Depressão em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Depressão em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento

Se você suspeitar que seu gato está deprimido porque está doente, então você deve agendar uma visita com o seu veterinário o mais rapidamente possível.

O seu gato está triste?

Pistas visíveis que apontam para a depressão do gato

Cada gato tem a sua própria personalidade, com alguns sendo mais extrovertidos do que outros, mas quando um gato tipicamente social é de repente reservado e silencioso pode ser preocupante.

Na maioria dos casos, os proprietários do gato não têm nenhuma ideia porque seu gato está trsite ou deprimido. Mas algun sinais de depressão em gatos podem ser fáceis de observar.

Sinais de um gato deprimido

Uma imagem vale mais que mil palavras. Preste atenção a alguns sinais de possível depressão em seu gato.

Você também pode gostar:

  • Pistas vocais: Estas são indicações muito audíveis que seu gato pode ser infeliz. Estes ruídos infelizes são geralmente baixos e tristes. Os purrs não indicam sempre a felicidade e um gatinho infeliz pôde igualmente ronronar mais como uma maneira de confortar-se também. Outros gatos que são normalmente vocais podem tornar-se quietos, enquanto os gatos tranquilos podem aumentar o volume.
  • Linguagem corporal: às vezes a linguagem corporal do seu gato pode indiciá-lo em sua infelicidade e há muitas posições de olho, orelha, pele e corpo que podem indicar isso. Orelhas mantidas para trás, cauda dobrada, cabelo em pé na extremidade, e outros sinais do corpo são todas as formas de comunicação silenciosa que seu gato pode ser triste.
  • Agressão ou medo: gatos tristes tendem a ser mais reativos e agir com agressividade ou medo. Se você notar mudanças de comportamento que resultam em seu gato estar assustado ou anormalmente agressivo, então eles podem ser tristes.
  • Grudento, carente ou escondendo: um gato triste pode perder o interesse nas atividades, torna-se reclusivo, e esconder-se. Os gatos mais quietos podem tornar-se grudentos ou carentes e o medo dos estranhos que todos os gatos parecem compartilhar pode tornar-se aumentado quando um gato é triste.
  • Sono excessivo: os gatos normalmente dormem muito, mas os gatos tristes ou deprimidos dormem ainda mais. Se houve mudanças no local de um local de cochilo favorito isso também pode indicar tristeza.
  • Má preparação: este pode ser um sinal de infelicidade e saúde doente. Gatos que não se sentem bem ou são deprimidos muitas vezes param de se preparar deixando o pêlo muito despenteado.
  • Não comer: se o seu gato parou de comer de repente, pode estar infeliz sobre algo. Os gatos tristes podem perder o interesse em seus deleites favoritos.
  • Pulverização: um gato triste pode usar seu próprio aroma para se sentir melhor urinando em lugares inadequados. Há muitas razões para urinar fora da caixa de areia, mas estresse, depressão, e tristeza são elevados nesta lista. Seu gato pode urinar em áreas de alto valor, tais como vigias, seu quarto, ou lugares onde o aroma de um animal de estimação falecido ou faltando perdura humanos, a fim de espalhar seu próprio aroma.
  • Risco excessivo: se o seu gato está triste ou deprimido, pode começar a arranhar objetos mais do que o habitual para aliviar o estresse e marcar o seu território.

Razões pelas quais um gato fica deprimido

Pode haver várias razões pelas quais um gato fica deprimido. Não importa a razão pela qual, certifique-se de dar-lhe tempo extra e atenção até que seu nível de felicidade melhore. Se a dor é o culpado, em seguida, levar o seu gato para o veterinário.

Doença

As doenças podem fazer com que seu gato não se sinta bem e mesmo possivelmente esteja na dor. O gato pode não ser seu self brincalhão se dói mover-se ao redor.

Complemente a sua leitura:

O gato pode sentir náuseas, não quer comer, ter um desequilíbrio hormonal, ou não ter energia devido à doença. Condições como a doença hepática gordurosa, FIV, FeLV, doenças respiratórias superiores, diabetes, hipotireoidismo, doença dental, e outros são todos sérios problemas de saúde que podem afetar o nível de felicidade do seu gato.

Se você suspeitar que seu gato está deprimido porque está doente, então você deve agendar uma visita com o seu veterinário o mais rapidamente possível.

Lesão

Os ferimentos podem limitar a habilidade do seu gato de fazer coisas que anteriormente apreciavam. Dor após uma lesão também pode deixar o seu gato triste.

Certifique-se de que você está seguindo as recomendações do seu veterinário sobre o alívio da dor ou se o seu gato parece estar com dor, agendar uma consulta com o veterinário Mesmo as cirurgias e os ferimentos velhos podem causar a dor ou o desconforto persistente em seu gato e podem exigir o alívio de dor crônica.

Perda de uma pessoa amada

Perder um membro da família é sempre difícil para todos os envolvidos e seu gato não é exceção. Quando um membro da família (humano ou animal) é afastado ou muda para longe, seu gato pode lamentar-se e tornar-se deprimido. Este é geralmente apenas um comportamento temporário e com algum tempo o seu gato voltará ao normal.

Se seu gato é deprimido porque um outro gato no agregado familiar faleceu, podem beneficiar de um amigo novo do gato (ou não podem). Seja cauteloso em adicionar outro animal de estimação demasiado logo à família.

O tempo é geralmente o melhor remédio para as mudanças principais do membro da família, mas há igualmente uns remédios naturais tais como feromônios e suplementos nutricionais que podem ajudar seu gato ser mais feliz no ínterim.

Saiba mais sobre: depressão

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Depressão em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.