O que causa cegueira repentina em cães mais velhos?
Autora:

O que causa cegueira repentina em cães mais velhos?

Muitos donos de cães experimentaram cegueira em seus cães associados a várias doenças. Cataratas e cegueira são um resultado inevitável do diabetes em cães.

Muitos donos de cães experimentaram cegueira em seus cães associados a várias doenças. Cataratas e cegueira são um resultado inevitável do diabetes em cães.

A insuficiência renal e a hipertensão resultante podem resultar em desprendimento e cegueira da retina. Uma causa menos conhecida de cegueira súbita em cães é Síndrome de Degeneração Retinal Adquirida Súbita.

Cachorros afetados por Síndrome de Degeneração Retinal Adquirida Súbita

Síndrome de degenereção retinal adquirida súbita é mais freqüentemente diagnosticado em animais mais velhos. A idade média para a condição é de 8,5 anos. Dachshunds e Schnauzers em miniatura são particularmente afetados. Pugs, Spaniel bretão e Maltês são outras raças que mostram uma predisposição para a condição. 10 a 70% dos cães com a condição são fêmeas.

Curiosamente, um estudo descobriu que 46% dos casos de síndrome de degeneração retinal adquirida foram diagnosticados nos meses de férias de dezembro e janeiro.

Causa de Síndrome de Degeneração Retinal Adquirida Súbita em cães

A causa e as alterações da retina são desconhecidas e mal compreendidas. As células das hastes e cones da retina de repente sofrem morte celular programada ou apoptose.

Causas inflamatórias, auto-imunes ou alérgicas, embora suspeitas, não foram confirmadas. A falta de inflamação associada à condição e a má resposta ao tratamento como uma doença imune relacionada sugerem uma causa não imune relacionada.

Você também pode gostar:

Sintomas da síndrome de degeneração retinal adquirida em cães

Antes da cegueira, muitos cães vão mostrar dificuldade de movimentação em torno da casa e do quintal. Eles podem colidir com coisas ou mostrar cautela em movimento. A cegueira é considerada permanente, embora alguns proprietários de cachorros mais novos atingidos com a condição relatam visão intermitente. Como os cães cegos acomodam rapidamente a perda de visão, essas observações podem não refletir a recidiva atual da visão.

40% a 50% dos cães com síndrome de degeneração retinal adquirida também podem aumentar o consumo de água, o aumento da micção, o aumento do consumo de alimentos e o aumento de peso. Estes sintomas persistem após o início da cegueira, especialmente a mudança no consumo de alimentos. Porque estes são os mesmos sintomas associados a uma condição hormonal chamada hiperadrenocorticismo, ou doença de Cushing. Na verdade, estudos indicam que poucos pacientes com síndrome de degeneração retinal adquirida têm Cushing.

Vivendo Com Um Cão Afetado Com ADOLESCENTES

Uma pesquisa recente de proprietários de cães afetados com a síndrome de degeneração retinal adquirida indica que os proprietários percebem a qualidade da vida de seus cães como boa. Dos 100 cães representados na pesquisa, apenas nove proprietários relataram que achavam que a qualidade de vida de seus cães era fraca. Os proprietários também relataram que as habilidades de movimentar na casa e no quintal eram moderadas a excelentes. 40% dos proprietários relataram uma movimentação moderada a excelente mesmo em ambientes novos e desconhecidos.

Complemente a sua leitura:

48% dos proprietários não precisaram fazer provisões especiais para seus cães cegos. Apesar da diminuição das brincadeiras, aumento do sono e outros sinais de depressão, poucos proprietários vão descobrir que seu relacionamento com seus cães mudou com síndrome de degeneração retinal adquirida. Na verdade, 40% indicou que seu relacionamento foi melhorado, com a maioria indicando uma profunda melhora com o relacionamento.

Embora 62% dos proprietários na pesquisa considerassem que a cegueira era o fator mais importante na diminuição da qualidade de vida, poucos pensavam que a eutanásia era apropriada. Na verdade, 95% dos proprietários indicaram que eles desencorajariam a eutanásia para cães com síndrome de degeneração retinal adquirida. Isso incluiu cinco proprietários que fizeram eutanasia seus cachorros devido a síndrome, mas, em retrospectiva, sentiram que era desnecessário. Curiosamente, dos cinco proprietários indicando que a eutanásia foi a melhor escolha para pacientes com a síndrome da degeneração retinal adquirida, apenas dois deles realmente sacrificaram seus cães.

Síndrome da degeneração retinal adquirida é uma condição frustrante. Sem uma causa, não temos como saber como prevenir ou como tratá-la para parar a progressão da doença. Apesar da cegueira ser certamente uma condição triste para cães e proprietários, esses cachorros podem continuar a ter uma vida de boa qualidade.

Saiba mais sobre: Olho

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que causa cegueira repentina em cães mais velhos?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.