvez ainda mais porque ele está mais perto da nuvem de poeira.

Tosse em cachorro idoso relacionada a infecções

Vírus, bactérias, fungos e parasitas podem infectar o trato respiratório superior de um cão, tecido pulmonar (pneumonia), vias aéreas (bronquite) ou uma combinação dela (broncopneumonia) e fazer com que os cães tossem. A tosse do canil é a causa infecciosa mais comum de tosse.

Você também pode gostar:

Infecções caninas que causam tosse

A tosse seca, a tosse rouca e que parece arranhar que é muitas vezes seguido de engasgos é um sinal de tosse do canil em cães. A tosse do canil é uma infecção altamente contagiosa mas facilmente tratada. É comumente encontrado em canis de cães e abrigos onde muitos animais estão alojados juntos e os níveis de ansiedade são elevados.Se a tosse do canil é deixada sem tratamento e não desaparece por conta própria, pode levar a pneumonia canina. A cinomose canina é outra doença infecciosa, muito mais grave, que é conhecida por causar tosse.

A cinomose às vezes é diagnosticada erroneamente porque os sintomas nos estágios iniciais são muito semelhantes aos sintomas da tosse do canil. Embora a destemperança pode causar tosse em cães mais velhos, é mais comum em cães mais jovens, não vacinados.

Tosse persistente também pode ser um sintoma da dirofilaria immitis, a dirofilariose ou parasita do coração do cão. Se o seu cão mais velho não teve um anti parasita preventivo, o seu veterinário vai testá-lo para lombriga.

Distúrbios auto-imunes que causam tosse

Alergias caninas e asma são doenças auto-imunes que às vezes levam à tosse. Embora seja possível para cães mais velhos para desenvolver alergias ou asma, cães mais jovens são muito mais vulneráveis.

Alguns cães idosos podem desenvolver alergias sazonais que os levam a tossir. Cães com alergias tendem a se sentir bem de outra forma. Eles não têm febre ou perdem todas as refeições e podem tossir dentro e fora durante o dia. Cães com tosse alérgicas tendem a tossir um pouco de muco ou líquido claro.

Alguns cães mais velhos com alergias também podem fazer o que é chamado de "espirro reverso." Em vez de expelir ar como um espirro regular, o ar vai internamente muito rapidamente. No início pode parecer como seu cão está engasgando ou tendo um ataque de asma. Espirros reversos são mais comuns em cães de brinquedo e raça pequena. Cães braquicefálicos com focinhos encurtados como Bulldogs também são propensos a isso. Pense nisso como um pequeno espasmo na garganta do seu cão. Todo o irritante pode causar este, ar frio quando seu cão vai fora, poeira, excitação ou puxando em um colar. Você geralmente pode parar o espirro reverso, colocando suavemente a mão sobre o nariz do seu cão.

Complemente a sua leitura:

Se, entretanto, seu cão tosse freqüentemente durante o dia ou tosse consistentemente em determinadas horas do dia ou após determinadas atividades, você precisa verificar a causa da tosse. Tossir em um cão velho pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente.

A maioria das tosses em cães velhos são devido a problemas nos pulmões ou no coração. Causas infecciosas são possíveis, mas muitas vezes a tosse é resultado do envelhecimento e desgaste nesses órgãos.

Condições geriátricas que causam tosse

Cães geriátricos são propensos a doenças cardíacas. Insuficiência cardíaca congestiva é uma condição cardíaca grave visto muitas vezes em cães mais velhos. Isso leva à tosse e à respiração trabalhada.

Tossir em cães mais velhos às vezes é um sintoma característico de câncer de pulmão. O câncer de pulmão canino pode ser causado por fatores ambientais, como o fumo passivo, ou de tumores caninos que se espalham para os pulmões.

Um defeito no nervo laringeal às vezes pode levar à paralisia total ou parcial da laringe, restringindo o fluxo de ar do cão e fazendo o cão tossir. Paralisia da laringe é comum em cães mais velhos. As grandes raças são mais suscetíveis do que cães menores à paralisia da laringe.

Considerações de tosse em cão idosos

Porque tossir em uns cães mais velhos pode ser causado por uma escala tão larga das circunstâncias, um exame com o médico veterinário é necessário para identificar o problema e determinar o melhor curso do tratamento.

Saiba mais sobre: tosse

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Tosse em cachorro idoso" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.