Depressão em cães | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Depressão em cães | Causas, Sintomas e Tratamento

A depressão canina pode muitas vezes ser desencadeada pela perda ou saída de um membro da família, seja um ser humano ou outro animal de estimação.

5 sinais de aviso | O que fazer quando um cão está deprimido

Os cães ficam deprimidos como os humanos.

Você notou ultimamente que o nível de energia do seu cão caiu, seus hábitos de dormir e comer não são os mesmos, ou ele não está tão interessado nas coisas que ele costumava estar interessado em? É possível que o seu cão esteja deprimido.

A depressão canina pode muitas vezes ser desencadeada pela perda ou saída de um membro da família, seja um ser humano ou outro animal de estimação. A depressão também pode ser desencadeada a partir de grandes mudanças na rotina do cão se é um novo bebê, novo animal de estimação, ou mesmo se movendo em uma nova casa.

A ansiedade de separação é muito comum e também pode ser tratada com um veterinário. Se algumas das principais mudanças estão provocando ansiedade e você colocou o dedo sobre a fonte do problema, tente trabalhar com o seu behaviorista veterinário ou um instrutor em técnicas que diminuem esses gatilhos. Você pode achar que algumas técnicas de curto prazo mudam rapidamente o comportamento do seu cão. Além disso, considere remédios naturais, incluindo essências florais e um difusor de óleo essencial calmante. Seu veterinário irá ajudá-lo a descartar quaisquer problemas de saúde ou problemas físicos.

Você também pode gostar:

Se você está preocupado com o seu companheiro peludo, olhar para estes cinco sinais de alerta de depressão em cães

1. mudanças de apetite

Quando os cães ficam deprimidos, eles costumam comer menos ou até mesmo parar de comer. Há também alguns cães que vão comer muito mais quando eles ficam deprimidos, porque o alimento do cão pode servir como um conforto para eles.

Se seu cão experimentou a perda de peso extrema em uma quantidade curta de tempo, deve haver uma possibilidade de um desequilíbrio químico causado pela depressão clínica.

2. mudanças nos hábitos de sono

Como os seres humanos, quando os cães são deprimidos, muitas vezes dormem muito mais do que costumam fazer. Você pode ir para casa do trabalho e descobrir que seu cão não quer sair da cama.

Dormir em excesso pode significar um comportamento deprimido.

3. perda de interesse

Um dos principais sintomas de depressão em cães não é mais mostrar interesse em ir para caminhadas, nem em todas as outras atividades que seu cão costumava desfrutar. Novamente, esses sintomas de depressão são notavelmente semelhantes aos humanos.

4. evitar ou ocultar

Se o seu cão de repente começa a se esconder de você ou quer ser deixado sozinho, que é uma forte indicação de que algo está incomodando. Pode ser uma lesão física, ou pode ser puramente emocional.

5. lamber excessivo

Cães deprimidos, muitas vezes vão lamber suas patas para acalmar-se. Se parece que seu cão está exibindo comportamento excessivo de ficar lambendo ou mordendo, ele pode estar deprimido.

O que fazer na depressão canina?

Complemente a sua leitura:

Então, o que você deve fazer se o seu cão geralmente feliz tem os sintomas de depressão? Como mencionamos anteriormente, em primeiro lugar, levar o seu cão para o veterinário para se certificar de que estes sintomas não são causados por uma doença física.

Se o veterinário descobre que o seu cão é fisicamente saudável, a melhor coisa que você pode fazer é manter a rotina que você e seu cão tinha antes do evento traumático, para levar o cão de volta a um senso de normalidade. Manter os horários de alimentação e as quantidades iguais, e levá-lo em abundância de passeios para que ele possa obter bastante exercício. Continue a tentar envolvê-lo com atividades que ele costumava desfrutar, como ir ao parque para passear, e certifique-se de pagar a sua atenção extra.

Se vários meses passam e seu cão ainda está deprimido ou experimentando a ansiedade, um veterinário pode prescrever tratamento médico. Antidepressivos como Prozac (somente prescrito por médico veterinário) são dados apenas para cães com casos graves de depressão, e geralmente por curtos períodos de tempo. Cães são geralmente capazes de superar a depressão do cão por conta própria, com a atenção amorosa de seus proprietários.

Se não houver uma condição médica subjacente, tentar aumentar os níveis de atividade do seu cão como uma maneira de garantir o humor melhorado do seu cão. A perda de membro da família pode ser extremamente estressante e uma causa de depressão. 

Saiba mais sobre: depressão

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Depressão em cães | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.