Vírus mortais em gatos | Principais vírus
Autora:

Vírus mortais em gatos | Principais vírus

Os vírus estão entre os tipos de doenças infecciosas que os gatinhos jovens são especialmente propensos a contrair.

Gatos mais novos são mais suscetíveis a vários vírus que ameaçam a vida do que os gatos adultos.

Os vírus estão entre os tipos de doenças infecciosas que os gatinhos jovens são especialmente propensos a contrair. Até que um gatinho tem idade suficiente para ser vacinado, ele deve permanecer com sua mãe, cujo leite fornece um nível básico de proteção contra a doença. Após um rigoroso esquema de vacinação vai ajudar a evitar seu gatinho de pegar um vírus mortal.

Os gatinhos são sujeitos a muitas doenças e deformidades diferentes, apenas como todo o outro animal. Algumas doenças, como a cardiomiopatia hipertrófica, são congênitas. A maioria, no entanto, são contratados através de vírus, infecções, ou parasitas. Felizmente, os gatinhos vacinados são protegidos de muitas das doenças as mais mortais.

As mães selvagens do gato (chamadas às vezes rainhas) são mais prováveis do que gatos domésticos ter gatinhos com problemas de saúde. Há muitas razões para isso:

Você também pode gostar:

  • gatos selvagens são susceptíveis de ter mais gatinhos do que eles podem cuidar;
  • gatos selvagens são mais propensos a ter parasitas que podem causar doenças;
  • gatos selvagens são frequentemente subnutridos e incapazes de fornecer a nutrição apropriada para gatinhos.

Principais vírus mortais em gatos

Panleucopenia felina

Panleucopenia felina é uma doença viral que acontece nos gatos domésticos e outros membros das famílias felidae, mustelidae, viverridae e procyonidae.

Quase todos os gatos são expostos à cinomose felina em seu entorno natural, mas poucos donos de animais têm de lidar com os efeitos devastadores deste parvovírus devido a vacinas eficazes.

No entanto, gatinhos não vacinados em abrigos ou outras situações superlotadas que são mais propensos a contrair esta doença.

Os gatinhos infectados terão febre, vômitos e diarreia; o exame de sangue mostrará quase nenhum glóbulos brancos. A doença é fatal.

Peritonite infecciosa felina

A peritonite infecciosa felina, ou FIP, é uma doença potencialmente mortal que se manifesta em uma forma úmida ou seca. A forma úmida é mais comum e é caracterizada por fluido no tórax que provoca distensão e desconforto respiratório. A forma seca desenvolve-se lentamente; causa perda de peso e anemia.

Quando o FIP puder frequentemente ser encontrado nas áreas com grande número de gatos, pode igualmente ser encontrado nos gatinhos com uma predisposição genética. Enquanto a exposição a este coronavírus é generalizada, poucos dos gatos infectados realmente obter FIP. A desvantagem é que uma vez contratada, a doença é fatal.

Os veterinários têm opiniões divergentes sobre a segurança e eficácia da vacina peritonite infecciosa felina (FIP). Se você está preocupado que seu gato pode ser exposto a peritonite infecciosa felina (FIP), discutir os riscos e benefícios da vacina com o seu veterinário.

Vírus da imunodeficiência felina

Complemente a sua leitura:

Nos Estados Unidos, quase 3% dos gatos têm vírus da imunodeficiência felina, ou FIV. A doença é espalhada quando um felino não infectado é mordido por um gato que carrega o vírus.

Gatinhos saudáveis que são mantidos longe de gatos com histórias de saúde desconhecidas não são susceptíveis de contrair FIV.

A doença ataca os gânglios linfáticos e provoca diarréia, condições oculares, inchaço das gengivas, perda de peso e convulsões.

A doença é fatal, mas você pode estender a vida útil de um gato infectado através de medicamentos e cuidados adequados.

Vírus da leucemia felina

O vírus da leucemia felina, ou FeLV, é uma das causas mais comuns de morte em gatos e gatinhos.

FeLV é extremamente virulento e pode ser espalhado através dos contatos ocasionais, tais como pratos compartilhados do alimento, assim como do gato da matriz. Enquanto FeLV pode ser evitado com vacinas, uma vez que parece que não pode ser curado. Ele suprime o sistema imunológico para que os gatos morrem de doenças que de outra forma seriam capazes de lutar.

Os gatinhos diagnosticados com FeLV são mais suscetíveis ao cancro, ao Lymphoma, à leucemia, e às infecções bacterianas secundárias e aos vírus.

Não há sintomas, como o vírus em si não faz o gato doente. Para um gato felino-leucemia-contaminado, as circunstâncias secundárias o vírus convida são geralmente a causa da morte.

Saiba mais sobre: vírus

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Vírus mortais em gatos | Principais vírus" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.