Por que meu buldogue está roncando alto?
Autora:

Por que meu buldogue está roncando alto?

Os buldogues não se destacam apenas pelo seu bom caráter e características físicas engraçadas, buldogue é uma raça de cão que ronca bastante e excessivamente.

Por que os buldogues roncam?

Embora na verdade existam três tipos de bulldogs, o francês e o inglês são mais conhecidos e populares. Eles são caracterizados por serem extremamente bem-humorados e sua divertida expressão facial, razões que os tornaram duas das mais populares e amadas raças de cães do mundo.

Os buldogues não se destacam apenas pelo seu bom caráter e características físicas engraçadas, buldogue é uma raça de cão que ronca bastante e excessivamente.

O sistema respiratório dos buldogues

O ronco do buldogue, assim como o ruído característico que muitos fazem ao respirar, são causados ​​por certas estruturas anatômicas envolvidas na respiração, também conhecidas como "síndrome braquicefálica".

Para simplificar, por um lado, esses animais têm as narinas mais estreitas, o que complica o ato de respirar, como se tentássemos respirar através de um canudo.Por outro lado, os buldogues têm um palato mole (a parte posterior do palato que desce para a úvula) que é mais longo que o normal, o que também dificulta a respiração.

Além do exposto, pode haver outras alterações, como hipoplasia da traquéia (desenvolvimento incompleto da traqueia), ou eversão de as amígdalas e os ventrículos laríngeos.

Você também pode gostar:

Deve-se notar que a síndrome braquicefálica é típica de buldogue, mas também pode aparecer em raças de cães como os pugs, o pequinês, o boxer ou o Boston terrier, por exemplo.

Seleção genética desempenha um papel importante

Embora originalmente tanto o bulldog inglês quanto o bulldog francês fossem cães de nariz curto, ambas as raças foram selecionadas por muitos anos para melhorar essas características, criando espécies cada vez mais planos. O problema com isto é que ter o nariz menor sempre significa problemas respiratórios, incluindo ronco, são mais comuns.

Felizmente, essa tendência já foi corrigida e, no padrão de ambas as raças (descrição das características que devem ser observadas para registrar o cão), enfatiza-se a importância de uma função respiratória correta, em detrimento de um parâmetro meramente estético.

Assim, no padrão do buldogue inglês você pode ler que a face deste cão deve ser relativamente curta e que espécimes com problemas respiratórios são altamente indesejáveis. Considerando que, no caso do buldogue francês, é necessário que a forma do nariz deve permitir a respiração normal.

Outros problemas associados

Existem estudos que mostram que muitas alterações digestivas do bulldog estão relacionadas a esses problemas respiratórios. Dois exemplos disso são a dificuldade de engolir ou a gastrite (inflamação do estômago) que alguns bulldogs sofrem.

Complemente a sua leitura:

Isto se deve em parte ao fato de que um palato mole que é mais longo do que o normal pode causar náusea e, além disso, ao respirar, pressões negativas são criadas no tórax que dificultam o esvaziamento do estômago.

Meu cachorro ronca e soa congestionado, o que eu faço?

Apesar desses problemas, bulldogs podem levar uma vida perfeitamente normal e feliz, basta ter em mente que esses cães não são capazes de esportes de alto rendimento. Portanto, não os force a fazer esforços físicos extremos que possam terminar em colapso.

O exercício físico nesses animais também não é recomendado no verão, sob o sol ou durante os períodos mais quentes do dia. Em suma, esses animais são excelentes companheiros, mas quem quer que esteja procurando por um cão ativo e esportivo deve pensar em um galgo.

Existem remédios para o ronco do bulldog?

Seu cão ronca quando dorme? Existe um tratamento cirúrgico que é capaz de corrigir esses problemas, obtendo ótimos resultados. A cirurgia em questão consiste em cortar o excesso de palato mole e aumentar as narinas.

A operação em si não é nada complicada. Embora esses cães já tenham comprometimento respiratório e intervenção, os tecidos devem inflamar, o animal deve ser monitorado durante o período pós-operatório e, às vezes, uma traqueostomia deve ser realizada para evitar complicações.

Os problemas digestivos que discutimos também melhorarão com este tratamento. Verifique com seu veterinário para saber mais sobre esta técnica e outros remédios para o ronco do bulldog.

Saiba mais sobre: Buldogue

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que meu buldogue está roncando alto?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.