Doença cardíaca e hipertensão em gatos velhos
Autora:

Doença cardíaca e hipertensão em gatos velhos

Marcar uma consulta no veterinário para o seu gato, se ele apresentar algum ou todos os seguintes sinais. Saiba mais!

A pressão arterial elevada em gatos é agora reconhecida como uma condição que, se não for tratada, pode causar doenças graves e morte.

A hipertensão ocorre tipicamente como uma doença secundária a outra doença, como insuficiência renal aguda ou crônica e / ou hipertireoidismo. De fato, a hipertensão ocorre em mais de 60% dos gatos com insuficiência renal e em cerca de 90% dos gatos com hipertireoidismo.

Menos frequentemente, a condição também tem sido associada à superprodução do hormônio adrenal aldosterona, bem como aos tumores da glândula adrenal.

Há também casos de hipertensão idiopática, que é a hipertensão arterial sem causa aparente, bem como a elevação da pressão arterial resultante de situações estressantes como uma viagem ao veterinário.

A hipertensão pode resultar em danos a quatro sistemas orgânicos principais: os rins, os olhos, o sistema nervoso e o sistema cardiovascular.

Muitos donos de gatos não sabem que gatos podem desenvolver pressão alta perigosamente alta.

A hipertensão causa danos significativos ao corpo de um gato. Isso faz com que pequenos vasos sanguíneos vazem e, em alguns casos, rompam. O resultado pode ser uma retina isolada ou um derrame.

A pressão alta também afeta os rins e o coração, causando ainda mais debilitação para os gatos que já sofrem com problemas renais ou doenças da tireoide.

Você também pode gostar:

A hipertensão é mais comumente observada em gatos mais velhos.

O coração de um gato velho nem sempre marca como costumava ser. Marcar uma consulta no veterinário para o seu gato, se ele apresentar algum ou todos os seguintes sinais abaixo.

Sintomas da hipertensão

Infelizmente, não há sinais de alerta de pressão alta para procurar.

Se a hipertensão do seu gato for secundária a outra condição como insuficiência renal crônica (IRC) ou hipertireoidismo, os sintomas dessas doenças vão ser o que você vai perceber. Eles são semelhantes para ambas as doenças e incluem:

  • Perda de apetite
  • Vômito
  • Aumento da sede e micção
  • Perda de peso
  • Pelagem maçante

Se você levar seu gato para exames regulares, seu veterinário poderá notar um novo sopro no coração ou alterações nos olhos do seu gato durante um exame de rotina. Estas alterações no estado de saúde do seu animal de estimação devem levar à leitura da pressão arterial.

  • perda de peso ou ganho de peso inexplicável,
  • um abdômen inchado,
  • agitação na noite,
  • problema para usar suas patas traseiras,
  • dificuldade para respirar, 
  • desmaios ou desmoronamento. 

Todos estes sintomas podem ser sinais de doença cardíaca. Dependendo do problema, seu veterinário pode prescrever a medicamentação ou uma dieta especial para ajudar a controlar a condição de saúde.

Complemente a sua leitura:

Se o seu gatinho sênior começar a ter convulsões ou ficar andando em voltas freqüentemente, desenvolver problemas oculares, e tem um coração aumentado ou um sopro cardíaco, ele também pode estar sofrendo de hipertensão.

A pressão arterial elevada é um problema comum em gatos velhos com idade de 7 anos e mais velhos. Causas incluem doença renal, diabetes e hipertireoidismo.

A boa notícia é que a medicação está disponível para gatos velhos diagnosticados com hipertensão. Seu veterinário também pode recomendar um programa de perda de peso ou uma dieta especial.

Esta é uma das razões pelas visitas regulares ao veterinário devem ser feitas, de preferência duas vezes por ano, especialmente se seu animal de estimação for mais velho. Quanto mais cedo você souber da pressão alta do seu gato, mais cedo poderá agir para evitar danos aos órgãos.

Se a pressão alta de um gato não for controlada, o sintoma final mais comum será cegueira súbita e aguda. Vasos sanguíneos no olho vão estourar, fazendo com que a retina se solte. Seu animal de estimação perderá parte ou toda a sua visão. Os sinais serão pupilas dilatadas, desorientação e falta de vontade de se movimentar.

Menos comumente, a hipertensão crônica pode causar sangramento no cérebro. Os sinais desta crise incluem inclinação da cabeça, dificuldade em andar, desorientação e convulsões.

Qualquer um desses eventos (cegueira ou sinais de sangramento no cérebro) é uma emergência médica que requer atenção veterinária imediata.

Saiba mais sobre: Coração

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Doença cardíaca e hipertensão em gatos velhos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.