Doença do nervo óptico em cães
Autora:

Doença do nervo óptico em cães

O glaucoma é uma condição em que a pressão é colocada sobre o olho, causando drenagem de fluido inadequada no olho.

O glaucoma é uma condição em que a pressão é colocada sobre o olho, causando drenagem de fluido inadequada no olho. Se a condição se torna crônica ou persistir sem tratamento, a pressão ocular pode causar danos permanentes ao nervo óptico, resultando em cegueira.

Glaucoma é comum em certas raças de cães que são geneticamente predispostos, tais como Samoyeds, Cocker,  Poodles, Chow Chows, e siberianos. Infelizmente, 40% dos cães afetados pelo glaucoma ficam cegos no olho afetado dentro do primeiro ano, não obstante o tratamento médico ou cirúrgico.

Sintomas e tipos

Existem dois tipos principais de glaucoma: primário e secundário. Os sintomas para a doença primária súbita, devido à incapacidade do olho para drenar o fluido através dos ângulos de filtragem do olho, são os seguintes:

Você também pode gostar:

  • Alta pressão dentro do olho
  • Piscar do olho
  • O globo ocular pode recuar para a cabeça
  • Vermelhidão dos vasos sanguíneos nos brancos dos olhos
  • Aparência nebulosa na frente do olho
  • Pupilas dilatadas – ou pupilas que não respondem à luz
  • Perda de visão

Doença avançada, a longo prazo:

  • Alargamento do globo ocular (buphthalmos)
  • Perda óbvia de visão
  • Degeneração avançada dentro do olho

Os sintomas para o glaucoma secundário, ou o glaucoma devido à infecção secundária do olho (s), incluem:

  • Alta pressão dentro do olho
  • Vermelhidão dos vasos sanguíneos nos brancos dos olhos
  • Aparência nebulosa na frente do olho
  • Detritos inflamatórios visíveis na frente do olho
  • Possível constrição da pupila
  • Possível degola da íris para a córnea ou a lente
  • Possível borda circular da íris que adere à lente

Além disso, pode haver:

  • Cefaleias, com a cabeça pressionando para aliviar os sentimentos de pressão na cabeça
  • Perda de apetite
  • Mudança de atitude, menos desejo de jogar ou interagir

Causas

A pressão no olho ocorre quando a saída normal de fluido no olho é prejudicada devido a uma doença ocular primária, como o desenvolvimento impróprio dos ângulos de filtragem do olho, ou secundária a outras doenças oculares, tais como a luxação da lente primária (escorregamento da lente no olho), a inflamação dos tecidos do olho, o tumor do olho (s), ou coleta de sangue na frente do olho de lesão. Nos cães, o glaucoma secundário é mais comum do que o glaucoma preliminar.

Diagnóstico

Você vai precisar informar uma história completa da saúde do seu cão, o aparecimento dos sintomas, tanto quanto você foi capaz de dizer, e possíveis incidentes que poderiam ter precedido esta condição, como lesões no olho (mesmo aquelas que você considera pequenas). Durante o exame físico, o seu veterinário vai testar a pressão dentro dos olhos do seu cão usando um tonometer na superfície do olho. Se a doença começou repentinamente, seu veterinário vai indicar para o seu cão, um oftalmologista veterinário para uma examinação detalhada de ambos os olhos, incluindo a avaliação dos ângulos da filtragem, medindo o anterior do olho. A pressão dentro do olho pode ser tão alta quanto 45 a 65 mmHg, que faz esta condição ser muito dolorosa.

Electroretinografia será também realizada pelo oftalmologista veterinário para determinar se o olho permanecerá cego, apesar do tratamento. Em doenças secundárias, raios-x e um ultra-som podem mostrar anomalias dentro do olho.

Muitas vezes os olhos são afetados, mas nem sempre. Nos casos em que apenas um olho é afetado, as etapas serão tomadas para proteger o olho não afetado do desenvolvimento de uma condição doente.

Tratamento

Seu veterinário irá prescrever várias drogas para diminuir a pressão dentro do olho do seu cão e para deixar a pressão em uma faixa normal o mais rapidamente possível em uma tentativa de salvar a visão. Muitas vezes, um cão terá uma condição de longo prazo que passou despercebido ou que tenha sido diagnosticado mal antes que os sintomas óbvios de glaucoma se tornaram presentes. Nesses casos, o nervo óptico do cão foi danificado para além da reparação e a cirurgia pode ser indicada.

Complemente a sua leitura:

Existem diferentes tratamentos, dependendo da natureza exata do glaucoma. O fluido pode ser drenado e o fluido produzindo células alteradas para parar o acúmulo de fluidos dentro do olho. Este processo, chamado cyclocryotherapy, usa temperaturas frias para matar as células que produzem fluido intra-ocular. Se a doença do nervo óptico em cão for encontrado cedo, este procedimento pode abrandar ou parar a progressão mais adicional. No entanto, na maioria dos casos a longo prazo, o olho terá de ser removido. O soquete de olho vazio pode ser fechado permanentemente, ou a cavidade ocular pode ser preenchido com uma esfera, para manter o espaço ocular preenchido.

A maioria dos cães irá ajustar ao longo do tempo para a perda de seus olhos, especialmente porque os cães já podem ter perdido a sua visão durante um período de tempo. Converse com seu veterinário sobre maneiras em que você pode ajudar o seu cão para a transição, e como você pode ajudar a deixar a sua casa e vida ao ar livre mais fácil sem a sua visão. Em tais casos, você precisará de atender a seu cão quando ele estiver ao ar livre, porque será mais vulnerável a outros animais.

Vida e gestão

Se a doença do nervo óptico em cães foi diagnosticada cedo o bastante e seu veterinário pode controlar a circunstância, você vai precisar evar o seu cão regularmente para o veterinário medir a pressão dentro do olho avaliado e para monitorar para interações da droga e fazer mudanças como necessário. Seu oftalmologista veterinário irá examinar o olho não afetado (ou "bom") olho para determinar o seu risco de também desenvolver glaucoma. Porque mais de 50% dos cães com glaucoma primário podem desenvolver complicações em seu olho não afetado dentro de 8 meses, terapia preventiva deve ser feita rapidamente.

Saiba mais sobre: Glaucoma

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Doença do nervo óptico em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.