Ansiedade de separação no Chihuahua
Autora:

Ansiedade de separação no Chihuahua

Sentimentos de isolamento podem levar a tristeza intensa, agitação e/ou pânico avassalador que pode ser física e mentalmente esgotante.

Deixar um Chihuahua sozinho em casa e ansiedade de separação

A ansiedade da separação envolve uma reação angustiada aos proprietários que saem de casa e esta é uma questão comum com Chihuahuas. Sentimentos de isolamento podem levar a tristeza intensa, agitação e/ou pânico avassalador que pode ser física e mentalmente esgotante.

Se o seu Chihuahua tem dificuldade em ficar sozinho quando você sai de casa, você ficará aliviado em saber que existem alguns métodos muito eficazes para oferecer uma sensação de segurança, reduzir a solidão e incutir uma atmosfera positiva e calmante.

Deixar um Chihuahua sozinho em casa e ansiedade de separação
Deixar um Chihuahua sozinho em casa e ansiedade de separação

Quanto Tempo um Chihuahua Pode Ficar Sozinho em Casa

O aspecto complicado da ansiedade de separação é que os cães podem sentir a tensão do isolamento num período de tempo muito curto ou a crescente apreensão pode acumular-se ao longo das horas antes de se atingir um ponto de ruptura. E, isto pode variar de dia para dia.

Em relação aos fatores de segurança, desde que o ambiente seja quente e seguro e que seja fornecida água e comida suficientes, um Chihuahua saudável pode ficar bem sozinho por até 9 ou 10 horas.

Há possíveis circunstâncias inesperadas, como um apagão durante o inverno que poderia causar o desligamento do calor ou durante o verão que faria com que o ar condicionado cortasse, o que justificaria a presença de um proprietário.

E, há outras variáveis que tornariam a ausência por um dia inteiro inseguro. Isso seria para Chihuahuas com alto risco de hipoglicemia (uma queda rápida nos níveis de açúcar no sangue), como filhotes com menos de 4 meses de idade e adultos de tamanho inferior ao normal com histórico de hipoglicemia e qualquer Chihuahua que esteja doente ou ferido.

Enquanto o seu Chihuahua estiver com boa saúde, você será capaz de cumprir o seu trabalho, escola e outras obrigações, colocando o foco na criação de um ambiente para manter o seu Chihuahua feliz, seguro e confortável enquanto você estiver fora.

Sinais de Ansiedade de Separação no Chihuahua

Cada Chihuahua sente os efeitos do isolamento à sua maneira única. Mas, geralmente um cachorro exibirá um ou mais dos seguintes sinais:

Você também pode gostar:

  • Ladrar em excesso
  • Lamento
  • Depressão
  • Mastigação destrutiva
  • Inquietude
  • Agitação
  • Comportamento de pânico
  • Auto-licitação (normalmente para as patas)
  • Problemas de ajuste quando os donos estão de volta a casa

Estes sintomas podem mudar com o tempo; por exemplo, ladrar como loucos num mês e ficar se lambendo. E, essas mudanças comportamentais podem piorar com o tempo; por exemplo, se um cão fica deprimido quando seu dono deixa isso pode entrar em depressão crônica, mesmo quando estiver na companhia de outros.

O efeito da ansiedade de separação sobre os donos

Enquanto um Chihuahua luta com a ansiedade da separação, os donos também estão sentindo os efeitos. Muitos sentem-se dilacerados, sabendo que têm de sair de casa para trabalhar ou lidar com outras tarefas, mas ainda assim muito conscientes de que isto coloca o seu Chihuahua numa situação terrivelmente angustiante. Os donos podem achar difícil ter concentração no trabalho ou na escola, preocupação ao longo do dia com a forma como o seu cão lida com as coisas e sentir tão indefesos como imaginam que os seus cães lidam.

Esta raça é muito sensível ao modo como os seus humanos se sentem, capaz de captar emoções não ditas. Portanto, qualquer frustração e estresse podem ser detectados e só irão contribuir para o ciclo vicioso.

Como ajudar um Chihuahua ficar sozinho em casa

O Objetivo Geral

Você pode ajudar o seu Chihuahua com a ansiedade da separação:

  • Criando um ambiente seguro que oferece uma sensação de segurança
  • Produzindo uma atmosfera calma
  • Fornecendo brinquedos que ajudam a diminuir o tédio e oferecem conforto
  • Ajudando o seu Chihuahua a ficar dessensibilizado para a sua ausência
  • Acabar o dia pessoalmente ou remotamente
  • Oferta de ajudas adicionais para acalmar, se necessário

É raro que apenas um destes métodos ajude por conta própria. É quando estes métodos são combinados que você encontrará o maior sucesso, então você vai querer incorporar o maior número possível.

Como Tratar a Ansiedade de Separação do Seu Chihuahua

Complemente a sua leitura:

Infelizmente, a maioria dos donos tem a abordagem errada para a ansiedade de separação do seu Chihuahua através de punição e/ou confinamento. Para que seu Chihuahua possa superar este problema comportamental, você deve trabalhar para minimizar suas saídas e chegadas. Ao invés de abraçá-los e mimá-los antes de sair pela porta, vá em frente e saia de uma maneira bem sutil, sem falar ou fazer contato visual. Isto mostra ao seu Chihuahua que sair, e voltar, não é um grande problema.

Os proprietários devem trabalhar para tratar a ansiedade de separação do seu Chihuahua lentamente para evitar mais estresse psicológico. Comece por sair de casa por apenas 10 minutos por dia, e aumente gradualmente esta duração ao longo do tempo. Depois de estar longe do seu Chihuahua por 10 minutos por dia durante uma semana inteira, talvez você possa bater até 20-30 minutos por dia. Dar passos lentos permite que seu Chihuahua se acostume com estas novas mudanças, essencialmente amortecendo a ansiedade de separação.

Para casos graves de ansiedade de separação em Chihuahuas, os proprietários podem querer discutir os prós e os contras de vários medicamentos com o seu veterinário. Benzodiazepinas, inibidores de oxidase, antidepressivos tricíclicos (TCA) e inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRI) são alguns dos medicamentos mais comumente prescritos para a ansiedade de separação canina. É claro que são apenas soluções temporárias e não devem ser usadas como opção de tratamento a longo prazo.

Dicas para o Tratamento da Ansiedade de Separação:

  • Ignore o seu Chihuahua quando sair e entrar em casa
  • Deixe a televisão ligada para oferecer companhia (DogTV ou Animal Planet são ambas ótimas escolhas)
  • Certifique-se de que eles fazem muito exercício ao longo do dia
  • Deixe alguns brinquedos para na casa para ajudar a ocupar o seu tempo
  • Ensine ao seu Chihuahua os comandos básicos de obediência, tais como sentar-se.
  • Confine o seu Chihuahua vagamente em vez de usar uma caixa
  • Alguns veterinários sugerem dar uma meia ou alguma outra roupa suja para o seu Chihuahua, pois o seu cheiro pode ajudar a acalmá-los.

Não pode esperar que o seu Chihuahua ultrapasse imediatamente a sua ansiedade de separação. Distúrbios comportamentais são algo que leva meses, às vezes até anos para se desenvolver, e tratá-lo pode levar o mesmo tempo. Seja persistente e siga as dicas listadas aqui para ajudar o seu Chihuahua a superar a sua desordem.

Saiba mais sobre: ansiedade

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Ansiedade de separação no Chihuahua" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.