Sinais para nunca ignorar em animais de estimação
Autora:

Sinais para nunca ignorar em animais de estimação

Dor e desconforto são os motivos mais comuns para uma mudança no comportamento do seu animal de estimação.

5 sinais para nunca ignorar em animais de estimação

Uma indicação sutil pode significar uma condição médica grave

Você já ouviu isso antes: os animais de estimação não podem nos dizer quando algo está errado. Confie nos seus instintos como dono de um animal de estimação: se perceber que algo está diferente em seu cão ou gato, preste muita atenção - pode ser um sinal de uma condição médica séria.

Aqui estão cinco sinais para nunca ignorar em animais de estimação.

1. Respiração ofegante e pesada

É normal que os animais de estimação fiquem ofegantes, especialmente depois de caçar brinquedos, correr pela casa ou passar algum tempo ao ar livre num dia quente.

O que não é normal é uma respiração ofegante e pesada. Qual é a diferença? Respiração pesada e ofegante geralmente significa uma respiracão mais profunda, uma respiração trabalhada e pode durar mais tempo do que a respiração ofegante associada a excitação, tempo de brincadeira ou resfriamento.

Arfando pesado pode significar que seu cão ou gato está com dor e pode estar sofrendo de insolação, envenenamento, insuficiência cardíaca, doença de Cushing, pneumonia ou tumores de pulmão.

2. Babar

Pessoas com cães como boxers, bloodhounds, mastiffs ou São Bernardo sabem que baba é um pacote. Baba excessiva, no entanto, pode ser um sinal de que algo está errado com o seu cão ou gato.

Você também pode gostar:

A baba excessiva e repentina pode indicar insolação, problemas dentários, como periodontite ou abscesso dentário, ou seu animal de estimação abateu algo que irritou ou queimou a boca, comeu uma planta tóxica ou está sofrendo de um problema neurológico.

3. Consumo excessivo de água

Você provavelmente já viu seu animal de estimação beber água, talvez até mesmo deitar-se sobre a tigela de água depois do tempo de brincadeira, especialmente se estiver ao ar livre em um dia quente.

Assistir seu animal de estimação retornar novamente e novamente para a tigela de água durante um período de tempo não é normal. Beber muita água pode ser um sinal de insuficiência renal, diabetes mellitus, doença de Cushing, piometra em cadelas não tratadas ou, menos comumente, polidipsia psicogênica, quando relacionada a um problema comportamental não decorrente de doença.

Alguns medicamentos podem causar um aumento no consumo de água, e a respiração excessiva também pode levar a um consumo pesado de água.

4. Mudança no Comportamento

Você notou que seu cão ou gato está agindo diferentemente ultimamente?

Uma mudança no comportamento do seu animal de estimação, como agressividade não provocada, mau humor, temperamento errático, hiperatividade, medo, ansiedade, submissão, ataque súbito de convulsões ou inatividade - não brincar mais com brinquedos, escolher ficar sozinho em outra sala, não conseguir ficar confortável deitado, mesmo a falta de apetite pode ser um forte indicador de que algo está errado.

Complemente a sua leitura:

Dor e desconforto são os motivos mais comuns para uma mudança no comportamento do seu animal de estimação.

Alterações comportamentais podem estar relacionadas à disfunção tireoidiana em cães, hipertireoidismo em gatos e outras condições médicas, como pancreatite, câncer, artrite, parasitas, alergias cutâneas, doenças cardíacas ou lesões.

5. Mudança no odor

Não confunda o hálito fedido do seu animal de estimação como o par do curso quando se trata de envelhecimento. Lembre-se: animais de estimação saudáveis ​​não cheiram ruim. Se o seu animal de estimação começou a cheirar de maneira diferente - mau hálito, pele e orelhas fedidas, gás com odor nocivo - pode haver um problema.

Mau hálito pode ser um sinal claro de doença dentária, melanoma oral e diabetes ou insuficiência renal. Orelhas cheirando almiscaradas são geralmente um sinal de uma infecção no ouvido.

A pele fedida, acompanhada por vezes com comichão, descamação da pele ou lesões na pele, pode ser um indicador de alergias, seborreia ou infecções bacterianas ou fúngicas.

Se o seu animal de estimação está produzindo gases com mau cheiro em uma base regular, uma mudança na intensidade do cheiro pode ser um sinal de doenças gastrointestinais.

Se seu animal de estimação estiver exibindo algum desses sinais, não espere: leve seu cão ao veterinário para um exame.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Sinais para nunca ignorar em animais de estimação" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.