Transtorno obsessivo em Border Collies
Autora:

Transtorno obsessivo em Border Collies

Se você está mantendo um border collie como um cão trabalhador ou como um animal de estimação, o comportamento obsessivo pode reduzir a qualidade de vida do cão.

Border collies são cães pastores, o que significa que eles são intrinsecamente um pouco obsessivos.

Se você está mantendo um border collie como um cão trabalhador ou como um animal de estimação, o comportamento obsessivo pode reduzir a qualidade de vida do cão.

Transtorno obsessivo compulsivo

Acredita-se que aproximadamente 2% de todos os cães sofram de transtorno obsessivo-compulsivo, também conhecido como transtorno compulsivo canino ou transtorno do comportamento compulsivo.

O estresse no ambiente de um cão pode levar ao desenvolvimento de comportamentos compulsivos. Os sintomas do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em border collie incluem pegar moscas, perseguir a cauda, ​​girar, aborrecimento excessivo, sugar o flanco, alucinar ou comer fezes de outros animais.

Prevenção

Você pode reduzir a probabilidade de seu collie desenvolver transtorno obsessivo compulsivo (TOC), reduzindo fatores estressantes em seu ambiente. O confinamento próximo ou o encadeamento extensivo podem causar um estresse extremo do border collie, então, certifique-se de que o seu cão tenha um curso regular de tempo e espaço para percorrer.

Os grupos sociais são importantes para os border collies, de modo que as mudanças na configuração da família ou nas relações entre seu border collie e outros animais de estimação podem causar estresse.

Dê ao seu cachorro muitas oportunidades para exercícios físicos a cada dia e certifique-se de que seu cachorro tenha a chance de interagir com outros animais ou seres humanos ao longo do dia. Ficar isolado pode ser muito estressante para um border collie.

Como ajudar o Border Collie

Se o seu border collie está agindo de forma estressada e obsessiva, você pode ajudar a reduzir esses comportamentos antes de se tornarem destrutivos para a saúde e felicidade do seu cão.

Procure conselhos de um veterinário sobre possíveis razões médicas para comportamentos obsessivos, se o seu cão tiver uma condição de tireoide, por exemplo, isso pode elevar os níveis de estresse e aumentar os comportamentos obsessivos.

Faça a sua rotina tão previsível quanto possível para o seu cão, e certifique-se de que cada pessoa na casa é consistente em suas habilidades de treinamento e comportamento para o cão.

Alguns border collies respondem bem a massagens calmantes, envoltórios, óculos de sol ou roupas para reduzir o estresse ambiental, ou feromônios sintéticos que vêm nos formatos de spray, plug-in ou colar tratados.

Gestão comportamental do Border Collie

Às vezes você pode estar reforçando um comportamento obsessivo por acidente. Por exemplo, se você rir e louvar seu border collie por perseguir sua cauda, ​​você está recompensando o comportamento. É provável que seu border collie continue ou aumente o comportamento. Você pode parar de reforçar os comportamentos obsessivos ao ignorá-los, removendo assim a atenção que recompensa o cachorro.

Os especialistas em comportamento referem-se a esta técnica como "extinção". Por exemplo, você pode deixar o quarto assim que seu collie começar a perseguir a cauda. Se o seu cão persegue sua cauda como um meio de chamar sua atenção, ele irá parar o comportamento quando você não está mais na sala para recompensar ou reforçar o comportamento.

Em alguns casos, os cães podem realizar comportamentos obsessivos sozinhos como uma forma de auto-estimulação. Nestes casos, você precisa parar qualquer reforço ou recompensa pelo comportamento - para um cachorro, mesmo seu grito irritado se ele come caca pode funcionar como uma espécie de recompensa.

Você deve remover a oportunidade para o cão executar o comportamento - por exemplo, limpe qualquer e todos os cocos do cão do seu quintal antes de deixar o seu cão sair para fazer o seu negócio. O uso limitado de um focinho pode impedir o seu cão de se engajar em comportamentos, como sucção de flanco, pica (comendo fezes) ou descasque. Não deixe um cachorro sem vigilância.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Transtorno obsessivo em Border Collies" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.